Paulistas (2018) – Documentário Brasileiro – Crítica
Posters para "Paulistas"

Primeiro: Paulistas não é um documentário sobre as mulheres nascidas em São Paulo. O título se refere a uma região rural em Goiás. Local que, devido a migração para outras cidades, em especial Catalão, acabou ficando sem jovens – estes foram estudar e trabalhar fora e só regressam nas férias.

Basicamente a história acompanha a rotina dos mais velhos em Paulistas e Soledade e da interação com o trio de jovens irmãos que estão no local por ser o mês de julho. Então, confronta-se, por imagens e até sons, os dois universos.

Paulistas

Muitas cenas parecem não ter um grande propósito – confesso que algumas delas eu não achei um – mas elas falam sem dizer muito. É importante ter um ritmo mais calmo para nos colocar naquele ambiente. Contudo, tal escolha resulta em momentos um tanto esticados – a despeito da analogia visual já citada.

A câmera do diretor Daniel Nolasco tenta ser pouco intrusiva. Deixando, portanto, a ação acontecer sem uma grande intromissão. Não há depoimentos como em outros tipos de documentários. Esse caráter observacional reforça o ponto anterior: é um elemento válido, contudo, pesa na narrativa.

Outro quesito que vem muito carregado é a trilha. A oposição, óbvia, entre a moda local e o rock dos garotos anda lado a lado com acordes manipulativos, em especial quando uma personagem assiste TV. A trilha quer que você aceite quem é o vilão da história.

Os únicos momentos textualmente explicativos vem em pequenas frases no início. O restante tenta evidenciar as relações de forma visual. Essa não exposição é uma opção corajosa, em geral os diretores pecam pelo excesso. Aqui, todavia, pecou-se pela falta. O tema, caro ao diretor (já que tem nuances biográficas), poderia ser melhor aprofundado. Ficou a sensação de oportunidade desperdiçada.

Paulistas não chega a ser péssimo, longe disso, mas a aposta resultou em um retrato menos rico do que poderia.

Not rated yet!

Paulistas

Overview

Paulistas e Soledade são duas regiões rurais localizadas no sul de Goiás. No começo da década de noventa o êxodo rural foi intensificado com a expansão da monocultura agrícola e a exploração dos recursos hídricos. Desde 2014, não existem mais jovens morando na região. Estamos em julho, mês de férias. Época em que os filhos visitam a casa dos pais.

Metadata
Director Daniel Nolasco
Writer
Author
Runtime
Country  Brazil
Release Date 22 Fevereiro 2018
Actors
Starring: —

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]