Os 3 Melhores Filmes de Novembro de 2019
Posters para "O Irlandês"

Melhores filmes de novembro de 2019. No auge do calendário da temporada de premiações, chegaram aos cinemas brasileiros  e aos canais de streaming alguns dos melhores filmes do ano, incluindo favoritos ao Oscar e às outras grandes premiações do início de 2020. A elaboração da lista de novembro foi muito difícil, considerando o grande número de excelentes filmes lançados neste mês. Resta-nos fazer algumas menções honrosas a estas grandes obras: Doutor Sono; O Relatório; Retablo; Atlantique; Ford x Ferrari; Um Dia de Chuva em Nova Iorque e Aspirantes.

 

Confira as listas dos meses anteriores:

Os 3 Melhores Filmes de janeiro de 2019

Os 3 Melhores Filmes de Fevereiro de 2019

Os 3 Melhores Filmes de Março de 2019

Os 3 Melhores Filmes de Abril de 2019

Os 3 melhores Filmes de Maio de 2019.

Os 3 melhores Filmes de Junho de 2019.

Os 3 Melhores Filmes de Julho de 2019.

Os 3 Melhores Filmes de Agosto de 2019.

Os 3 Melhores Filmes de Setembro de 2019.

Os 3 Melhores Filmes de Novembro de 2019.

 

E agora, vamos ao pódio do mês:

 

3- A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

Com 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, chega à temporada de premiações indicado ao Spirit Awards e com grandes chances de indicação ao Oscar de Mlehor Filme Internacional.

No filme, Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor.

 

2- O Irlandês

O Irlandês. Depois de uma pequena temporada nos cinemas do Brasil e dos Estados Unidos, estreia hoje, na Netflix, o novo filme de Martin Scorcese. Com orçamento de US$ 140 milhões e elenco estelar – Robert de Niro, Al Pacino, Joe Pesci, entre outros -, O Irlandês chega como grande favorito a indicações ao Oscar em, pelo menos, dez categorias, e com grandes possibilidades de vitória nas de melhor diretor, melhor roteiro, melhor filme e melhor ator coadjuvante, no mínimo, sem considerar as possíveis vitórias nas categorias técnicas.

Para além do excelente roteiro, da direção segura, e da espetacular construção de época, o grande porto forte de O Irlandês são as atuações de Al Pacino, Robert de Niro e Joe Pesci, que entregam personagens com muitas camadas, cativantes e, ao mesmo tempo, assustadores. No carisma dos atores e dos personagens, está a base do vínculo emocional do público com o filme. Essas atuações renderão pelo menos um Oscar, provavelmente para Al Pacino.

O Irlandês, portanto, vale o investimento do seu tempo. Aproveite.

 

1- Parasita

Parasita é uma aula de cinema, em todos os aspectos.  O roteiro desenvolve-se com cadência precisa, ao relacionar cada ação, cada cena e cada ponto de virada da narrativa, sem deixar nenhuma ponta solta. Seja no desenvolvimento dos personagens, tanto da família rica quanto da pobre, seja no comentário social profundo e alegórico, apresentado por  Joon -Ho Bong.  Em Parasita, não há diálogos expositivos, não há facilitações narrativas de nenhum tipo – o roteiro não subestima a inteligência do público. A simples menção recorrente a um cheiro, por exemplo, pode ser o gatilho para uma série de eventos decisivos para a trama.

Parasita chega muito forte para a disputa do Oscar 2020. Além de favorito indiscutível para o Oscar de Melhor Filme Internacional, há grandes possibilidades de indicação para melhor filme – na categoria principal -, melhor fotografia, melhor direção e melhor montagem.  O cinema coreano, que, desde Old Boy, tem criado obras inesquecíveis. , pode receber sua primeira indicação aos Oscar, na história, quebrando a banca e deixando para trás várias grandes produções de Hollywood que fracassaram tanto artisticamente quanto nas bilheterias.

Curtiu a lista? Publique a sua nos comentários!

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]
Posts relacionados
  • 3 fev 2019
  • 0
Paradise Hills / Spain, USA (Director: Alice Waddington; Screenwriters: Nacho Vigalondo, Brian DeLeeuw; Producers: Adrián Guerra; Núria Valls; Principal Cast: Emma Roberts, Danielle Macdonald, Awkwafina, Eiza González,...
Sundance
  • 22 jan 2018
  • 0
Para mais da Cobertura do Festival de Sundance 2018, siga o Razão de Aspecto no Facebook e no Youtube E os canais parceiros do #ConexãoSundance: Cinem(ação), Cine Drive Out, Artecines, OSete e Correio Braziliense. Acompanhe...
  • 10 jan 2016
  • 0
Snoopy e Charlie Brown – Peanuts: o Filme é um filme evocativo, para os adultos, e divertido e doce, para as crianças. ————————————————————————————————