Feliz Aniversário (Fête de famille, 2019) – Crítica
Feliz Aniversário

No Brasil, Fête de Famille ganhou o título de Feliz Aniversário em mais uma daquelas trocas um tanto tortas. Já que o conceito original dá uma ideia mais ampla que a escolha brasileira (e mesmo que fosse “melhor”, a troca por si só, para além da tradução, já seria errado). Esse drama em tons cômicos convida o espectador a bisbilhotar a família de Andréa (Catherine Deneuve) no dia que a chefa da família completa 70 primaveras.

Como era de se esperar, nos primeiros minutos um clima festivo e amigável toma conta, a chuva (elemento externo) é o principal revés. Contudo, não tarda para as picuinhas, causos mal resolvidos e dramas (internos) virem à tona. Das crianças brincando no quintal, ao ápice do caos no último ato vemos de modo nada sutil um transição tão típica de famílias numerosas em festas de aniversário, final de ano e outras correlatas.

A câmera do diretor Cédric Kahn (ele que já passa dos 10 longas na carreira) trabalha com movimentos que transitam por aquele terreno buscando aquelas pessoas ao passo que por vezes se detém, por um tempo elevado naquilo que julga merecer uns minutos mais alongados, como por exemplo o teatrinho infantil (e como os adultos ao redor reagem). Emulando, portanto, o nosso olhar, porém no fundo direcionando-o para um holofote um tanto óbvio e batido.

Feliz Aniversário

Outra consequência incômoda é a gritaria que o filme é contaminado. Sei que possivelmente era essa a ideia, mas há uma certa barreira que creio ter se rompido entre o incômodo cinematográfico bom (aquele visto em filmes como Parasita) e o incômodo, mesmo com algum sentido narrativo, pelo incômodo. TEm hora que soa um misto de novela mexicana com Casos de Família – chegamos a conclusão que ao sair dos cinemas, Feliz Aniversário seria excelente para passar no SBT…

A questão metalinguística, com um personagem filmando quase que o tempo todo, de fato traz alguma camada, porém nada que mude o preço do pão. Soa mais como um pretexto a mais para conflitos e salvo na cena final, um tanto repetitivo. Cena esta, sem dar spoiler, que mesmo dentro de um furacão em tela sabe bater na mesma tecla, mas de uma forma chocante (no bom sentido).

Há tipos naquela família que podem gerar alguma identificação e até o oposto, uma completa repulsa. Todavia, a preponderância é de personagens com algum grau de indiferença. Momentos como a dos irmãos cantando no carro demonstram uma delicadeza e proximidade que nem sempre vemos nos outros 100 minutos de projeção. Como o próprio Feliz Aniversário demostra, havia um excelente filme no meio daquele turbilhão.

 

Not rated yet!

Fête de famille

20191 h 35 min
Overview

Uma família reúne-se num dia de Verão para celebrar o septuagésimo aniversário da mãe. Mas Andréa ainda não sabe que a chegada “surpresa” da sua filha mais velha, Claire, que esteve desaparecida durante três anos e chega decidida a reaver tudo o que lhe pertence, irá perturbar o programa e desencadear uma tempestade familiar.

Metadata
Director Cédric Kahn
Writer Cédric Kahn, Fanny Burdino, Samuel Doux
Author
Runtime 1 h 35 min
Country  France
Release Date 4 setembro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]