Os 10 Melhores Filmes de 2021

2021 foi um bom ano para o cinema, pelo menos em comparação à 2021. Apesar das idas e vindas, os cinemas reabriram, grande lançamentos adiados em 2020 finalmente chegaram ao grande público, além de excelentes produções independentes ou de menor alcance de público.  Este foi um ano com excelentes filmes de terror, dramas, blockbusters, enfim, com grandes alternativas artísticas e de entretenimento para todos os gostos. Infelizmente, nem todos conseguiram figurar na minha lista de preferidos do ano, mas deverão aparecer as listas específicas de cada gênero, que publicarei ao longo de janeiro.

Antes de mais nada, esclareço que esta lista reflete meu gosto, minha opinião e minha foram de ver cinema. Não me preocupo com a popularidade do filme nem com o seu orçamento. Por outro lado, não tenho preconceito contra blockbusters, muitos deles dão grande contribuição ao cinema e resultam em excelentes narrativas. Se esta lista não contempla o filme mais popular do ano, Homem Aranha: Sem Volta pra Casa, isso não significa que não gostei do filme ou que não reconheço seu valor, mas, definitivamente, não o vejo como um dos dez melhores do ano – deverá, entretanto, aparecer com melhor blockbuster de 2021, na lista específica.

Confira  também as nossas listas dos melhores de 2020, 20192018,  2017,  20162015 e 2014!

A lista apresenta muito filmes independentes, de grande valor artístico, alguns de grande alcance de bilheteria, alguns filmes de nicho, grandes produções para os serviços de streaming e, pasmem, mais de um filme em preto e brando. “Back & White is the New Black!“.

Vamos, então, à lista, em ordem decrescente de preferência:

 

10- A Lenda do Cavaleiro Verde (The Green Knight)

O Cavaleiro Verde é um daqueles filmes divisivos, especialmente pelas falsas expectativas criadas pelo público. Seja pelo marketing equivocado, seja pela falta de conhecimento dos trabalhos anteriores do diretor, houve quem ficasse decepcionado ou revoltado com esta obra cinematograficamente magnífica. Trata-se de um espetáculo visual cheio de alegorias e metáforas, de desenvolvimento e sem respostas prontinhas pro espectador. Eu adorei, mas entendo quem não gostou.

 

9- Memórias de um Amor

Filme menos conhecido desta lista, Memórias de um Amor é um drama romântico da mesma escola de Brilho Eterno de uma Mente Sem lembranças. Despretensioso, mas muito envolvente e emocionante, Memórias de um Amor precisa ser visto.

 

8- Reze pelas Mulheres Roubadas (Noche de Fuego)

Chegamos à primeira produção da Netflix, e candidato do México ao Oscar 2022. Um drama denso, tenso e, ao mesmo tempo, hipnótico.

 

7- A Mão de Deus

Muito embora eu, como bom brasileiro, saiba que Maradona não foi o maior de todos os tempos, recebi a A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino, como um sopro de otimismo, melancolia e nostalgia sobre a vida. Um grande filme.

 

6- Não Olhe Para Cima

Não Olhe Para Cima dividiu o público e a crítica, mas o debate que provocou demonstra, por si só, sua relevância para o cinema em 2021. Além disso, sou fã de Adam McKay e suas estripulias de linguagem cinematográfica desde A Grande Aposta e Vice.

 

5- Duna 

Duna é um êxtase, um orgasmo visual para os fãs de cinema e uma grande adaptação dos fãs da obra de ficção científica de Frank Herbert. Dennis Villeneuve não decepcionou mais uma vez.

 

4- C’mon C’mon

Chegamos ao primeiro filme em preto e branco da lista. Intimista, otimista e emocionante, C’mon C’mon mostra como as perspectivas de futuro e a nossa perspectiva sobre o passado podem resultar em transformações importantes. C’mon C’mon conta com  grandes atuações, roteiro e direção.

 

3- Ataque dos Cães (The Power of the Dog)

Uma releitura dos westerns tradicionais, adaptada da obra de mesmo nome, Ataque dos Cães é um espetáculo visual, um estudo de personagem incrível e uma aula de direção de cinema. Benedict Cumberbatch tem a melhor atuação de sua carreira, e a diretora Jane Campion entra na corrida do Oscar como favorita.

 

2- Belfast 

Filmes mais otimista de 2021, Belfast é um sopro de ar fresco para a indústria cinematográfica. Apesar a abordagem nostálgica e leve ter sido alvo de duras críticas, entendo que se trata de uma obra incontornável, uma carta de amor ao cinema e às memórias de infência em meio a tempos turbulentos.

 

1- Licorice Pizza

Paul Thomas Anderson nunca fez um filme ruim na sua carreira, muito embora tenha algumas obras um pouco abaixo do seu nível de excelência, como Vício Inerente. Em Licorice Pizzao diretor consegue divertir, emocionar e envolver o público independentemente de sua identificação com o Vale de San Fernando, por exemplo. O filme funciona em diversas camadas, seja como comédia romântica, seja como jornada de amadurecimento, seja como retrato de uma época e comentário social. Por isso, Licorice Pizza é o melhor filme de 2021!

Gostou da lista? Não gostou? Coloque a sua lista nos comentários!

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]
Posts relacionados
  • 27 dez 2016
  • 0
Minha Mãe é uma Peça 2 atira para todos os lados e não atinge coisa alguma. Gênero: Comédia Direção: André Pellenz Roteiro: Fil Braz, Paulo Gustavo, Rafael Dragaud...
  • 19 dez 2016
  • 1
É Apenas o Fim do Mundo pode estar no Oscar de Melhor Filme estrangeiro em 2017 Gênero: Drama Direção: Xavier Dolan Roteiro: Xavier Dolan Elenco:...
  • 3 out 2016
  • 0
Gênero: Fantasia Direção: Tim Burton Roteiro: Jane Goldman Elenco: Asa Butterfield, Eva Green, Ella Purnell, Terence Stamp, Judi Dench, Samuel L. Jackson, Aiden Flowers, Allison Janney, Chris O’Dowd, Rupert Everett,,...