Se em Julho tivemos filmes ótimos (como você pode conferir aqui), também temos o outro lado da moeda. Por sorte poucos realmente desastrosos então a lista sequer terá uma menção (des)honrosa. Vale o comentário de que os filmes citados são ruins por motivos diferentes. E que todos eles, também de maneiras distintas, tem um público alvo bem marcado. E ressalto que mais uma vez contamos com um nacional. Vamos à lista:
3- COMO SE TORNAR UM CONQUISTADOR:
O equivalente americano ao nacional Um Tio Quase Perfeito, o longa é, mais do que propriamente ruim, genérico. Uma construção rasa dos personagens colocam os movimentos em cena facilmente previsíveis. Como se Tornar um Conquistador é esquecível por não tentar nada de novo e mesmo que involuntariamente se parecer com vários outros. O arco do protagonista é de difícil empatia e os coadjuvantes que estão lá para gags cômicas de um humor físico e histriônico. Além disso, a dinâmica entre os personagens fica um tanto torta e a ousadia nas piadas que vimos nas primeiras cenas se perde.
Veja a nossa crítica completa de Como se Tornar um Conquistador.
2- DETETIVES DO PRÉDIO AZUL – D.P.A. O FILME
Série de sucesso com a criançada, nada mais natural ter um filme. O problema começa quando o longa não se distancia do seriado e obriga ao espectador só da sala de cinema ter o conhecimento prévio. O erro mais grave é tratar o próprio público como idiota, ao explicar cada movimento em cena. O “detetives” do título é usado de forma muito simplória, mesmo considerando a proposta infantil. A direção usa o prólogo e o epílogo como única função ensinar essas palavras para as crianças. A inserção de dois números musicais é só para cumprir uma cota do gênero. Os atores mirins são ruins, mas os adolescentes estão péssimos. Completamente tortos em cena. O elenco adulto, em certa medida, até se diverte, mas também não convence.
Veja a nossa crítica completa de Detetives do Prédio Azul.
1- TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO (ou Transformers 5: Michael Bay desistiu do cinema)
Este é um caso não raro: a franquia Transformers arrecada uma quantidade obscena de dinheiro. Sinal que tem um público fervoroso que consome qualquer coisa. De modo algum quero tirar o teu direito de gostar disso ou daquilo, nem tenho esse poder…Mas como obra cinematográfica, seguindo requisitos mínimos, de montagem, direção e roteiro, Transformers se tornou um exemplo a não ser seguido. O sucesso comercial, objetivo dos responsáveis, está lá respondendo nas bilheterias. Mas como este é um site de crítica de cinema e não de termômetro de audiência, então Transformers é sim algo muito pobre.
Viram os filmes da lista dos piores de Julho? Concordam com as avaliações? Julho foi um mês mais positivo ou negativo para o cinema? Deixem aí nos comentários.