O Manicômio (Heilstätten, 2018) – Crítica
Posters para ""

O Manicômio é um terror alemão do estilo found footage, ou seja, todo ele é passado a partir de câmeras da própria história. O modelo aqui se justifica, pois os personagens são youtubers. O longa aposta em diversos tipos de filmagem para deixar a coisa mais dinâmica. A aposta não foi comum e deu um frescor.

Há uma certa infantilidade (pra não dizer idiotice) nos diálogos, alguns também justificados pelo estilo dos personagens, outros só o roteiro sendo frouxo e os atores sofríveis. As ações estúpidas também fazem algum sentido tendo em vista o terror a que eles são submetidos e principalmente pelo fato que todos nós,especialmente quando jovens, fazemos coisas estúpidas.

O Manicômio

Arranha-se uma mitologia que torna o cenário potencialmente produtivo para aterrorizar (nazismo). Mesmo sem usar de forma plena e mais falar do que mostrar, pelo menos O Manicômio tenta. Poderíamos, portanto, ter uma produção de nível mediano. Típico filme 2,5 pra falar das nossas estrelas (em um universo de 1 a 5). Mas infelizmente a coisa muda de figura.

Os minutos finais, que obviamente não vou revelar aqui, jogam tudo por água abaixo. Digamos que um detalhe na edição foi crucial para isso. As reviravoltas podem divertir alguns, mas no frigir dos ovos elas conseguem enfraquecer até o referido frescor. Pois de certo modo dão uma explicação rocambulesca para a escolha.

Vale frisar que o longa só tem versão dublada. Um tiro muito errado dos responsáveis. Pois isso prejudica a análise do filme já que não estamos diante da obra original. Parece que filme de terror em outra língua (que não a americana) não é aceito pelo público, vide A Noiva (russo), que também só veio dublado pra cá.

Not rated yet!

Heilstätten

Overview

Um grupo de youtubers entra ilegalmente na área de cirurgia (supostamente assombrada) em um manicômio abandonado para um desafio de 24 horas, com a esperança de viralizar o vídeo e conseguirem mais seguidores. Porém, não demora muito para eles descobrirem que não estão sozinhos e não são bem-vindos ali. O desafio, na verdade, é o da sobrevivência.

Metadata
Director Michael David Pate, Martin Goeres
Writer Ecki Ziedrich, Michael David Pate
Author
Runtime
Country  Germany
Release Date 22 fevereiro 2018

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 2    Média: 3/5]