As Dez Melhores Séries de 2019

Melhores séries de 2019. Prosseguindo nossa jornada das listas de melhores do ano, chegou a hora de discutir quais foram as dez melhores séries de 2019!

Esta lista foi difícil de compor, afinal de contas, não é possível assistir todas as séries lançadas no Brasil e no mundo. Além disso, pessoalmente, não me interesso por seriados da Marvel ou da DC, o que os elimina, automaticamente, da minha lista.  Apesar das limitações, vi um grande número de séries e acredito que consegui chegar a uma lista que reflete a qualidade das produções e, claro, o meu gosto.

Primeiro, vamos às menções honrosas: Fleabag -Segunda Temporada, Olhos Que Condenam, Maravilhosa Senhora Maisel, Don’t F**k With Cats, Glow, The Morning Show e Stranger Things – Terceira Temporada.

Confira a lista das dez melhores séries de 2017!

Confira a lista das dez melhores séries de 2018!

Vamos à lista das melhores séries de 2019!

10- Barry (Segunda Temporada)

A segunda temporada da jornada do nosso assassino de aluguel que quer virar ator foi cômica, intensa e muito bem produzida, com grande atuação de Bill Harder.

 

9- VEEP (Última Temporada)

A comédia protagonizada pela lendária Julie Louis Dreyfuss chegou ao fim no ápice da acidez e do surrealismo, quando situações antes consideradas absurdas tornaram-se reais, e a série teve de lidar com a loucura do mundo atual. Imperdível para os fãs de comédias sarcásticas.

 

8-Years and Years

Years and Years é um drama familiar que mistura características de distopia política e ficção científica. Ao contar a jornada da família Lyons em seus dramas particulares – homsessualidade, abandono, divórcio, ativismo -, em paralelo à ascensão de Viviane Book, uma figura política controversa, interpretada com energia por Emma Thompson, Years and Years conta a história de todos nós, a despeito das diferenças culturais e de funcionamento do sistema político do Reino Unido. Os temas de fundo são universais, e os dramas pessoais também o são.

Years and Years é a grande supresa de 2019.

7-Euphoria

Diante de Euphoria13 reasons Why parece coisa de criança. Estrelada por Zendaya e Hunter Schaffer, Euphoria vai fundo no debate sobre os dilemas da nova geração: da identidade gênero ao abuso de drogas, do abandono à devoção familiar, da hipocrisia à total falta de senso de responsabilidade.  Todos esses temas são tratados coma energia necessária, que se reflete na montagem elétrica, nas atuações impecáveis e no desenvolvimento de personagens complexos e cativantes.

Euphoria vale cada minuto do seu tempo.

6- Mindhunter (Segunda Temporada)

Mindhunter trouxe mais uma temporada de suspense psicológico intenso e dramas pessoais profundos combinados com a investigação  criminal do assassinatos de 27 crianças em Atlanta, em 1980. Um trabalho de primeira linha de David Fincher, imperdível para os fãs de bos narrativas audiovisuais.

 

5- Chernobyl

O que caracteriza uma narrativa de terror? O que diferencia este gênero de seu gênero irmão, o suspense? Em termos bem simples, o terror tenta provocar medo, enquanto o suspense tenta provocar tensão. Mas o medo é irmão da tensão, bem como da inquietação, do estranhamento, do assombro, do espanto. Todos estes sentimentos afloram quando assistimos Chernobyl, minissérie da HBO. Trata-se da  reconstituição dramática do pior acidente nuclear da história, em 1986, na União Soviética, em plena Guerra Fria. Apesar de não ter nenhum elemento fantástico ou sobrenatural, Chernobyl funciona como uma história de terror melhor que a maioria dos filmes e séries do gênero, devido à natureza quase mística que a radioatividade tem no nosso imaginário,  em especial no imaginário de quem cresceu sob a ameaça do extermínio termonuclear.

Com atuações de altíssimo nível, fotografia estupenda, direção de arte perfeita e excelentes roteiro e direção, Chernobyl  tem chamado a atenção do público e crítica.

Leia a nossa crítica de Chernobyl .

Assista à Mesa Quadrada sobre Chernobyl .

4- Watchmen

A despeito da polêmica entre os integrantes do Razão de Aspecto, Watchmen foi uma das melhores produções de 2019. Damon Lindelof fez um grande trabalho de adaptação do universo dos quadrinhos, ao colocar no centra da narrativa os grandes temas de 2019 como as verdadeiras ameaças ao mundo como conhecemos.

3- The Boys

Quando a fama sobe à cabeça, alguns super-heróis passam a se corromper e usar seu status para se promoverem ainda mais, o que pode colocar em risco a própria população. Pensando nisso, uma equipe da CIA foi preparada para cuidar desse caso. Conhecidos como “os meninos”, esses agentes têm a missão de vigiar o trabalho dessas personalidades, assim como controlar o surgimento de novos heróis.

The Boys é a grande surpresa do ano e a melhor série do catálogo da Amazon.

2- True Detective – Terceira Temporada

Ainda que seja a que menos teve repercussão entre as cinco séries desta lista, a terceira temporada de True Detective merece o mais destaque. Com uma espetacular atuação de Mahershala Ali como protagonista, True Detective conta a história de dois policiais aposentados que tentam solucionar um antigo caso do assassinato de uma criança e do sumiço de sua irmã. O personagem de Mahershala Ali, por sua vez, está em estágio avançado de desenvolvimento da doença de Alzheimer e deseja acertar as contas com seu passado antes de ingressar, definitivamente, na escuridão da falta de memória.

True Detective cozinha a narrativa em fogo lento, em tensão permanente, enquanto trata de temas sociais e psicológicos densos. Imperdível para os fãs do Noir.

1- Dark (Segunda Temporada)

A melhor série do ano é, também, a melhor série do catálogo mundial da Netflix. Dark é ficção científica de qualidade, com complexidade, mas, ao mesmo tempo, com os recursos necessários para a compreensão da trama. Tem personagens bem desenvolvidos, tramas envolventes e ótimo valor de produção. Imperdível e, até o momento, imbatível como melhor série em produção.

Gostou da lista das melhores séries de 2019? Publique a sua nos comentários.

 

 

 

 

 

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 5    Média: 2.6/5]
Posts relacionados
  • 2 mar 2016
  • 0
Gênero: Terror Direção: Robert Eggers Roteiro: Robert Eggers Elenco: Anya Taylor-Joy, Bathsheba Garnett, Ellie Grainger, Harvey Scrimshaw, Julian Richings, Kate Dickie, Lucas Dawson, Ralph Ineson, Sarah Stephens, Wahab Chaudhry...
  • 26 fev 2016
  • 0
Gênero: Comédia Direção: Burr Steers Roteiro: Burr Steers Elenco: Lily James, Sam Riley, Charles Dance, Matt Smith, Daniel Westwood, Aisling Loftus, Ancuta Breaban, Ashley Hudson, Bella Heathcote, Dolly Wells, Dominic...
  • 10 dez 2015
  • 0
Califórnia é um filme doce, sensível e comovente. Uma abordagem inovadora de uma estrutura narrativa comum. Vale demais. O cinema brasileiro está mandando bem em...