Brincando com Fogo (2019) – Crítica
Brincando com Fogo

Crítica não é guia de consumo, contudo, vale a dica: se você está está buscando um filme à la Sessão da Tarde dos anos 80/90, Brincando com Fogo é um exemplar que parece ter vindo direto do túnel do tempo. Tem todos os clichês que sabemos: crianças fazendo feitos, uma trupe musculosa em situações ridículas, um potencial vilão (este fator quase nulo aqui, diga-se), personagens rasos com uma piada única e aquela história que sabemos desde o início como termina.

Para muitos, tais características são elogios, mas o que pode ser considerado elogioso mesmo é que o filme parece ser auto consciente do que ele quer ser. Desde o começo vemos nosso protagonista, o bombeiro-paraquedista Jake Carson (John Cena) em poses heroicas e movimentos exagerados, dele e dos civis ao redor, meio que o filme nos dizendo: “não nos leve a sério”.

Até considerando esse senão inicial, a história é familiar demais e, mesmo dentro da estrutura, proposta o filme poderia ir além. Na trama temos Jake que tenta seguir os passos do pai de ser um super bombeiro. Para isso ele se fecha no trabalho. Paralelo a isso (não por muito tempo), três crianças são resgatadas por ele e acabam tendo que passar uns dias na unidade do nosso protagonista. Aí seguimos o modelo de estranhamento inicial, para depois… bem, não há que se falar em spoiler aqui, mas vocês devem imaginar o desfecho…

Brincando com Fogo

As piadas são basicamente de humor físico: um cara grandão que só urra, crianças peraltas que você vira o olho e elas já reviram a casa, o amigo que surge do nada no enquadramento ou a falta de tato do protagonista para as situações mais banais. Então nada de um humor reflexivo ou algo que vá além de gritaria e tropeções. A trilha também é alegrinha e  coaduna com esse viés, há até uma citação ao BTS, banda de kpop, já que o John Cena é muito fã (alô Giovanna Valadares).

Os valores de família e amizade são trazido em nível escolar, ficando coerente, porém clichê. Basicamente, como eu falei no início, o filme é um check list do modelo, contudo, a pretensão é muito baixa, então mesmo realizando o que ele parece querer, o resultado é fraco.

Há cenas durante os créditos que mostram os tradicionais erros de gravação. Até nisso o Brincando com Fogo joga no fácil….

 

Not rated yet!

Playing with Fire

20191 h 36 min
Overview

Jake Carson (John Cena) é um bombeiro extremamente dedicado e rigoroso, que não aceita que algo ocorra fora das regras impostas pela corporação. Ao resgatarem as crianças Bryan (Brianna Hildebrand), Zoey (Finley Rose Slater) e Will (Christian Convery), Jake e seus companheiros de trabalho enfrentam um enorme desafio: como não conseguem localizar os pais do trio, precisam eles mesmos cuidar das crianças, mesmo sem ter o menor cacoete para a função.

Metadata
Director Andy Fickman
Writer Matt Lieberman, Dan Ewen
Author
Runtime 1 h 36 min
Release Date 8 novembro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]