Uma Aventura Lego 2 (2019) – Crítica
Uma Aventura Lego 2

A franquia LEGO nos cinemas tem, no geral, bons momentos. Uma Aventura LEGO (2014) traz uma história bem redondinha usando a base da jornada do herói, mas sob a roupagem dos brinquedos de encaixar. O subgênero dos super-heróis é desvirtuado no divertido e caótico LEGO Batman (2017). O ponto fora da curva é o Ninjago (2017), ao não conseguir aproveitar os personagens e parecer um filme do Michael Bay.

Chegamos em 2019 com a sequência daquele que deu origem a este universo. Uma Aventura Lego 2 é mais maduro e cada vez mais autoconsciente, vemos uma expansão graças às revelações finais do antecessor – a inteligente relação do mundo real com a história que acompanhamos. Tanto que o presente filme se inicia no exato momento que aquele termina, com a entrada da irmã em cena.

Uma Aventura Lego 2

Após “Monstros alienígenas” invadirem a cidade, nossos heróis têm que (se) transformar o alegre ambiente em uma pós-apocalíptica região – e eles próprios precisam amadurecer e ficar “durões”. No meio daquele período de calmaria trevosa, chega mais um ser diferente e rapta os líderes locais. O nosso protagonista e líder improvável Emmet (voz do Chris Pratt) tem que sair em uma jornada para ajudá-los (e sim, o clichê de autoconhecimento se faz presente).

Os elogios aqui são ctrl c ctrl v dos filmes anteriores: a dinâmica visual é maravilhosa. Ver as peças se modificando e tendendo ao infinito de possibilidades é a marca aqui (em uma adaptação perfeita do brinquedo, se isso é só uma propaganda para vender LEGO que eles façam mais que dá certo). A variedade de bonecos, cenários e cores vão agradar fãs de LEGO, crianças e cinéfilos. Outro ponto positivo são as referências aos outros mundos do Estúdio Warner (e até algumas alfinetadas aos concorrentes), em especial a Liga da Justiça – e mais especificamente o Batman.

Se os momentos elogiáveis repetem o que já foi feito, infelizmente os momentos de queda também. A aventura é por demais formulaica e acaba tendo barrigas principalmente na virada do segundo para o terceiro ato. A boa ideia está lá, mas parece que faltou viço para preencher as quase 1h50.

Uma Aventura Lego 2

Um bom exemplo de ferramentas simples, mas que são bem usadas são as músicas. Os responsáveis por Uma Aventura LEGO sabem que ela fez sucesso e do potencial chiclete (“tudo é incrível…”). Então admitem tal objetivo dentro da diegese do filme, o que ameniza as pausas que o longa faz para repetir a trilha. Na maior parte do tempo funciona, em outros fica de fato repetitivo. Seguindo nessa linha, no ato final, onde vemos a mensagem explicitamente, havia o risco de um viés de auto ajuda e/ou bobo, até se esbarra nesses clichês, mas o resultado funciona exatamente pela incorporação dentro da trama.

Para além do senso de novidade que o filme antecessor carregava consigo, este já mostrou que LEGO é um bom produto que encaixa também no cinema.

PS: dois detalhes para além filme: a tradução e a dublagem. Independente de serem melhores ou piores que a original é uma pena que não possamos ter contato com o material pensado pelos responsáveis pelo filme. Não quero desmerecer os dubladores locais. Porém fica uma avaliação completamente enviesada não escutarmos as vozes base. Imagino que terá uma predominância gigante de sessões assim. 

Not rated yet!

The Lego Movie 2: The Second Part

20191 h 46 min
Overview

Cinco anos após os eventos do primeiro filme, a batalha contra inimigos alienígenas faz com que a cidade Lego torne-se Apocalipsópolis, em um futuro distópico onde nada mais é incrível. Neste contexto, Emmet constrói uma casa para que possa viver ao lado de Lucy, mas ela ainda o considera ingênuo demais. Quando um novo ataque captura não apenas Lucy, mas também Batman, Astronauta, UniKitty e o pirata, levando-os ao sistema planetário de Manar, cabe a Emmet construir uma espaçonave e partir em seu encalço. No caminho ele encontra Rex Perigoso, um navegante solitário que decide ajudá-lo em sua jornada.

Metadata
Director Mike Mitchell, Trisha Gum
Writer Phil Lord, Christopher Miller, Raphael Bob-Waksberg
Author
Runtime 1 h 46 min
Release Date 26 janeiro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 3    Média: 2.3/5]