Danado de Bom: as músicas e as histórias de João da Silva (2017) – Crítica

Em meio a milhares de Joões da Silva que devem inundar o Brasil, um deles é Danado de Bom: João Leocádio da Silva foi um artista com uma produção invejável. Com cerca de 3000 letras com a assinatura dele e tendo nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alcione, Demônios da Garoa, Trio Parada Dura e diversos outros interpretando os versos de João.

Contudo, mesmo com essa importância toda, você talvez não o conheça. João morreu em 2013, com quase 80 anos, sem o devido reconhecimento. O documentário de Deby Brennand vem para reparar um pouco esse desfalque histórico. Nesse sentido, a ideia de compilar “as músicas e as histórias de João da Silva”, como prega o subtítulo, é muito bem-vinda. E se presta a ser mais até do que uma homenagem.

No entanto, cinematograficamente, falta um pouco de viço e coesão. Algumas ideias foram abandonadas (como a narração e as letras na tela, simulando um karaokê). Devido a natural diversidade do material, as transições ficam bruscas e parece ter mais de um filme ali, a direção não soube contornar essa questão. Certa hora, os depoimentos ficam um pouco repetitivos e não temos muitos nomes falando sobre João. Uso majoritário de Gonzaga é compreensível, mas acaba preguiçoso.

O personagem título tem um tempo grande em tela, contando, de forma bem-humorada, desde os causos que o inspirou a escrever, até os problemas com a bebida e a fama. O filme não canoniza o biografado, o que é ótimo.

Por outro lado, muitas cenas de paisagens tiram alguns minutos que seriam valiosos para algum outro personagem ou mesmo para dar um ritmo melhor a Danado de Bom. Este é um dos grandes problemas aqui: mesmo sendo um documentário curto, sentimos cada minuto.

O final com ares poéticos poderia ser melhor enxugado para dar mais força dramática. Houve uma opção estranha de não ter nenhum contexto histórico sobre datas importantes ou até da morte de João da Silva. O filme se encerra com um frio “João da Silva não viu o filme pronto”. Entendo a lamentação da diretora, o que contesto é que a frase que ficou solta em meio ao final e a música.

Apesar dos tropeços, a experiência é válida para conhecer o autor de sucessos como Pagode Russo, Aprendi com o Rei, Nem se Despediu de Mim. Além da diversidade de gêneros musicais, como Forró, Samba, MPB, Baião, Xaxado, que se enquadra as letras desse João Danado da Silva de Bom.

Not rated yet!

Danado de Bom

As histórias e a música de João Silva

20161 h 14 min
Overview

Documentário sobre o cantor e compositor João Silva, um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga.

Metadata
Director Deby Brennand
Writer
Author
Runtime 1 h 14 min
Country  Brazil
Release Date 15 março 2016
Actors
Starring: —

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 1   Average: 3/5]