Ameaça Profunda (Underwater, 2020) – Pior filme do ano! – Crítica
Ameaça Profunda (Underwater)

Underwarter (que no Brasil ficou com o genérico título de “Ameaça Profunda”) é o pior filme do ano! Obviamente que é brincadeira, já que temos ainda 50 semanas de estreias pela frente, mas nem tanto já que possivelmente ele estará na lista do 10 piores de 2020. Da primeira a última cena, absolutamente nada funciona. O típico filme desastre que permite o trocadilho: um desastre de filme. O mote aqui é uma explosão debaixo d’água cujos sobreviventes têm que, bem…sobreviver, sob ameças de perigos desconhecidos a 11 km de profundidade.

E até que o título escolhido é pertinente já que o filme é uma Ameaça Profunda a nossa inteligência. Ele começa com recortes de jornal para contextualizar o universo, ou seja, basicamente é o atestado de “não conseguiremos colocar essas informações de modo orgânico ao longo da narrativa, então engula aqui rapidinho”. Na cena inicial vemos Kristen Stewart (que sim é mais que uma atriz crepuscular, mas que volta e meia parece querer voltar a esse estigma ao usar a muleta da boquinha semi-aberta) escovando os dentes e refletindo sobre a vida em uma narração em off explicativa com intuito de nortear nossas expectativas sobre o longa. Assim que ela encontra um amiguinho, advinha, mais diálogos expositivos. Eles mal conseguem dar um passo ou fazer algo sem explicar algo para o outro que este segundo já não saiba – a explicação é para o público, falei que William Eubank (diretor) e Brian Duffield e Adam Cozad (roteiristas) duvidam da nossa inteligência…. Isso sem contar letreiros indicando o quão fundo eles estão indo + a localização. Informações que são um misto de inutilidade com falta de habilidade do roteiro em colocar isso no filme e não como uma nota de rodapé.

Ameaça Profunda

Quando da formação do grupo aí temos a continuação do checklist dos clichês. O engraçadão ( T.J. Miller), o comandante exemplar (Vincent Cassel), a inexperiente (Jessica Henwick) e por aí vai. Em boas obras, olhos mais bondosos chamariam isso de arquétipos, aqui é só preguiça do roteiro, pois não temos uma linha para além do óbvio. Quando tenta o resultado é tão pífio que era melhor não ter tentado…

“Lucas, não quero desenvolvimento de personagem e adoro um diálogo que me chama de burro. Vi Ameça Profunda por conta da ação Michaelbayniana”. Bem, nem nesse sentido temos algo relevante. Os sustos são óbvios (apelo ao jumpscare) e a movimentação é limitada e repetitiva. Isso sem contar que em filmes dessa natureza temos que nos importar com os personagens, logo eles terem camadas e serem seres menos artificiais ajudaria nessa torcida. Então, ao longo da projeção eu só conseguia torcer para o mar vencer e acabar logo com aquilo.

O estado loucura, pânico e sugestão é boicotado. Sei que são propostas TOTALMENTE diferentes, mas veja como o filme O Farol tratou esse viés.
Porque é boicotado? Pois o filme opta por ser explícito (eu já falei aqui que ele é expositivo?). Desde Tubarão (1975) aprendemos que ver o monstro não é a melhor jogada. Aqui a tentativa de emular um Alien submerso com um quê de Cloverfield/Cthullu resulta em um tiro n’água.

Confira as nossas outras críticas dos lançamentos de 2020 no Brasil:

Frozen 2
O Caso Richard Jewell
O Farol
Adoráveis Mulheres
Kursk – A Última Missão
Retrato de uma Jovem em Chamas
Os Miseráveis
O Escândalo
Um Espião Animal
1917
A Divisão
A Possessão de Mary

Not rated yet!

Underwater

20201 h 35 min
Overview

Seis membros de uma tripulação estão presos em uma instalação submarina que está sendo inundada em alta velocidade como resultado de um terremoto devastador. Sua única chance de sobreviver é atravessar o leito oceânico até uma distante plataforma de petróleo abandonada. Além dos desafios físicos envolvidos na viagem, eles rapidamente descobrem que estão sendo caçados por predadores marinhos míticos e monstruosos, dispostos a matá-los.

Metadata
Director William Eubank
Writer
Author
Runtime 1 h 35 min
Release Date 8 janeiro 2020

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 3    Média: 3/5]