Amigos para Sempre (The Upside, 2018) – Crítica
Posters para "The Upside"

Amigos para Sempre é o remake estadunidense do longa francês Intocáveis, o qual fez muito sucesso mundial e no Brasil. Além disso, Intocáveis lançou para o mundo o talentoso ator Omar Sy. Como a maioria público dos Estados Unidos é avesso a filmes estrangeiros, é comum que Hollywood compre os direitos e faça a própria versão de filmes estrangeiros, com vantagens e desvatagens nessa escolha. Como vantagem, Hollywwod tem a capacidade de multiplicar por muitas vezes o alcance da obra, seja pela perenidade ds distribuição, seja pelo domínio do cinema dos Estados Unidos no cinema mundial. Como desvantagem, as versões hollywwodianas de filmes europeus, asiáticos e norte-americanos passam, geralmente, por um processo de “higienização” que resulta, quase sempre, em filmes muito fracos – como no casso das adaptações da maioria dos filmes de terro asiáticos – ou em filmes com alguma qualidade, mas pálidos diante da qualidade dos originais – como Olhos da Justiça, versão o maravilhoso O Segredos dos seus Olhos, ainda que dirigido pelo mesmo diretor, e Old Boy, dirigido por Spike Lee. Assim, minhas expectativas em relação a Amigos para Sempre estavam muito baixas. Felizmente, o filme alcançou resultado satisfatório.

Para além do roteiro, que fez as adaptações necessárias sem se exceder na”higienização” e que manteve tanto a premissa quanto as principais cenas do original, é a química entre Kevin Hart e Bryan Cranston que torna Amigos para Sempre uma experiência agradável e engraçada na dose certa. Embora Kevin Hart não tenha o mesmo carisma de Omar Sy e, por ser muito mais famoso, não cause o efeito surpresa na construção do personagem, el desenvolve o personagem de Dell com eficiência, em um contexto cultural diverso e com uma abordagem distinta da questão racial. Byran Cranston, por sua vez, tem ótima atuação como Phillip, um homem amargurado com sua condição, que vê sua vida mudar coma chegada de alguém de um mundo totalmente oposto ao seu. Nicole Kidman, por sua vez, tem atuaçào funcional, ainda que, por vezes, reproduza demais o padrão da intelecutal-de-óculos-sexy-sem-saber-que-é-sexy.  o diretor Neil Burger, por sua vez, faz um trabalho discreto para além da direção de atores, claramente na intenção de não atrapalhar e não permitir que o sentido e atmosfera da obra original se perdessem na regravação.

Amigos para sempre é uma boa comédia, a adaptaçào de um filme francês que adapta uma história real, que resulta em um feel good movie e em bom entretenimento. Se você está procurando um filme leve, engraçado e dramático na dose certa, este é o filme para você.

 

 

Not rated yet!

The Upside

20192 h 03 min
Overview

Philip (Bryan Cranston) é um homem rico que fica tetraplégico, após sofrer um acidente. A situação o deixa desgostoso com a vida, já que está sempre rodeado de enfermeiros e pessoas para ajudá-lo. Até que um dia, durante a seleção de um assistente, ele simpatiza com Dell (Kevin Hart), um jovem com registro criminal que não tem a menor experiência na função. Philip decide contratá-lo e, ao seu lado, reencontra o prazer pela vida.

Metadata
Director Neil Burger
Writer
Author
Runtime 2 h 03 min
Release Date 10 janeiro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]