Fora de Série (Booksmart, 2019) – Crítica
Posters para ""

Fora de Série, ou Booksmart, é um daqueles filmes que chegam de mansinho, sem muito alarde, direto do circuito independente, mas que é “fora de série” (tundunts!) em praticamente todos os quesitos. Não se trata de pouca coisa, uma vez que Fora de Série é a estreia de Olívia Wilde – a eterna Thirteen, de House –  na direção. Há quem diga que este é o Superbad para mulheres, mas eu prefiro defini-lo apenas como Fora de Série.

Confira a nossa lista de melhores comédias!

Em um mundo no qual as comédias pastelão batem recordes de audiência – o que não tem nada de errado por si só, mas que se repete e se esgota rapidamente -, um filme sobre adolescentes, dirigido a adolescentes, com humor sofisticado e ácido é um sopro de ar fresco. Quando me refiro a humor sofisticado, não se trata piadas referenciais ou profundamente intelectuais, mas, sim, de uma abordagem segura e madura dos problemas da adolescência atualmente, combinando humor situacional com a acidez dos diálogos.

Tudo funciona muito bem em Fora de Série. O roteiro perverte os estereótipos de filmes adolescentes, de acordo coma premissa básica doo filmes, brinca com alguns absurdos do subgênero (atenção com as aparições de Gigi), mantém o espectador engajado e o premia com algumas piadas de “rachar o bico”, especialmente nos diálogos das duas protagonistas. Além disso, há um bom desenvolvimento dos personagens coadjuvantes, algo raro de se encontrar mesmo nos dramas pretensamente densos. Do início ao fim, nos importamos com aqueles jovens e com o desfecho das últimas 24 horas de High School.

 

Olívia Wilde entrega uma direção segura, com total controle narrativo, do ritmo, do jogo de câmera (dividido com a fotografia, claro) e da montagem (dividido com o montador, evidentemente). Fora de série usa recursos sempre em favor da narrativa, sem arroubos técnicos meramente exibicionistas do talento do diretor e de sua equipe. De todas as cenas, destaca-se a sequência da piscina. Olivia Wilde também realiza um grande trabalho de direção de atrizes e atores, extraindo de cada um deles as melhores emoções e reações para cada personagem.

Se tudo vai bem em Fora de Série, são as interpretações que levam o filme ao nível mais alto de qualidade. As protagonistas Beanie Feldstein e  Kaitlyn Dever (a vampira novata do sitcom What We Do in the Shadows)têm química poderosa no relacionamento, o que nos faz acreditar naquela amizade. Já na primeira cena, a forma de se cumprimentarem dá o tom da comédia que vamos seguir nos noventa minutos seguintes. Os códigos próprios e as piadas internas são tão sagazes que já resultaram em diversos memes e gifs das personagens, o que pode não ser um indício de qualidade, mas o é de efetividade. Entre os coadjuvantes, Billie Lourd (Gigi)  e Skyler Gisondo (Jared) quase roubam a cena com sua construção de personagens carismáticos com arco dramático próprio e eficiente.

Fora de Série é divertido como uma comédia deve ser, bem dirigido, bem escrito e bem executado. Ao subverter os clichês e estereótipos, assim como a expectativa do público, o filme se destaca no mar de mediocridade que povoa os cinemas e os catálogos de streaming. Fica a pergunta: Fora de Série, quem te autorizou a ser tão lindo?

Not rated yet!

Booksmart

20191 h 42 min
Overview

Duas grandes amigas conhecidas por serem os maiores prodígios da escola estão prestes a terminar o ensino médio. Faltando poucos dias para o grande momento, elas percebem que estão arrependidas por terem estudado tanto e se divertido tão pouco. Determinadas a não passarem por todo esse tempo sem nenhuma diversão, elas decidem correr atrás dos 4 anos perdidos em apenas uma noite.

Metadata
Director Olivia Wilde
Writer Emily Halpern, Sarah Haskins, Susanna Fogel, Katie Silberman
Author
Runtime 1 h 42 min
Release Date 24 maio 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]