Meu Nome é Dolemite (Dolemite Is My Name, 2019) – Crítica
Posters para ""

Meu Nome é Dolemite. Para quem gosta de ficar reclamando que a Netflix não produz filmes originais de qualidade, este filme é um bom exemplo de exceção à regra: uma das melhores comédias de 2019, numa disputa “cabeça a cabeça” com Fora de Série.

Meu Nome é Dolemite representa o retorno triunfal de Eddie Murphy como grande ator nesta divertida e merecida homenagem ao “avô do rap” e grande comediante Rudy Ray Moore. Se o mundo fosse justo, o Dolemite de Murphy seria reconhecido com indicação às maiores premiações, ainda que, em 2019, a disputa pelos prêmios de atuação esteja muito acirrada. Restarão o Globo de Ouro e, quem sabe, algumas premiações de sindicatos e associações de críticos que contam com categorias específicas de comédia. É Uma pena.

Tudo funciona em Meu Nome é Dolemite. A participação dos atores coadjuvantes acompanha o nível do protagonista, com destaque para Wesley Snipes, A direção de arte, a maquiagem, o figurino e a fotografia entregam uma reconstrução de época dos anos 1970 muito realista, ao ponto de este filme parecer ter sido filmado naquela época.

O roteiro, por sua vez, investe no carisma do personagem, ao apresentar sua jornada do fracasso à fama, primeiramente como comediante de stand up, posteriormente, com seus discos de comédia e, finalmente, com sua arriscada escolha de levar Dolemite para o cinema. Essa jornada nos é apresentada com um bom ritmo, com um tom equilibrado e divertido.

Para os fãs do cinema de blaxploitation, Meu Nome é Dolemite é imperdível, pois se trata de uma representação merecida e elogiosa de uma subgênero menosprezado pela crítica e pela história cinematográficas. Para aqueles que não têm ideia do que seja blaxploitation ou de quem foi Rudy Ray Moore, Meu Nome é Dolemite  poderá despertar, sem dúvida, o interesse no tema e nos filmes desse estilo. Nos dois casos, trata-se de uma excelente comédia, com grande valor de entretenimento associado ao valor de produção – combinação que Rudy Ray Moore nunca alcançou, seja por falta de recursos, seja propositalmente.

Not rated yet!

Meu nome é Dolemite

20191 h 57 min
Overview

Nos anos 1970, em Los Angeles, o humorista Rudy Ray Moore torna-se famoso com Dolemite, o seu alter ego, mas coloca tudo em risco ao tentar chegar ao grande ecrã.

Metadata
Director Craig Brewer
Writer Scott Alexander, Larry Karaszewski
Author
Runtime 1 h 57 min
Release Date 7 setembro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]