Ford vs. Ferrari (2019) – Crítica
Posters para "Ford v Ferrari"

Ford vs. Ferrari. Na temporada do Oscar, Ford vs. Ferrari chega com boas possibilidades de indicação nas categorias técnicas, especialmente edição de som, mixagem de som e montagem, e em algumas categorias principais, especificamente a de melhor ator.  As atuações, por sua vez, são a base de sustentação narrativa de Ford vs. Ferrari, não somente pela boa construção de personagens de Christian Bale e Matt Damon, mas também, e principalmente, pela química dos atores, que representam, respectivamente, Ken Miles e Carrol Shelby com carisma e verosimilhança ímpares.

Do ponto de vista narrativo, Ford vs. Ferrari combina drama e ação com equilíbrio. Embora trate de automobilismo, este filme não investe na ação de Velozes e Furiososainda que as sequências de corrida sejam muito bem dirigidas, especialmente a sequência final. Por outro lado, o investimento no drama pessoal dos protagonistas e nos desafios que eles enfrentam é desenvolvido de forma compassada, o que pode frustrar a expectativa do espectador desavisado. Dessa forma Ford vs. Ferrari assemelha-se mais ao excelente Rush – No limite da Emoção (2013) do que à franquia liderada por Vin Diesel.

Ford vs. Ferrari cumpre o objetivo de fazer o público torcer pela Ford, por mais que seja estranho imaginar que o vira-lata desta história seja uma multinacional bilionária na briga por prestígio e que o vilão seja um pequeno fabricante de carros de luxo e de corrida. Para equilibrar essa estranheza, o roteiro, co-escrito pelo também diretor James Mangold, cria certo conflito nas disputas internas da equipe Ford e coloca Ken Miles e Carrol Shelby como os verdadeiroa vira-latas, que lutam contra tudo e contra todos para construírem o melhor carro da história até então e, por fim, vencerem a equipe da Ferrari na corrida de mais prestígio do planeta.

Ford vs. Ferrari tem seus pontos fortes e entrega ótimo entretenimento nas suas 2h30min de duração, mas, ao mesmo tempo, tropeça na estrutura narrativa convencional, ainda que bem desenvolvida. Como resultado, Ford vs. Ferrari nos apresenta uma história instigante, bom visual e duas grandes atuações, mas não deixa nenhuma marca para a história do cinema. Um bom filme, nem mais, nem menos.

 

 

 

 

Not rated yet!

Ford v Ferrari

20192 h 32 min
Overview

Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.

Metadata
Director James Mangold
Writer Jason Keller
Author
Runtime 2 h 32 min
Release Date 10 outubro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]