Ranking dos 10 Melhores Filmes do Oscar 2020 (de todas as categorias)
Oscar 2020

Com o Oscar 2020 chegando vem aquela vontade de dar uns pitacos… Mas é bom lembrar que a premiação não é exatamente sinônimo de qualidade. Muito fatores para além dos aspectos técnicos são levados em conta, leia-se principalmente a campanha dos estúdios ou até se algum envolvido não fez parte de polêmicas. Ainda assim, muitos filmes excelentes são indicados, porém alguns fora da categoria principal.

Este ano, 53 filmes (38 longas + os 15 curtas de praxe) foram indicados nas mais diversas categorias. Resolvemos reunir um time para fazer o nosso Oscar. Cada um elegeu 10 filmes, dentre os 53 selecionados pela academia, mas para a brincadeira ficar ainda mais ampla, valia escolher qualquer um: curtas, documentários, animações, blockbuster, filme estrangeiro…

Quantos filmes foram citados? Quantos estão entre os 9 da categoria principal? E a pergunta principal da nossa publicação: quais os 10 melhores considerando todas as categorias? 

CONFIRA AS NOSSAS CRÍTICAS DOS INDICADOS AO OSCAR 2020

 

Os 10 votantes foram (vale prestigiar o trabalho de cada um deles, só clicar no link que já vai direito):

Daniel Cury  – Site Cinem(ação)

Guilherme da Mata – Instagram @amadacritica

João Carreira – Canal Cenas Pós-Créditos

João Rafael Ferreira – Site Louco por Filmes

Leonardo Miotti – Portal Refil

Lucas Albuquerque – Site Razão de Aspecto 

Marcelo Silva – Medium/Canal Pós-Créditos

Marcus Albuquerque – Canal Crítica Gratuita 

Thiago de Mello – Site O Sete 

E este ano tivemos uma novidade: uma representante do público para dar uma outra visão. A convidada especialíssima é a graduanda em estatística Amanda Shinkawa (Instagram dela).


O sistema é bem simples: dentre os 53 filmes elegíveis no Oscar 2020,  cada um escolheu 10. O primeiro do ranking individual levou 10 pontos; o segundo, 9; o terceiro, 8… até o décimo ganhar apenas 1 ponto. Somamos as notas e fizemos um ranking geral. Ao final do post tem o ranking de cada um para quem tiver curiosidade e também para fins da lisura do processo.

Algumas curiosidades:
I – 27 filmes foram citados pelo menos uma vez.
II – Nenhum filme foi unânime, mas O Irlandês, que curiosamente ninguém apontou em primeiro, e Parasita só não apareceram em uma lista cada.
III – Por outro lado 9 filmes apareceram em apenas uma lista: Ad Astra, Corpus Christi, Ford vs Ferrari,
O Escândalo, Perdi Meu Corpo, Democracia em Vertigem, Toy Story 4, Vingadores, Rei Leão
IV – Dos nove indicados para melhor filme no Oscar 2020, todos receberam ao menos um voto, mas Ford v Ferrari, Adoráveis Mulheres, Era uma Vez em Hollywood e Jojo Rabbit não figuraram no nosso ranking final. Na lista do ano passado, dois não tinham sido lembrados nem nas listas individuais: Bohemian Rhapsody e Vice.

Veja agora o nosso Ranking dos 10 Melhores filmes do Oscar 2020:

E tivemos algo inusitado: um quadruplo empate na sétima posição:

7º LUGAR – ROCKETMAN – 22 PONTOS

Praticamente esnobado na academia, a cinebiografia do Sir Elton John, só foi indicado em Canção. Rocketman vinha em uma campanha longa e desgastante, mas acabou ficando sem fôlego no final. Contudo, vem forte na categoria e foi lembrando como um todo entre os nossos votantes. O longa sai um pouco do tradicional e foi um dos grandes filmes da temporada

Veja os comentários do Guilherme da Mata no Instagram do Amada Crítica

7º LUGAR – FOR SAMA – 22 PONTOS

Oscar 2020

Único documentário que chegou no top 10 (4 foram citados nas listas individuais). For Sama foi pouco visto, mas o quem assistiu se encantou. João Rafael no Site O Sete descreveu assim o filme: “A impactante história de Al-Khateab, uma mãe no cerco de Aleppo, na Síria, durante a guerra civil no país. Importante dar o aviso de que o documentário é extremamente gráfico”

7º LUGAR – DOR E GLÓRIA – 22 PONTOS

Dor e Glória

Indicador em Melhor Filme Estrangeiro (e em vários outros anos seria favorito) e Ator (Antônio Bandeiras), Dor E Glória mostra uma jornada reflexiva, quase uma auto-biografia do Diretor Pedro Almodóvar. Acompanhamos paixões, derrotas, vícios, dores e mais do que isso: uma autodescoberta. Trata de ausências, daquelas que estão sempre presentes no nosso peito, desamores que nunca deixamos de amar e da eterna novidade [do nosso] mundo, parafraseando Fernando Pessoa. É uma obra que transmite uma certa paz caótica e um entendimento da vida e da arte como algo uno.

Veja os comentários do Thiago de Mello no texto no site O SETE

7º LUGAR – MEMORABLE – 22 PONTOS

Oscar 2020

A grande surpresa da lista é o curta Memorable. Concorrendo com gigantes (se considerar a duração do Irlandês, dá quase 15x a do Memorable), a produção dirigida por Bruno Collet é um delicado retrato de um pintor com senilidade e como ele enxerga o mundo. O filme é em stop motion e está concorrendo obviamente em curta de animação.

Veja os comentários do Marcelo Silva no Medium

6º LUGAR – 1917 – 41 PONTOS

1917 - Oscar 2020

Talvez o maior arrojo técnico da temporada. Ironicamente, 1917 tem sido a aposta mais conservadora para o Oscar (já que os adversários diretos tem poréns, como ser da Netflix, estrangeiros ou filmes de herói). A tão badalada brincadeira com o plano sequência às vezes encobre vários outros méritos do longa, como o design de produção e a precisão sonora.

Veja os comentários do Marcus Albuquerque no vídeo do canal Crítica Gratuita 

AGORA MAIS UM EMPATE NO 4º LUGAR:

4º LUGAR – CORINGA – 46 PONTOS

Oscar 2020

Nosso glorioso Joker não rendeu só muitos memes, ele foi um dos filmes mais comentados do ano e o líder isolado em indicações, nada menos que 11 categorias (praticamente só não foi lembrado em curta de documentário…). Joaquin Phoenix fez um trabalho primoroso e é favorito ao Oscar. Em Trilha Sonora o longa também vem forte.

Veja os comentários do João Rafael no Vídeo da Mesa Quadrada do Razão de Aspecto

4º LUGAR – HISTÓRIA DE UM CASAMENTO – 46 PONTOS

História de um Casamento

Muito além do “história de uma separação” como alguns querem vender, o longa traz um dos dramas mais pesados e crus da temporada. Um texto afiado com atuações que honram a proposta do diretor Noah Baumbach. História de um Casamento foi indicado em 6 categorias: Filme, Ator (Adam Driver), Atriz (Scarlett Johansson) , Atriz Coadjuvante (Laura Dern, super favorita), Trilha e Roteiro Original.

Veja os comentários do Lucas Albuquerque (vulgo, eu) no texto aqui do Razão de Aspecto

3º LUGAR – O IRLANDÊS – 52 PONTOS

Oscar 2020

Quase unanimidade na nossas listas, o projeto do consagradíssimo Martin Scorsese já causava antes mesmo de ser lançando, pois juntava Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e mais uma galera para contar o ocaso da máfia. O longa, disponibilizado pela Netflix, dividiu opiniões com as 3h29 de duração. As 10 indicações ao Oscar mostraram que a turma é bem querida na academia, mas será que vai papar algum prêmio?

Veja os comentários do Daniel Cury no Podcast do Cinem(ação)

2º LUGAR – O FAROL – 56 PONTOS

O Farol

O Farol iluminou os corações dos votantes e conseguiu uma posição muito boa no nosso ranking, estando presente em várias listas. Indicado em Fotografia, o longa com certeza poderia vir em mais categorias caso a A24 tivesse mais força na campanha. O alegórico e potente longa é o filme mais diferentão em todos os aspectos. Se Oscar fosse só sinônimo de qualidade, teríamos O Farol gigante na premiação de domingo.

Veja os comentários do João Carreira no vídeo do Canal Cenas Pós-Créditos

1º LUGAR  – PARASITA – 79 PONTOS

Parasita esteve na primeira ou segunda posição de quase todos os rankings e é o grande preferido da galera dentre os filmes do Oscar 2020. O longa coreano fez sucesso aqui na nossa brincadeira e tem encantado o mundo com uma mistura de gêneros, críticas sociais e vários elementos potentes. Franco favorito ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, também foi indicado em Direção, Roteiro Original, Montagem, Design de Produção e será que leva a categoria principal ou o fator língua pode ser um peso contra? Pelo menos no ranking Razão de Aspecto e Associados ele levou o prêmio e, cá entre nós, tem muito mais prestígio que o Oscar…

Veja os comentários do Leonardo Miotti no vídeo do canal Refil

 

ESTE FOI O NOSSO RANKING DOS 10 MELHORES FILMES DO OSCAR 2020. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA BRINCADEIRA. VAMOS TORCER DE FORMA SADIA PELOS NOSSO PREFERIDOS NA CERIMÔNIA DE DOMINGO E NÃO ESQUEÇAM DE VISITAR OS PARCEIROS DESSA JORNADA:

Daniel Cury  – Site Cinem(ação)

Guilherme da Mata – Instagram @amadacritica

João Carreira – Canal Cenas Pós-Créditos

João Rafael Ferreira – Site Louco por Filmes

Leonardo Miotti – Portal Refil

Lucas Albuquerque – Site Razão de Aspecto

Marcelo Silva – Medium/Canal Pós-Créditos

Marcus Albuquerque – Canal Crítica Gratuita 

Thiago de Mello – Site O Sete

E a convidada, representando o público, Amanda Shinkawa.

 

 

LISTAS INDIVIDUAIS – posição/filme/ pontos

QUAL LISTA FICOU MAIS PARECIDA COM A TUA? E QUAL A MAIS DISTANTE? DEIXEM AÍ NOS COMENTÁRIOS OS TEUS FAVORITOS DO OSCAR 2020:

Amanda Shinkawa

1º História de um Casamento – 10 pontos
2º Coringa – 9 pontos
3º 1917 – 8 pontos
4º Rocketman – 7 pontos
5º Jojo Rabbit – 6 pontos
6º Klaus – 5 pontos
7º Vingadores: Ultimato  – 4 pontos
8º Rei Leão – 3 pontos
9º Adoráveis Mulheres – 2 pontos
10º Parasita  – 1 ponto

Daniel Cury  – Site Cinem(ação)

1º Parasita – 10 pontos
2º Dor e Glória  – 9 pontos
3º Adoráveis Mulheres – 8 pontos
4º O Irlandês – 7 pontos
5º Rocketman – 6 pontos
6º Era uma Vez em Hollywood – 5 pontos
7º História de um Casamento – 4 pontos
8º 1917 – 3 pontos
9º Honeyland – 2 pontos
10º Entre Facas e Segredos – 1 ponto

Guilherme da Mata – Instagram @amadacritica

1º Parasita – 10 pontos
2º 1917 – 9 pontos
3º Coringa – 8 pontos
4º O Farol – 7 pontos
5º História de um Casamento – 6 pontos
6º Jojo Rabbit – 5 pontos
7º Adoráveis Mulheres – 4 pontos
8º O Irlandês – 3 pontos
9º Era uma Vez em Hollywood – 2 pontos
10º Entre Facas e Segredos – 1 ponto

João Carreira – Canal Cenas Pós-Créditos

1º Parasita – 10 pontos
2º O Irlandês – 9 pontos
3º História de um Casamento – 8 pontos
4º O Farol – 7 pontos
5º Jojo Rabbit – 6 pontos
6º Coringa – 5 pontos
7º For Sama – 4 pontos
8º Era uma Vez em Hollywood – 3 pontos
9º Adoráveis Mulheres – 2 pontos
10º Dor e Glória – 1 ponto

João Rafael Ferreira – Site Louco por Filmes

1º Parasita – 10 pontos
2º O Farol – 9 pontos
3º O Irlandês – 8 pontos
4º História de um Casamento – 7 pontos
5º Corpus Christi – 6 pontos
6º For Sama – 5 pontos
7º Memorable – 4 pontos
8º Perdi Meu Corpo – 3 pontos
9º Entre Facas e Segredos – 2 pontos
10º Era uma Vez em Hollywood – 1 ponto

Leonardo Miotti – Portal Refil

1º Coringa – 10 pontos
2º Parasita – 9 pontos
3º O Escândalo – 8 pontos
4º Klaus – 7 pontos
5º Star Wars: A Ascensão Skywalker – 6 pontos
6º Dois Papas – 5 pontos
7º Adoráveis Mulheres – 4 pontos
8º Entre Facas e Segredos – 3 pontos
9º Ford vs Ferrari – 2 pontos
10º O Irlandês – 1 ponto

Lucas Albuquerque – Site Razão de Aspecto

1º O Farol – 10 pontos
2º 1917 – 9 pontos
3º História de um Casamento  -8 pontos
4º Coringa – 7 pontos
5º Memorable – 6 pontos
6º O Irlandês  -5 pontos
7º Rocketman  -4 pontos
8º Dor e Glória – 3 pontos
9º Era uma Vez em Hollywood – 2 pontos
10º Dois Papas – 1 ponto

Marcelo Silva – Medium/Canal Pós-Créditos

1º Parasita 1917 – 10 pontos
2º O Irlandês – 9 pontos
3º Honeyland  – 8 pontos
4º For Sama – 7 pontos
5º O Farol – 6 pontos
6º Memorable 5 pontos
7º Dor e Glória – 4 pontos
8º História de um Casamento – 3 pontos
9º 1917 – 2 pontos
10º Entre Facas e Segredos – 1 ponto

Marcus Albuquerque – Canal Crítica Gratuita 

1º 1917 – 10 pontos
2º Parasita – 9 pontos
3º O Farol – 8 pontos
4º Coringa – 7 pontos
5º For Sama – 6 pontos
6º Rocketman 5 pontos
7º Entre Facas e Segredos – 4 pontos
8º Ad Astra – 3 pontos
9º O Irlandês – 2 pontos
10º Era uma Vez em Hollywood – 1 ponto

Thiago de Mello – Site O Sete

1º Parasita – 10 pontos
2º O Farol – 9 pontos
3º O Irlandês – 8 pontos
4º  Memorable – 7 pontos
5º Dor e Glória – 6 pontos
6º Democracia em Vertigem – 5 pontos
7º Toy Story 4 – 4 pontos
8º Era uma Vez em Hollywood – 3 pontos
9º Entre Facas e Segredos – 2 pontos
10º Dois Papas  – 1 ponto

Pontuação final no nosso ranking do Oscar 2020:

1 Parasita 79
2 O Farol 56
3 O Irlandês 52
4 Coringa 46
4 História de um Casamento 46
6 1917 41
7 Dor e Glória 22
7 For Sama 22
7 Memorable 22
7 Rocketman 22
11 Adoráveis Mulheres 19
12 Entre Facas e Segredos 17
12 Jojo Rabbit 17
14 Era uma Vez em Hollywood 16
15 Klaus 12
16 Honeyland 10
17 O Escândalo 8
18 Dois Papas 7
19 Corpus Christi 6
19 Star Wars: A Ascensão Skywalker 6
21 Democracia da Vertigem 5
22 Toy Story 4 4
22 Vingadores 4
24 Ad Astra 3
24 Perdi Meu Corpo 3
24 Rei Leão 3
27 Ford vs Ferrari 2

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 1    Média: 5/5]
Posts relacionados
  • 9 out 2016
  • 0
Kubo e as Cordas Mágicas é um provável candidato ao Oscar de melhor animação em 2017. Um deleite visual e narrativo. Assim podemos definir Kubo...
Janeiro Piores Dragon Ball
  • 2 fev 2019
  • 0
Janeiro tradicionalmente tem muita coisa boa, mas não é só de Oscar que vive o cinema. Confira quais são as bombas do mês. Veja todas...
  • 29 jan 2016
  • 0
Gênero: Drama Direção: Alejandro González Iñarritu Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Mark L. Smith Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, Lukas Haas, Brad Carter, Forrester Goodluck, Brendan Fletcher,...