Peixonauta – O Filme (2018) – Animação nacional – Crítica
Peixonauta

Peixonauta – O Filme é uma animação brasileira. O longa advém de uma série animada para a TV. O filme atual comete um grande pecado, comum em obras derivadas (vide Gaby Estrella- O Filme): não há introdução dos personagens e a aposta fica muito no limiar entre a bem-vinda falta de exposição e a confusão para marcar as ligações entre os personagens.

O visual é simples, não espere um apuro Pixar, porém de forma alguma de mau gosto. Pelo contrário, Peixonauta – O Filme é colorido na dose certa e tem cenários vivos. É a simplicidade fácil de ser relevada. Uma das raras produções nacionais em 3D, mas vi em 2D, não pude, portanto, conferir a tecnologia.

Peixonauta

A trama, voltada para crianças até 6-7 anos, atinge de forma exemplar o público alvo com explicações simples e orgânicas, uma premissa instigante para os pequenos e um mistério que resulta em uma aventura saudável.

Por falar em saudável, o longa consegue um equilíbrio raro, como já era visto na série: traz elementos ecológicos sem ser uma aula chata. Por exemplo, fica claro pelo subtexto a importância de preservar a água e até de ter atenção ao lixo espacial, porém nunca o filme para para dar uma lição de moral.

Mas nem tudo são flores, a quebra da quarta parede poderia resultar em um momento mais divertido e com uma interação talvez sendo feita de forma progressiva e sem ser tão isolada. O elemento (uma bola colorida) surge do nada e fornece pistas a partir de uma dança com o público.

O contato com uma substância fundamental no filme (mesmo sendo infantil não vou dar spoiler) gera consequências variadas conforme o roteiro precisa. Sendo uma incomoda incoerência – até para os pequenos mais sagazes.

Peixonauta

Já a trilha sonora original funciona para embalar sem pesar no gênero. Ou seja, quem não curte musicais está salvo. Mas os outros sons e até algumas vozes não tem o mesmo zelo. Os personagens passam por uma mudança vocal que também é usada de forma desequilibrada.

Apesar dos problemas, o carisma salva bem. O epílogo é o exemplo mais nítido. Uma divertida (mesmo para os adultos) brincadeira metalinguística. Ano passado tivemos diversas animações nacionais, como Lino, As Aventuras do Pequeno Colombo, Historietas Assombradas – O Filme e Bugigangue no Espaço. Em 2018 o trabalhoso e ainda escasso produto começa bem!

Not rated yet!

Peixonauta - O Filme

Overview

Peixonauta, Marina e Zico saem do Parque em busca do Dr. Jardim e dos primos Pedro e Juca, mas ao chegarem à cidade grande encontram tudo vazio. Após investigarem melhor, percebem que as pessoas não sumiram, mas sim encolheram. Intrigados e correndo contra o tempo, Peixonauta e seus amigos precisam desvendar a causa do fenômeno e salvar a população do desaparecimento completo.

Metadata
Director Celia Catunda, Kiko Mistrorigo, Rodrigo Eba
Writer
Author
Runtime
Country  Brazil
Release Date 25 janeiro 2018

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 2    Média: 4/5]