All In: The Poker Movie – RASOP Last Chance
Posters para ""

E chegamos ao fim do RASOP, evento onde analisamos 5 dos melhores filmes com tema poker. Para o último evento, Last Chance, escolhemos um documentário que traz um resumo da história do poker nos Estados Unidos, em especial no renascimento que o jogo atravessou no início do século XXI. Esta escolha se deve não só pela qualidade do documentário, como também com o intuito de informar aos leigos sobre o como e o porque o poker hoje é um fenômeno mundial, e pode vir a ser desde um passatempo até uma fonte de renda.

All in: The poker movie é um documentário com formato bem tradicional. Coletou-se o depoimento de diversas autoridades no tema, e temos uma alternância entre estes depoimentos e vídeos históricos ou ilustrativos. Um documentário com tal formato depende principalmente da qualidade do material levantado, da quantidade de informação do entrevistados e da facilidade deles perante a câmera. E nisto All In saiu-se muito bem. A quantidade de jogadores de poker de elite, bem como de outras figuras ligadas ao tema, é exuberante. Só para citar alguns nomes, temos depoimentos de Humberto Brenes, Mike Caro, T.J. Cloutier, Antonio Esfandiari, Chris Fergunson, Jamie Gold, Barry Greenstein, Joe Hachem, Phil Laak, Daniel Negreanu, Phil Helmuth Jr, Mike Sexton, entre outros.

Mas o principal destaque fica com o longo depoimento de Chris Moneymaker. Há um relato detalhado de sua trajetória de contador e apostador em dificuldades até sua inacreditável vitória no Main Event do WSOP de 2003. Se você não conseguiu entender o que foi o Efeito Moneymaker que citei na crítica do Cartas na Mesa, este documentário lhe dará uma ótima visão do que aconteceu. Inclusive mostrando as mãos cruciais do Moneymaker contra Phil Evey, e o “blefe do século” contra Sam Fahra. Todos os outros principais “culpados” da explosão do poker também são abordados. A influência do Cartas na Mesa, a introdução das câmeras na mesa de poker, e a explosão do poker via internet. Cabe ainda destacar a excelente desenvoltura diante das câmeras de Phil Helmuth Jr. O “Poker Brat” é não somente o recordista de braceletes da WSOP, mas também uma das celebridades do poker que sabem melhor usar a câmera.

Alguns dos pontos da “história antiga” do poker também são cuidadosamente, mas brevemente, tratados. A importância de Amarillo Slim, a ascenção e queda de Stu Ungar, o nascedouro de jogadores que foi o Mayfar Club, etc.

Mas infelizmente o documentário comete alguns erros graves. Feito pouco após a famigerada Black Friday (15/04/2011 data em que a Receita Americana fechou os três maiores sites de poker online do mundo), muito se fala deste dia nefasto e pouco se explica sobre o que realmente aconteceu. E é estranho que o documentário não aborde o tema com Chris Fergunson e Howard Lederer, dois dos principais envolvidos. Também é estranho a ausência, entre os entrevistados, do Doyle Brunson. Para um documentário que prestou tanta homenagem (justa) a Amarillo Slim, não aproveitar o conhecimento de seu principal adversário, que ainda está na ativa hoje, é uma grande pena.

Mas a qualidade dos depoimentos e a paixão dos envolvidos com o tema fazem que All In: The poker movie seja uma excelente apresentação do momento atual do poker. Só uma atualização é necessária: 6 anos após a Black Friday, o poker online continua em franco crescimento.

Com isto encerramos o RASOP. O poker mudou muito da época do Cincinnati Kid para hoje. Mas estranhamente, justo no momento em que a popularidade do jogo nunca foi tão alta, o cinema não dedica mais grandes produções ao tema.

E ainda mais estranho é que aqui, no Brasil, temos um público de milhões de jogadores que gastariam facilmente alguns trocados para filmes que mostre um pouco da nossa realidade. Temos nossas celebridades próprias do poker (Akkari, Bruno Foster, Alexandre Gomes, etc), e alguns dos maiores torneios de poker fora dos Estados Unidos. O BSOP (Brasilian Series of Poker) cresce a cada ano. E não temos um filme nacional sobre o tema.

Quem sabe se algum produtor ou diretor com espírito aventureiro não esteja lendo estas linhas agora, e resolva dar call na minha idéia e tentar fazer um Cartas na Mesa brazuca. Eu pagaria para ver.

Então, gostou de nosso evento temático? A pedidos do Pedro Piacesi, até maio faremos uma série de críticas de filmes sobre xadrez. E mais para frente, uma série de filmes baseados em videogames. Você tem alguma outra sugestão de tema? Acha que faltou algum filme importante no evento (Cassino Royale, por exemplo)? Sua participação nos ajudará a melhorar cada vez mais nosso site, deixe seu comentário.

Not rated yet!

All In: The Poker Movie

Overview

Uma história do poker moderno, desde a época de Amarillo Slim até os dias atuais, com foco no renascimento ocorrido no início do século XXI.

Metadata
Director Douglas Tirola
Writer
Author
Runtime
Country
Release Date 23 março 2012

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?