Muitos filmes sensacionais chegaram nos cinema brasileiros neste primeiro semestre. Boa parte deles ainda de 2016, que chegam com atraso no Brasil. Contudo, nem só de La La Lands, Moonlights e Logans vive a sétima arte… muitas bombas daquelas que doem de ter pago ingresso caro fizeram parte das lembranças negativas – foi até difícil fechar um ranking dos Piores só com 10….
Esta lista é pessoal, então convido a todos a colocar a própria lista nos comentários.
Vamos aos Piores filmes do 1º Semestre de 2017 (infelizmente com três filmes nacionais…):
Talvez o filme menos conhecido da lista, porém o mais polêmico. Parte da crítica amou este longa. A premissa é boa, mas a execução terrível. O roteiro tenta enganar o espectador da pior maneira possível. O subtexto fica envolto a uma identidade torta. A montagem abusa de recursos, como fade outs, sem sentido – ou pior conscientemente sem sentido. E há um famigerado “arco” de uma conversa via sms que desafia a paciência do público. A coitada da Kristen Stewart nem tem tanta culpa, mas ela conseguiu um projeto pior que Crepúsculo.
Confira a crítica completa de Personal Shopper
A história do menino que nasceu e cresceu fora da Terra poderia render reflexões, ter um cunho científico interessante ou até uma história de amor convincente. No entanto, as reviravoltas são previsíveis desde a primeira cena. O trato da parte científica é nada além de ridículo. O romance é baseado em mentiras e fica tudo bem. A aventura tem problemas que são resolvidos de maneira frágil e convenientes. Em suma: nada funciona.
Confira a crítica completa de Um Espaço Entre Nós
Reúne várias “estrelas” do mundo da internet, mas consegue ser pior que o filme da Kéfera, o É Fada…. Beira um amontoado de esquetes sem um fio condutor. Até o título é problemático: já que o longa representa um espectro muito pequeno da internet – além de precisar usar figuras da TV para se apoiar – e a explicação de que é um filme é um tanto redundante (a sala escura, a pipoca e o ingresso caro já não eram dicas suficientes que se tratava de um filme?).
Confira a crítica completa de Internet – O Filme
O Chamado 3 tem como grande mérito tirar Dominação (outro terror do ano) da lista dos piores. A história segue todos os clichês genéricos do terror: vemos idas ao cemitério, personagens se afastando sem motivo, atitudes estúpidas, outras deduções inteligentes que não condizem com a estupidez anterior, jumpscare como muleta, viradas cretinas – e até trailer enganador, ao mesmo tempo que entrega mais do que devia….o número 7 vem mais como enganação do que como uma mega simbologia. O terror, em meio a isso tudo, fica um grande nada sem força.
Confira a crítica completa de O Chamado 3
6) CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS
Se você detestou Cinquenta Tons de Cinza, calma… guarde os adjetivos negativos para esta sequência. Os 50 Tons Mais Escuros consegue ser incrivelmente pior. O exemplo parte desde a trilha (premiada antes), que agora berra a todo instante, passa pelas contradições dos personagens e chega até nas famigeradas cenas de sexo – que de excitante tem pouco. Mas do que ter um material pobre, o longa se supera no descuido como na cena do problema aéreo ou mesmo na quantidade de humor involuntário. Mas guenta o coração que tem pelo menos mais um filme da saga vindo aí…
Confira a crítica completa de Cinquenta Tons Mais Escuros
A medida aqui é simples: você achou genial o trocadilho sexual do título? Se a resposta for positiva então você vai rir com o filme. Caso contrário, bem… terá uma das mais insossas experiências cinematográficas do ano. Um combo de sexo sem sexo, com piadas batidas e personagens clichês tentam rechear a duração do filme, mas claro o resultado é um grande nada. O misto de vírus “mortal” com hotel de luxo que não é de luxo tem como consequência um amontado de bons humoristas sem ter o que fazer.
Confira a crítica completa de Ninguém Entra, Ninguém Sai
4) RESIDENT EVIL 6: O CAPÍTULO FINAL
A franquia nunca foi a minha favorita, mas eu tinha esperança que este entregasse algo mais bem acabado. O problema: eu não vi o filme. Sim, eu estava na sala, mas o longa é feito a base de um pisca pisca irritante, que boa parte dele requer um esforço de adivinhação do que está se passando. A trama é pífia: motivações erradas, explicações absurdas e subtextos que sobram. Não ser fiel ao jogo, acreditem, é o menor dos problemas…
Confira a crítica completa de Resident Evil 6
Normalmente eu não ligo tanto para o teor das mensagens do filmes, eu me importo mais no como aquilo é passado. Em A Bailarina, há falhas nos dois sentidos: a mensagem é MUITO errada, coisas como “não se esforce”, “minta” e “traia quem confia em você” são exaltadas. A quantidade de personagens – alguns com a única função de dizer o próprio nome – tornam a jornada ainda pior
Confira a crítica completa de A Bailarina
Os responsáveis pelo filme sabem como fazer o público chorar. Mas há dois tipos de lágrimas aqui: aqueles que choraram por ter gasto tempo e dinheiro com essa bomba e aqueles que genuinamente choraram de emoção. Para este segundo grupo, faz-se necessário uma reflexão: percebam os artifícios maniqueístas que o longa utiliza para arrancar emoção: amor, morte e tempo são temas fortes e complexos, aqui tratados como uma cor única. Cada representação dos temas só segue por um caminho. As 897 viradas na trama soam tão vazias que não há surpresa. Incrível como o elenco desse filme se submeteu a isso…
Confira a crítica completa de Beleza Oculta
1) GOSTOSAS LINDAS E SEXIES
Gostosas Lindas e Sexies é muito problemático. A proposta de dar voz à mulheres que fogem daquele padrão batido de beleza é ótima. No entanto o filme se boicota a todo instante. O empoderamento não é visto e o reforço de esteriótipos grita a todo instante. A narrativa é vazia, e o cotidiano soa artificial (ninguém tem aqueles diálogos) até para um filme de comédia – aliás, parabéns para quem rir aqui. Representatividade e cinema são muito mais do que isso. Potencial pior filme não só do semestre, mas de todo o ano.
UFA….depois dessa lista de Piores quero rever um A Chegada ou então mergulhar novamente na trilogia do Poderoso Chefão…
E para você: quais foram os Piores filmes deste ano até agora?