Abril foi o mês mais fraco do ano no cinema. Apesar de bilheterias que arrasaram quarteirões como a incrível maior abertura da história para Velozes e Furiosos 8, no quesito qualidade o mês deixou a desejar. Tanto que para formar o top 3 tive que incluir um longa que não obteve sequer 4 estrelas.
E já vale tirar o elefante da sala: eu não gostei tanto de Guardiões da Galáxia quanto os demais autores do Razão de Aspecto. Na lista deles com certeza o filme estaria, na minha não alcançou o pódio.
Vamos à lista dos melhores de Abril:
(confira também os melhores de Janeiro, Fevereiro e Março)
Um documentário-denúncia que explora com vigor a questão Guarani Kaiowá. Martírio é o típico filme que precisa surgir de tempos em tempos. Vai virar bibliografia básica para quem estuda o assunto. Destaca-se o sentido de pertencimento, explorar certos contrastes de uma forma ate bem humorada em meio ao peso de tantas atrocidades e uma excelente contextualização politico-histórica.
Veja nossa crítica sobre Martírio
Talvez a narrativa de Além da Ilusão afaste um público grande, mas aqueles que encararem o desafio serão recompensados com um longa cheio de símbolos e subtextos. O tema do desconhecido é posto em tela com todo o plano de fundo da iminente guerra. A metalinguagem com o cinema é um arco essencial. E as belas atuações do trio principal: Natalie Portman, Emmanuel Salinger e Lily-Rose Depp condecoram uma obra arte.
Confira a nossa crítica completa sobre Além da Ilusão
Na contramão da indicação anterior, Vida é extremamente palatável. Uma mistura de gêneros que no fim das contas traz um sci-fi/suspense de qualidade e muito eficaz dentro da proposta. Não espere grandes filosofias, apesar de entregar uma reflexão interessantes sobre a questão título, típico filme pipoca que sabe o que é e onde quer chegar. Veja em tela grande e aproveite o melhor do som e das belas imagens. Um misto de Alien, Gravidade e Kong.
Confira nossa crítica completa sobre Vida
Como vocês viram não foi um mês memorável. E para ti, qual o top 3 de Abril? Deixe aí nos comentários…