Como Treinar o Seu Dragão 3 (2019) – Crítica
Como Treinar o Seu Dragão 3

A franquia Como Treinar o Seu Dragão tem como características um ótimo visual, uma história simples, porém correta e pelo menos dois personagens bem carismáticos (o dragão Banguela e o companheiro Soluço). Considero o primeiro episódio da série um dos melhores filmes da DreamWorks – top 5, possivelmente. Já o segundo, tem muitos elementos da estrutura do primeiro e segue o mal de continuações: aumentar a escala de tudo e alterar alguns traços das personalidades sem muito motivo.

Felizmente Como Treinar o Seu Dragão 3 retorna os melhores momentos e praticamente iguala o feito do longa de 2010 – e vale ressaltar que o respiro de 4 anos entre os filmes é algo pra lá de saudável. Nota-se que o objetivo não é um mero caça-níquel.

E isso fica evidente no esmero técnico. Logo na abertura temos um cenário belíssimo. Esfumaçado, com a câmera deslizando e já percebemos que estamos diante do que há de melhor em qualidade gráfica. Tal elogio vai se estender para o cabelo dos personagens e água, especialmente este último. Há momentos que, fora ter um dragão na tela, quem olhasse rápido acharia que era um live action e não uma animação. Nesse quesito é o melhor filme da DreamWorks.

Como Treinar o Seu Dragão 3

Nota-se também que a aventura vai trazer alguns elementos que já estamos acostumados – coadjuvantes monotônicos que servem de alívio cômico, grupos que têm visões distintas sobre os dragões, Soluço como líder improvável e a importância da amizade/amor/família.

A maior parte dos acréscimos são inseridos de forma orgânica e combinando com o tom geral. O novo vilão é realmente perigoso. Tememos pelas ações dele e ele tem um arco completo. Há uma pequena falha, que não é exclusivo daqui, dele brotar do nada no universo da franquia, mas é algo que dá para ignorar.

A dinâmica em relação à cidade e um melhor jeito de abrigar os dragões (que cada vez aumentam de número) também rende uma evolução narrativa. Vemos um bom equilíbrio entre as questões pessoais de Soluço/Banguela e as mais amplas, envolvendo os demais habitantes, mesmo que alguns deles sejam subaproveitados, como a mãe.

O principal personagem novo é sem dúvida a misteriosa e encantadora Fúria da Luz, uma versão fêmea do Banguela. As melhores cenas envolvem ambos e ela serve muito para fins narrativo, quase tudo passa por ela. Principalmente como os outros personagens reagem.

Como Treinar o Seu Dragão 3

O ritmo é um tanto arrastado em alguns momentos (segunda vez que isso acontece em uma animação deste ano, vide Wifi Ralph: Quebrando a Internet). A nota positiva é que a ação é crescente, então caso sinta que a coisa demora para engrenar, fique tranquilo que logo temos um fluir mais natural.

Parte desse problema acontece quando a história não está no núcleo principal apenas. Se houver mais um filme tomara que ou eles diminuam o tempo em tela dos demais ou deem a eles uma história de fato. Ao contrário, toda a vez que o foco está nos protagonistas aí praticamente tudo funciona e é uma delícia de assistir, com potencial para agradar várias idades, inclusive quem cresceu junto com a franquia, crianças que estão conhecendo agora e os eternos jovens de oitenta e tantos anos.

O ato final é uma lindeza completa. A ação é intensa (meio bagunçada, mas é do jogo), o humor se equilibra e os arcos se fecham. Mesmo um tanto antecipáveis não prejudica o andar do filme. Há potencial para choro aqui. E quem gosta de Pokémon vai remeter a um episódio clássico (que obviamente não vou falar para não dar spoiler). O epílogo é singelo, direto e ainda assim bem construído. Aos acostumados com outras franquias vale o aviso: não há cena pós-créditos.

Como Treinar o Seu Dragão 3 não é revolucionário, mas rende uma boa sessão.

Not rated yet!

Como Treinar o seu Dragão 3

20191 h 44 min
Overview

Continuação das aventuras do viking Soluço e seu dragão Banguela.

Metadata
Director Dean DeBlois
Writer
Author
Runtime 1 h 44 min
Release Date 3 janeiro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 22    Média: 4/5]