Capitã Marvel (Captain marvel, 2019) – Crítica
Posters para "Capitão Marvel"

Capitã Marvel. Depois de 21 filmes, finalmente o MCU teve o primeiro filme protagonizado por uma heroína feminina. Dados o nível de importância da personagem no universo de Vingadores e o tamanho de seu poder, parece inexplicável que a história de origem da Capitã Marvel tenha levado tanto tempo para ser contada nos cinemas. Felizmente, desde o lançamento de Homem de Ferro, há uma década, o mundo mudou muito, Hollywood passou e está passado por uma grande transformação, e criaram-se espaços para o protagonismo feminino – com alguns tropécos no caminho, como o estúpido boicote ao ótimo As Caça Fantasmas e a própria tentativa de boicote ao própiro Capitã Marvel. A questão que se coloca é se, para além da representatividade e de inevitáveis comparações com Pantera Negra nesse aspecto, Capitã Marvel tem valor como obra audivisual ou se é apenas mais uma filme de herói genérico. A resposta depende do nível de expctativa.

Em termos gerais, Capitã Marvel tem bom valor de entretenimento. As sequências de ação são envolventes, especialmente na sequência final; por outro lado, em termos visuais, Capitã Marvel não tem nada de especial: a fotografia não se destaca, as ambientações são genéricas e os efeitos visuais são apenas funcionais. Mais uma vez, o filme fica abaixo do mais recentes lançamentos do MCU – Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita. 

Leia a crítica de Pantera Negra

Leia a crítica de Vingadores: Guerra Infinita

Apesar de oscilante, o tom da narrativa é leve, guiado pelas boas atuações de Samuel L. Jackson rejuvenescido, Ben Mendelson como um antagonista relativamente engraçado e, especialmente, de Brie Larson, cuja performance pode provocar reações dúbias no público – por vezes, pode parecer esteriotipada, outras vezes, pode parecer no tom correto. Particularmente, a construção da personagem me agradou. Brie Larson soube dar o tom correto de dúvida, frieza, inocência e sarcasmo necessário para a jornada da personagem. Jude Law, por sua vez, tem atuação funcional, mas nada que se destaque – quase como um drama genérico com uniforme intergalático.

Em montagem e roteiro, Capitã Marvel também oscila. Na montagem, a escolha de contar a história de Carol Denvers por meio de flashbacks teve vantagens e desvantagens: se permite conhecermos a vida de Denver na Terra e como adiquirou seus poderes, também limita o desenvolvimento dos demais personagens fundamentais para a trama. No roteiro, Capitã Marvel acaba s ecaracterizando como um filme de ligação entre Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, o que acaba limitando o potencial da heroína. Em função da necessidade responder a algumas perguntas levantadas na cena pós créditos de Guerra Infinita e de posicionar a Capitã Marvel no contexto maior do MCU, este filme acaba ficando abaixo dos demais. Se não podemos contar a história que não conteceu, pelo menos podemos especular que esta história de origem poderia ter sido muito diferente e ter muito mais alcance, se tivesse sido produzida em momento anterior da construção do MCU.

Capitã Marvel não é, certamente, o melhor filme do gênero de super-heróis, mas é um bom filme, divertido, interessante e com uma mensagem importante para as novas gerações. Apesar disso, talvez este seja o único filme que, no conjunto, como obra audivisual, é um pouco inferior a um filme da DC: Mulher Maravilha é mais completo, mais bem acabado e menos limitado pelas imposições de ligação entre as narrativas. Porém, isso não anula o valor da história da Capitã, que será peça chave na luta contra Thanos. Aguardemos.

 

 

 

Not rated yet!

Capitão Marvel

Mais alto, ainda mais rápido

20192 h 04 min
Overview

Passado nos anos 90, CAPTAIN MARVEL (CAPITÃO MARVEL), da Marvel Studios, é uma nova aventura de um período nunca antes visto na história do Universo Cinematográfico Marvel, que segue a jornada de Carol Danvers enquanto se torna numa das heroínas mais poderosas do universo. Quando uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas atinge a Terra, Danvers dá por si juntamente com um pequeno grupo de aliados, no centro do acontecimento.

Metadata
Director Ryan Fleck, Anna Boden
Writer
Author
Runtime 2 h 04 min
Release Date 6 março 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 14    Média: 3.9/5]