Meu Querido Filho (Weldi, 2018) – Crítica
Posters para "Dear Son"

Meu Querido Filho começa estabelecendo a relação de uma mãe e um pai – especialmente este – com o filho vestibulando. Temos um retrato de pais carinhosos, preocupados, mas que nem sempre conseguem atingir e entender aquele jovem, neste longa que é uma coprodução da Tunísia, Bélgica, França e Catar.

A primeira cena, de Sami (Zakaria Ben Ayyed) tendo uma crise nervosa e vomitando, mostra uma típica passagem que muitos pais já viveram. Outros momentos trazem aquele zelo com outras amplitudes: o filho faz besteira. O pai fica revoltado e quase renega o garoto. Na cena seguinte ele já o perdoou (afinal é o pai) e dorme no carro para esperá-lo sair de uma festa.

Enquanto Meu Querido Filho se detém neste dia a dia, o longa tem os melhores momentos. Até pela universalidade do tema, o que facilita a recepção. No entanto, um acontecimento muda os rumos daquela família e o tom da obra. O que era tranquilo, fica um tanto abrupto. E mesmo coincidindo com o que está em tela, sentimos o longa patinar.

Durante várias cenas somos habilmente colocados na pele daquele homem. Por exemplo a câmera o acompanha e temos aquela visão a partir da nuca do personagem. É curioso como no começo ele “acha” todas as respostas na internet, mostrando-o como ingênuo. Humaniza-se, portanto, ainda mais aquela figura.

Os diálogos com a amiga servem como um alívio para o personagem, mas nesses momentos o filme fica bem expositivo. E alguns sentimentos que já estavam bem explícitos soam redundantes. Ainda assim, o recurso funciona para dar mais uma camada àquele homem.

Meu Querido Filho termina de modo impactante e belo. E volta a subir a nota depois de alguma barriga no segundo ato.

Not rated yet!

Dear Son

20181 h 40 min
Overview

Riadh (Mohamed Dhrif) está prestes a se aposentar como motorista no porto de Túnis. Com Nazli (Mouna Mejri), ele forma um casal unido em torno de seu único filho, Sami (Zakaria Ben Ayyed). As repetidas enxaquecas dele preocupam seus pais e no momento em que Riadh acha que seu filho está melhor, ele desaparece.

Metadata
Writer Mohamed Ben Attia
Author
Runtime 1 h 40 min
Country  Belgium France Qatar Tunisia
Release Date 14 novembro 2018

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]