O Irlandês (2019) – Crítica
Posters para "O Irlandês"

O Irlandês. Depois de uma pequena temporada nos cinemas do Brasil e dos Estados Unidos, estreia hoje, na Netflix, o novo filme de Martin Scorcese. Com orçamento de US$ 140 milhões e elenco estelar – Robert de Niro, Al Pacino, Joe Pesci, entre outros -, O Irlandês chega como grande favorito a indicações ao Oscar em, pelo menos, dez categorias, e com grandes possibilidades de vitória nas de melhor diretor, melhor roteiro, melhor filme e melhor ator coadjuvante, no mínimo, sem considerar as possíveis vitórias nas categorias técnicas.

Se a qualidade de O Irlandês é indiscutível, também é verdade que não se trata de um filme que agrade a todos os tipos de público. A duração de 3h40min pode prejudicar a experiência de assisti-lo em casa, uma vez que, no cinema, se tem a (semi) imersão compulsória, mas, em casa, será absolutamente impossível manter a atenção na trama. Provavelmente, será assistido como se correspondesse a quatro episódios de Sopranos.  Felizmente, O Irlandês não é um filme lento, embora seja compassado. Apesar de muito longo, O Irlandês apresenta uma narrativa que progride, desenvolve os personagens adequadamente e insere o drama e a ação de forma orgânica e sutil.

Apesar da boa progressão e da sutileza narrativa, O Irlandês tem em sua grande qualidade o seu grande defeito: o bom entendimento da trama depende do conhecimento do espectador em relação à história dos Estados Unidos e de história mundial dos anos 1960 e 1970. A eleição de John Kennedy, os interesses da máfia em Cuba, a batalha de Bob Kennedy contra os mafiosos, o assassinato de JFK, a guerra do Vietnã, e a eleição de Richard Nixon são alguns eventos de pano de fundo da história do assassinato Jimmy Hoffa, até hoje não esclarecido nos EUA. Esses eventos históricos são a marca temporal de O Irlandês.

Quer mais Scorcese? Confira:

Silêncio

Mesa Quadrada – A Obra de Martin Scorcese

O envolvimento do espectador, portanto, pode ser muito prejudicado pelo desconhecimento desses eventos. Se você não os conhece, não se preocupe, a culpa não é sua: trata-se de uma história feita de estadunidense para estadunidense, e o resto do mundo que se vire para aprender. Caso você queira ter a experiência completa, vale a pena uma pesquisa rápida na Wikipedia para entender o contexto.

Ainda que o espectador não tenha todo o conhecimento presumido por Scorcese, O Irlandês pode resultar em excelente experiência., desde que se tenha a expectativa correta. Ao contrário do que faz em Os Bons Companheiros e Cassinoneste filme, Scorcese não idealiza a violência e a Máfia e não investe no ritmo acelerado. A ênfase está no desenvolvimento dos personagens, no drama do protagonista e no crime que é a razão de existir de O Irlandês. 

Para além do excelente roteiro, da direção segura, e da espetacular construção de época, o grande porto forte de O Irlandês são as atuações de Al Pacino, Robert de Niro e Joe Pesci, que entregam personagens com muitas camadas, cativantes e, ao mesmo tempo, assustadores. No carisma dos atores e dos personagens, está a base do vínculo emocional do público com o filme. Essas atuações renderão pelo mens um Oscar, provavelmente para Al Pacino.

O Irlandês, portanto, vale o investimento do seu tempo. Aproveite.

 

 

Not rated yet!

O Irlandês

20193 h 29 min
Overview

O assassino Frank Sheeran recorda os segredos que guardou enquanto fiel membro dos Bufalino, uma família ligada ao crime.

Metadata
Director Martin Scorsese
Writer
Author
Runtime 3 h 29 min
Release Date 1 novembro 2019
Actors
Starring: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Jesse Plemons, Ray Romano, Bobby Cannavale, Anna Paquin, Stephen Graham, Kathrine Narducci, J.C. MacKenzie, Craig Vincent, Gary Basaraba, Jack Huston, Domenick Lombardozzi, India Ennenga, Joseph Russo, Aly Mang, John Cenatiempo, Larry Romano, Sebastian Maniscalco, Rebecca Faulkenberry, Stephanie Kurtzuba, Robert Funaro, Veronica Alicino, Jeremy Luke, Natasha Romanova, Doris McCarthy, Louis Cancelmi, George Katt, John Scurti, Liz Celeste, Welker White, Kevin O'Rourke, Bo Dietl, Ashley North, Claudette Lalí, Kevin Kane, Alex Ziwak, Kenneth Carrella, Jennifer Mudge, Jessica VanOss, Paul Borghese, Frank Modica, Kelly P. Williams, Mike Massimino, Josephine Velez, James Lorinz, Erika Smith, Salvatore DiSanto, Saskia Slaaf, Jim Coniglione, Brent Costantino, Danny A. Abeckaser, Scotty Atkins, Arthur Hiou, Tom Rhoads, Lauren Aparicio, Robert C. Kirk, Jessica Carollo, Gino Cafarelli, David Wenzel, Patrick Gallo, Jarrod LaBine, Clark Carmichael, Siena Marino, Ron Castellano, Joseph Oliveira, Vincent Riviezzo, Anne Horak, Thomas Bencivenga, Bill Timoney, Frances Mignano, Frank Amoruso, Kerry McGann, Samuel Difiore, Thomas E. Sullivan, James Ciccone, Rob Tunstall, Melody Krell, Anthony Welch, Dominick LaRuffa Jr., Scott Eliasoph, Erick Zamora, Cliff Moylan, Matteo Borgomanero, Richard V. Licata, Franco Quartuccio, Al Linea, Patrick Borriello, Gregory Cioffi, John Antorino, Jamie Mattus, Cilda Shaur, Gage Maynard, Emilie Cantante, Gina Lerario, Steve Garfanti, Kevin D. McGee, John Polce, Jason Liebman, Thomas D. Weaver, Michael Romeo Ruocco, Matthew F. O’Connor, Rebecca Merle, John Cashin, Tommy Bayiokos, Albert Kobrovsky, Steven Van Zandt, Marin Ireland, Action Bronson, Paul Herman, Dascha Polanco, Paul Ben-Victor

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 1    Média: 5/5]