Os Dez Piores Filmes de 2019

Piores filmes de 2019. 2019 está chegando ao fim, e chegou o período mais divertido – ou não, há controvérsias – do ano: a publicação das listas dos melhores e piores filmes dos últimos doze meses.  Nossa lista dos piores do ano foi ampla e democrática. Praticamente todos os filmes receberam crítica no Razão de Aspecto, porém, alguns nem sequer mereceram que se dedicasse tempo a esse trabalho.

Não podemos deixar de esclarecer os critérios para a elaboração da lista. Achismo? Chute? Memória Curta? Mau gosto? Todos eles somados? Nada disso, nossa lista se fundamentou nos seguintes princípios:

a) consideram-se somente filmes lançados mundialmente, em 2018;
b) consideram-se somente filmes lançados no Brasil, em 2018;
c) consideraram-se filmes de todas as origens geográficas, línguas, gêneros e temas, exceto dos filmes brasileiros, que terão lista própria.
Além disso, cabe o destaque de que, em 2018, tivemos um filme da franquia Transformers que não entrou na lista dos piores do ano. Bastou Michael Bay sair da direção dos filmes… será coincidência?!
Confira também a nossa lista dos piores de 2016 , dos piores de 2017, dos piores de 2018,  e as nossas listas mensais:

 

A disputa pelo troféu Michael Bay de 2019 foi muito acirrada. C;aro que sempre haverá filmes que, em termos absolutos, podem ser considerados piores do  que alguns listados aqui.  Porém, temos de considerar que a ruindade de um filme se amplifica de acordo com os recursos disponíveis, tanto financeiros quanto de talento envolvido. Um filme sem recursos e sem equipe talentosa não passa de uma crônica da ruindade anunciada, um filme milionário, que conta com vencedores e indicados ao Oscar, por exemplo, cujo resulto é pífio, acaba tornando-se muito pior do que os demais.

E assim coméçamso nossa lista:

 

10-X-Men: Fênix Negra

O último filme dos X-Men no universo da Fox foi um fracasso de público e de crítica, resultado de uma narrativa convencional e burocrática. Dark Phoenix pode não ser um desastre total, mas o tamanho do fracasso acaba amplificado pelo tamanho da expectativa.

9- A Maldição da Chorona

A Maldição da Chorona fica muito abaixo das expectativas. Um filme genérico, de resultado pífio, que desperdiça o potencial de uma boa história com um roteiro fraco e mal desenvolvido. Não passa de um amontoado de clichês mal executados, sem tensão e sem medo real.O filme pode funcionar para o público menos exigente, especialmente para os que não viram os trailers promocionais. No mais, A Maldição da Chorona é totalmente descartável e esquecível. O pior filme de abril de 2019.

 

8- Ma

Ma provoca sensações contraditórias. A narrativa é oscilante, com altos e baixos em quase todos os níveis. Ao tentar abordar muito temas ao mesmo tempo, tais como bullying, estupro, vingança, baixa autoestima, drogas e até síndrome de Münchhausen por procuraçãoMa acaba se perdendo e tropeçando nas próprias pretensões. O filme desperdiça grande parte do potencial como filme de terror ao desenvolver mal os personagens e seus dramas. Um grande desperdício da excelente atuação de Octavia Spencer.

7- Godzila 2: Rei dos Monstros

Com apenas 39% de avaliação da crítica no Rotten Tomatoes, Godzila 2: Rei dos Monstros é um amontoado de clichês baratos, atuações fracas, conveniências de roteiro e dialógos ruins, recheados porsequências de lutas entre monstros gigantes. Se as lutas e os efeitos visuais são o que o  Godzila 2: Rei dos Monstros tem de melhor, não são suficientes para salvá-lo como narrativa.

6-HellBoy

Com ridículos 16% no Rotten Tomatoes, o reboot de HellBoy entra na enorme lista de versões totalmente desnecessárias de bons filmes, que ninguém pediu. Um total fracasso, em todos os quesitos, fica em primeiro lugar na lista dos piores do mês.

5-Casal Improvável

Casal Improvável tinha poucas possibilidades de ser uma grande comédia. Já dizia o Barão de Itararé, de onde menos se espera é de onde não sai nada, e não se esperava muito desse filme. Para piorar, a total falta de química entre Seth Rogen e Charlize Theron somada ao monte de clichês mal colocados fazem de Casal Improvável uma comédia sem graça.

4-Anna: O perigo Tem Nome

Oficialmente, Anna Poliatova (Sasha Luss) é uma modelo famosa e muito requisitada pelas marcas de luxo ao redor do mundo, mas o maior segredo que esconde é que ela é uma das assassinas mais perigosas e bem treinadas da KGB. No entanto, Anna fará de tudo para se sentir liberta da repressão do governo russo.

Com apenas 33% de avaliação positiva da crítica no Rotten TomatoesAnna: O perigo Tem Nomeé mais um fracasso de crítica e de bilheteria de Luc Besson.

3- Obsessão

Com uma boa premissa, com uma grande atriz como protagonista, Obsessão tinha tudo para ser uma grande filme de suspense.  Os furos de roteiro são tantos e tão grandes que é impossível ignorá-los. Com direção fraca e péssimas escolhas narrativas, Obsessão ficou muito aquém do potencial da premissa. Nem a boa atuação da protagonista salvou este filme.

Obsessão

3- Os Parças 2

Com a mesma fórmula fracassada de Os Parças, a continuação mentém o nível baixo de qualidade. Infelizmente, nem sempre o que funciona na TV dá certo no cinema, nem o que dá certo no Youtube funciona como narrativa cinematográfica.

No filme, Após saber que China deixou a cadeia e está em busca de vingança, Romeu (Bruno de Luca) precisa conseguir dinheiro para deixar o país o quanto antes. Para tanto, Toin (Tom Cavalcante), Ray Van (Whindersson Nunes) e Pilôra (Tirulipa) juntam forças para reformar uma colônia de férias, de forma a atrair jovens de todo tipo. Quando o empreendimento enfim começa a funcionar, eles logo passam a competir com uma colônia vizinha, bem mais requintada.

2-Projeto Gemini

Projeto Gemini tem uma ideia que surge de tempos em tempos: usar a tecnologia para trazer uma experiência visual rara. O que é obviamente louvável, já que tratamos de um produto audiovisual. Contudo, por vezes o apuro visual não vem acompanhado de uma história consistente (e não, não estamos pedindo um roteiro “cabeça” ou digno de Oscar). Infelizmente é o caso aqui no longa dirigido por Ang Lee e protagonizado por Will Smith, que aparece em duas versões.

Temos todos um vazio estético nos EUA, um vazio estético na Colômbia, um vazio estético na Europa… achou o texto repetitivo? Pois é… dei a ideia do filme então. Uma pena para um longa dirigido pelo mesmo ser humano que dirigiu Aventuras de Pi. E o carismático Will tem escolhido projetos bem capengas Um Homem Entre Gigantes, Esquadrão SuicidaBeleza Oculta… E os problemáticos, mas não terríveis, Bright e Alladin. Aqui a ideia de confrontar o velho e o novo é mais sedutora se colocarmos Um Maluco no Pedaço para rodar ao lado de À Procura da Felicidade.

Uma pena o projeto não ter germinado um filme bom.

Projeto Gemini

1- Cats

Esta abominação cinematográfica deve entrar para a história como um dos piores filmes deste século e, possivelmente, de toda a história de Hollywood! Roteiro sem sentido, direção tosca, efeitos visuais amadores… Uma obra com diretor e atores vencedores do Oscar, realizada por um grande estúdio e com US$ 100 milhões de orçamento resultou na grande piada do ano. Sem nenhuma dúvida, o pior filme de 2019!

 

Concorda coma Lista? Publique a sua nos comentários!

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 4    Média: 4.3/5]
Posts relacionados
  • 8 nov 2016
  • 1
Ao contrário do previsto, o Razão de Aspecto pode comparecer ao quarto dia do 5º Brasília International Film Festival. Não foi sem susto, a correria...
  • 11 ago 2014
  • 0
Gênero: Drama Direção: Cao Guimarães, Marcelo Gomes Elenco: Jean-Claude Bernardet, Paulo André, Silvia Lourenço Produção: Beto Magalhães, João Vieira Jr Fotografia: Ivo Lopes Araújo Montador:...
  • 7 jan 2016
  • 1
E com Star Wars – O Despertar da Força alcancei a meta de 400 filmes em 2015, no dia 19 de dezembro! QUATROCENTOS FILMES. Nunca...