O Touro Ferdinando (2017) – Crítica
O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando é bem simples, porém com potencial para divertir os pequenos.

Não é de hoje que temos animações que são voltadas apenas para o público adulto (como Anomalisa) ou que agrada crianças e os responsáveis (como Procurando Dory), mas é sempre bom ter a opção de uma animação voltada quase que exclusivamente para as crianças – e ela ser digna e não coisas como Cantando de Galo.

Aqui a história segue Ferdinando um touro que não quer o “destino” de brigas e touradas, ele aprecia a natureza e é pacífico. A jornada é bem básica contendo elementos comuns a diversos filmes do gênero: amigos para ajudar, autoconhecimento e mensagem nobre.

touro-ferdinando

Tudo isso regado a diversas gags, a cada cena tem alguém tropeçando ou fazendo uma careta que vai arrancar risadas dos menos exigentes. Contudo, apesar da estrutura ser pouco criativa, Carlos Saldanha (diretor brasileiro que já tinha no currículo A Era do Gelo e Rio) tem algumas boas ideias e faz algo raro: não duvida da inteligência das crianças.

Há uma máxima no cinema que diz: “mostre, não fale”. Basicamente é você usar as imagens para passar um sentimento, mensagem ou seguir com a história, ao invés de contar isso com diálogos expositivos. O Touro Ferdinando até tem uma parcela que entra neste segundo grupo, algo natural até para filmes voltado aos adultos.

Mas é ao confiar no material (e no público) que o longa se destaca. Seja no touro Ferdinando crescendo comendo cenouras – não há uma marca textual que diga: “olha, comer cenouras é saudável”, vemos apenas ele tomando corpo e se alimentando daquela forma. Isso cria uma associação promissora na mente da crianças.

Outro exemplo é em um personagem que morre no filme. E não há menção da morte, apenas uma cena de vazio que estendemos o que acontece, aliás não há sensacionalismo no momento, o que é ótimo também. Ou então um outro indo para o abatedouro e sabemos disso a partir de um desenho no caminhão.
touro-ferdinando

Uma pena que estes bons momentos dividem a tela com uma certa barriga, especialmente no segundo ato e na virada para o terceiro. Por mais que ele recupere o bom ritmo (em uma cena muito semelhante ao que acontece em Procurando Dory), fica prejudicado por conta de um certo excesso anterior.

Excesso também no número de personagens. São touros, humanos, ouriços e cavalos – estes podendo ser retirados sem prejuízo para a trama e ajudaria na concisão do filme. Os ouriços estão ali para facilitar o caminho e ter algumas piadocas.

Vale também se atentar para um pequeno furo. Quando Ferdinando encontra Nina (humana) ela não tem artifícios para saber o nome dele e ainda assim faz tal descoberta. A parte temporal e geográfica também são estranhas e os acontecimentos se atropelam.

Como o filme é infantil e tem o tema da tourada como integrante do arco principal, então o comentário cabe: Touro Ferdinando não incentiva a prática, mas tampouco é panfletário contra. Ele simplesmente usa o fato como elemento cultural. Ainda assim, há uma boa inversão no final que corrobora uma lição de não violência.

touro-ferdinando

Ainda há chances de Oscar para o filme, mas Viva: A Vida é uma Festa, Com Amor, Van Gogh, Lego: Batman e Poderoso Chefinho estão mais garantidos, sobrando assim uma vaga que pode ou não ser de O Touro Ferdinando.

PS: dois detalhes para além filme: o 3D e a dublagem. Independente de serem melhores ou piores que a original é uma pena que não possamos ter contato com o material pensado pelos responsáveis pelo filme. Não quero desmerecer os dubladores locais. Porém fica uma avaliação completamente enviesada não escutarmos as vozes base em diálogos e canções. Pelo menos em Brasília só temos sessões assim. O 3D até tem algumas cenas que as coisas “saem” da tela, mas no geral é um recurso dispensável. 

 

Not rated yet!

Ferdinand

Overview

Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

Metadata
Director Carlos Saldanha
Writer Ian Southwood
Author
Runtime
Release Date 9 dezembro 2017

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 6    Média: 2.2/5]