Pequena Grande Vida (2017) Downsizing – Crítica
Posters para ""

Pequena Grande Vida tem uma ideia muito boa: uma dupla de cientistas consegue achar uma fórmula que reduz as pessoas de tamanho. O que ajudaria o planeta, já consumiríamos menos e produziríamos menos lixo. E ainda de quebra tornaria as pessoas todas ricas já que os custos para fazer as coisas diminuiria (o que basta entender um pouquinho de economia pra saber que essa ideia a longo prazo seria uma furada, mas enfim…).

O longa acompanha um casal que resolve passar pelo processo de diminuição. Então vemos Matt Damon e  Kristen Wiig se questionando se tal prática iria mesmo mudar a vida deles ou não, discussão esta que toma conta do mundo (“será que os pequenos não deveriam ter direito a 1/8 do voto, já que não contribuem para a economia?” questiona um personagem). O primeiro ato, por conta dessa oposição é bem promissor.

Pequena grande vida

O problema maior (sem trocadilho) se dá quando o filme começa a abordar muita coisa. Histórias são abandonadas, novas subtramas surgem, motivações mudam… é ótimo um filme onde temos reviravoltas ou personagens evoluindo, mas isso a custo de uma coesão e de uma falta de identidade não sei se é uma boa ideia.

Realmente fico em dúvida sobre o que o longa queria ser. Parece que ele foi se descobrindo (e se perdendo) conforme os longos 135 minutos passavam. Sim, aí vai outra opção questionável. A duração carecia de uma enxugada considerável, possivelmente reflexo do problema apontado antes.

Só para ilustrar: temos uma comédia, com ares de besteirol. Um drama familiar. Toda a questão médica da diminuição. Os dilemas éticos, financeiros e políticos da vida pós-transformação. Além da parte de consciência ambiental. Ao tentar abraçar tantos temas Pequena Grande Vida se torna enfadonho e raso. Atira para todos os lados e só consegue atingir o próprio pé.

Pequena grande vida

Para piorar, a montagem atrapalha ainda mais a tediosa narrativa. Recursos como fade outs e marcação temporal na tela são o máximo que eles conseguem para dinamizar a trama – o que causa o efeito oposto quando usado em excesso como é o caso aqui. O final em especial tem o problema de esticar demais todas as cenas – talvez a ideia seria reforçar o drama, o que também acaba apenas o enfraquecendo.

A despeito de um bom design de produção, boa premissa e atuações até dignas (fiquem de olho em Hong Chau), Pequena Grande Vida se apequena ao tentar ser mais do que ele mesmo se propôs ou pelo menos por não definir exatamente a que ele vinha.

Not rated yet!

Downsizing

Overview

Na cidade de Omaha, as pessoas descobrem a possibilidade de reduzir de tamanho para uma versão minúscula, a fim de terem menos gastos vivendo em pequenas comunidades que se espalham pelo mundo. Encantado após ter contato com amigos que passaram pelo processo, um homem (Matt Damon) decide convencer sua esposa (Kristen Wiig) a adotar o curioso novo estilo econômico de vida.

Metadata
Director Alexander Payne
Writer
Author
Runtime
Release Date 22 dezembro 2017

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 2    Média: 1.5/5]