O Protetor 2 (The Equalizer 2, 2018) – Crítica
O Protetor 2

Caso você não tenha visto o longa anterior, a primeira cena de O Protetor 2 já nos mostra um pouco a que veio Robert McCall (Denzel Washington) e por metonímia o longa como um todo, dirigido por Antoine Fuqua. Naqueles minutos iniciais, já vemos intensidade, senso de justiça, um certo humor/charme e uma câmera que valoriza a simbiose homem (e que homem)/espaço – espaço este bem variado ao longo do filme.

A cenas seguintes consegue um equilíbrio no reforço do lado físico e do lado humano. Agora McCall aparece como motorista de aplicativo e auxilia os passageiros e quando necessário desfere sopapos nos malfeitores que vê no caminho – com todo o estilo de ter aquela visão holística do ambiente e em segundos resolver a situação.

O Protetor 2

Se o nosso (super) herói consegue ou não os objetivos de salvar a própria pele e a dos amigos, isso vocês conferem no filme. Fato é que diversas cenas causam uma tensão e/ou entretenimento bem eficaz, vide quando um bandido entra no carro dirigido pelo Robert McCall ou na cena onde ele presta um auxílio remoto.

Apesar de todos os momentos de ação, o fio narrativo se desenvolve com uma calma peculiar, quase lentidão, atípica em filmes do gênero. Um pouco pela avançada idade do protagonista, mas muito pelo DNA que Fuqua quer passar ali.

Repare por exemplo nas vezes que perguntam ao protagonista “quem é você”, isso reforça o mito em cima e só é possível a partir de uma construção gradativa. Outro ponto forte são as relações cotidianas, algumas pouco relevantes, outras mais significativas como a com o jovem pintor.

O Protetor 2

O terceiro ato o confronto é muito bem realizado. Em meio a uma névoa e o local semi abandonado permitem novas técnicas de combate que são exploradas de forma exímia. E mesmo dentro desse módulo há variações para evitar a monotonia.

As referências ao longa anterior são dosadas e aparecem de forma moderada, quase como eater eggs, como os TOCs tão repetidos na produção de 2014. Assim, salvo alguns pequenos detalhes, é perfeitamente possível ver este filme de forma isolada.

O Protetor 2 se sagra como um dos melhores exemplares do gênero em 2018.

Not rated yet!

The Equalizer 2

20182 h 01 min
Overview

Massachusetts, Estados Unidos. Robert McCall (Denzel Washington) agora trabalha como motorista, ajudando as pessoas que enfrentam dificuldades decorrentes de injustiças. Quando sua amiga Susan Plummer (Melissa Leo) é morta, durante a investigação de um assassinato na Bélgica, ele decide sair do anonimato e encontrar seu antigo parceiro, Dave (Pedro Pascal), no intuito de encontrar pistas sobre o autor do crime.

Metadata
Director Antoine Fuqua
Writer
Author
Runtime 2 h 01 min
Release Date 19 julho 2018

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]