Parasita (Parasite, 2019) – Crítica
Posters para "Parasitas"

Parasita é, até o momento,  melhor filme de 2020. Vencedor da Palma de Ouro de 2019, Parasita conta a história da família de Ki-taek – desempregados, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha elaboram  um plano para se infiltrarem na família burguesa.

Parasita é uma aula de cinema, em todos os aspectos.  O roteiro desenvolve-se com cadência precisa, ao relacionar cada ação, cada cena e cada ponto de virada da narrativa, sem deixar nenhuma ponta solta. Seja no desenvolvimento dos personagens, tanto da família rica quanto da pobre, seja no comentário social profundo e alegórico, apresentado por  Joon -Ho Bong.  Em Parasita, não há diálogos expositivos, não há facilitações narrativas de nenhum tipo – o roteiro não subestima a inteligência do público. A simples menção recorrente a um cheiro, por exemplo, pode ser o gatilho para uma série de eventos decisivos para a trama.

Quer mais candidatos ao Oscar 2020? Confira:

O Farol

Era Uma Vez em Hollywood

Rocketman

A fotografia entrega um espetáculo visual de contraste entre a pequenez da pobreza, o ambiente subterrâneo, apertado e desconfortável, e a imensidão dos espaços, a limpeza, a simetria e a grandeza do mundo dos ricos. As atuações são o grande destaque de Parasita.  Destacam-se So-dam Park e Woo-sik Choi, no papel dos irmãos pobres que dão início à “invasão” dissimulada, e Yeo-jong Jo, no como a mãe ingênua e facilmente manipulável, que abre as portas para os “parasitas”.

Joon-Ho Bong dá uma aula de direção e de condução narrativa. Parasite sempre nos surpreende, mas nunca de forma superficial – não há deus ex-machina neste filme. Parasita é indecifrável: quando pensamos entender o rumo da história, a narrativa segue um caminho diferente e surpreendente, mas sempre coerente. Como resultado, o espectador mantém-se atento, curioso e ansioso pelas respostas.

Parasita chega muito forte para a disputa do Oscar 2020. Além de favorito indiscutível para o Oscar de Melhor Filme Internacional, há grandes possibilidades de indicação para melhor filme – na categoria principal -, melhor fotografia, melhor direção e melhor montagem.  O cinema coreano, que, desde Old Boy, tem criado obras inesquecíveis. , pode receber sua primeira indicação aos Oscar, na história, quebrando a banca e deixando para trás várias grandes produções de Hollywood que fracassaram tanto artisticamente quanto nas bilheterias.

 

Not rated yet!

Parasitas

Família desajustada...

20192 h 12 min
Overview

A família de Ki-taek encontra-se toda desempregada, e acabam por mostrar um interesse peculiar nos ricos e glamorosos Parks, pelo seu modus vivendi (modo de vida), até que um dia eles acabam por se envolver num incidente peculiar e inesperado.

Metadata
Director Bong Joon-ho
Writer
Author
Runtime 2 h 12 min
Country  South Korea
Release Date 30 maio 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]