Boi de Lágrimas (2019) – Crítica
Posters para ""

Boi de Lágrimas é o novo longa do diretor Frederico Machado. Temos aqui uma proposta que foge dos padrões comerciais, o que alguns apelidam de “filme de arte”, “cult” ou “tênis verde” (nomes um tanto duvidosos…). O filme tem uma duração um tanto menor que o convencional  – menos de uma hora, uns 52 sem contar os créditos, a ausência quase que total de texto e as colagens não lineares, reforçam esta ideia.

De forte viés político, desde a cena de abertura, passando por palavras de ordem como “fora temer” e assunto como reforma da previdência, vemos notícias e trechos que remetem a parte da nossa situação atual. Os personagens refletem um certo desalento que coadunam com as circunstâncias sociais. Nesse sentido, parte ser em preto e branco dão um peso àquela tristeza. Contudo, alterna-se momentos para cima, com cores e músicas – meio que usando a arte (notadamente a dança e ritos locais) como desafogo.

De guerrilha, poético e metafórico, várias imagens são criadas, como a das formigas trabalhadoras, por exemplo. Típico filme que passaria em um Festival de Brasília – e encare isso para além de um elogio ou crítica, mas um fato que é ligado à essência do Festival e a de Boi de Lágrimas.

Sem dúvidas o diretor tem recursos artísticos. A incomunicabilidade e a dor são bem retratadas. Por outro lado, a experiência, que será bastante hermética para boa parte do público, cansa. Mesmo de duração reduzida, algumas situações pesam e parece que se você viu uma parte já viu tudo. Sinestésico, Boi de Lágrimas tem uma proposta clara e não dá para dizer que não a atinge, ainda assim, acaba engolido pela própria pretensão.

Not rated yet!

Tears Ox

20181 h 05 min
Overview

Na periferia de São Luís, no Maranhão, a filha de um humilde tocador de pandeiro decide participar de manifestações políticas que estão ocorrendo no centro da cidade. Enquanto isso, um amigo próximo dos dois começa a ter pensamentos sombrios e obscuros a respeito de ambos família logo após descobrir sobre a gravidez de sua própria esposa.

Metadata
Writer
Author
Runtime 1 h 05 min
Country
Release Date 11 junho 2018

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 1    Média: 5/5]