As Viúvas. Oito Mulheres e Um Segredo não foi o único filme de 2018 sobre mulheres realizando um grande assalto, As Viúvas tem a mesma premissa, embora a desenvolva no tom oposto.
Na sessão, antes de o filme começar, Steve McQueen dá uma declaração de que As Viúvas sempre foi o projeto dos seus sonhos, aquele pelo qual esperou, por muitos anos, para executar. O diretor – vencedor do Oscar com 12 Anos de Escravidão – divide o roteiro com Gillian Flynn – na adaptação da história. Se temos um grande diretor, um grande elenco, uma grande obra, provavelmente teremos uma obra prima, certo? Errado.
De forma alguma pretendo afirmar que As Viúvas é um filme ruim. Steve McQueen é um diretor competente e dedicado, que trabalhou com um elenco de altíssimo nível. Na direção de atores, em especial, ele se sai melhor neste filme, especialmente na combinação com o talento de Viola Davis, que constrói um protagonista cheia de força, de medos e de contradições. Daniel kaluuya, por sua vez, tem grande atuação como coadjuvante, ao criar um antagonista contido e cruel, alguém que conseguimnos temer somente pelo olhar. Michelle Rodriguez não se destaca, e Elizabeth Debicki nos traz uma coadjuvante cujo arco dramático é o mais envolvente entre os personagens secundários. Liam Neeson parece deslocado, atuando mais como um personagem de Busca Implacável do que o de um roteiro escrito por Gillian Flynn- geralmente mais centrada no suspense psicológico do que na ação. Colin Farrel está funcional. Robert Duval, por sua vez, se destaca como coadjuvante.

Tecnicamente, As Viúvas é impecável. O jogo de câmeras é inventivo, com alguns planos sequência, em cenas-chave para ação, de alto grau de dificuldade de execução. A fotografia, apoiada pela direção de arte e pelo figurino, em certa medida, reflete a frieza contida de uma narrativa na qual as emoções estão sufocadas até a explosão, que, quando ocorre, reforça o senso de solidão em ambientes geralmente amplos e claros, que conotam certa assepsia.
No roteiro, escontra-se o principal ponto fraco de
As Viúvas. Sem dar
spoilers, creio que haja dois equívocos gigantescos: primeiro, a forma como se faz a grande revelação do
plot twist foi mal desenvolvida e, em conbinação coma montagem, mal colocada na linha do tempo; segundo, algumas pistas tornaram o desfecho mais previsível do que deveria ser, ainda mais em se tratando de um roteiro de Gillian Flynn – basta lembrarmos de
Garota Exemplar e
Sharp Objetcs, ainda que nessas obras a autora tenha adaptado livros de sua autoria. Esses equívocos reduzem, significativamente, o efeito de
As Viúvas sobre a audiência.

Embora As Viúvas seja um dos favoritos à indicação ao Oscar de melhor filme, bem como às categorias de direção, roteiro adpatado e de atuação – tanto a principal quanto a de coadjuvante -, e seja, no geral, muito bem executado e bem interpretado, falta energia à narrativa. A sensação que melhor descreve o é: “bom filme , mas não é nenhum Garota Exemplar“. Creio que faltou a Steve McQueen o talento para o suspense, que sobra em David Fincher. Resumindo, um bom filme, mas que ficou abaixo das minhas expectativas.
Overview
Quatro viúvas entram para o mundo do crime após os seus maridos morrerem durante uma das maiores tentativas de assalto da atualidade. Eles tomam para a si a responsabilidade de honrar a memória dos amados terminando o que eles não conseguiram completar.
Actors
Starring:
Viola Davis,
Michelle Rodriguez,
Elizabeth Debicki,
Cynthia Erivo,
Colin Farrell,
Brian Tyree Henry,
Daniel Kaluuya,
Jacki Weaver,
Carrie Coon,
Robert Duvall,
Liam Neeson,
Manuel Garcia-Rulfo,
Jon Bernthal,
Garret Dillahunt,
Michael Harney,
Lukas Haas,
Matt Walsh,
Adepero Oduye,
Ann Mitchell,
Kevin J. O'Connor,
Molly Kunz,
Coburn Goss,
Clare Cooney,
James Vincent Meredith,
Eric C. Lynch,
Will Zahrn,
Stephen Hill,
Deron J. Powell,
Keith Kupferer,
Lily Mojekwu,
Laura Fisher,
Tonray Ho,
Lizzy Leigh,
Daniel Craig Baker,
Bailey Rhyse Walters,
Socorro Santiago,
Patrese McClain,
Stephen Eugene Walker,
Bailee Brewer,
Matthew Fowler,
Amanda Rivera,
Kirsten Fitzgerald,
Katherine Kupferer,
Cameron Knight
Nota do Razão de Aspecto
O que você achou?
[Total: 6 Average: 3.3/5]