Está com ressaca do Oscar? É normal que após a cerimônia as estreias no cinema sejam um pouco inferiores ao normal, mas este ano parece que a coisa está batendo recordes.  Temos um filme de tubarão que afundou (Medo Profundo), uma animação que não deveria existir (Duda e os Gnomos), um filme que aguentamos por milagre (Maria Madalena) e até mesmo um grande desastre de um bom diretor (Trem para Paris). Mas se não está fácil achar uma boa estreia nos cinemas por agora, muita coisa boa estreou na sua casa. E ainda melhor, as duas estreias mais empolgantes foram de dois documentários brasilienses.

#Eradosgigantes estreou em 07/03 na Amazon Prime. E Estrutural estreou dia 05/03 no Youtube. Ambos documentários participaram da Mostra Brasília do Festival de Cinema de Brasília de 2016, ambos de cineastas iniciantes, e ambos de alta qualidade. Agradeço ao Webson Dias por ter disponibilizado seu filme no Youtube, pois fui o único do Razão de Aspecto que não tive a oportunidade de assistir ao filme em 2016.

Estrutural conta a história conturbada da Vila Estrutural (antiga Invasão da Estrutural), Região Administrativa do Distrito Federal que cresceu ao redor do maior lixão da América Latina. Devido a irresponsabilidade política, falta de comunicação com a comunidade, interesses financeiros e outros mazelas típicas brasileiras, a Vila Estrutural teve, em seus últimos 30 anos, um histórico de pobreza, criminalidade, especulação imobiliária e violência policial. Isto tudo a menos de 30 minutos de distância do Palácio do Planalto.

Morador local, Webson Dias acompanhou isto de perto, e, ao longo de mais de 10 anos, coletou material e realizou entrevistas com políticos e lideranças locais. A pluralidade de vozes é o principal mérito aqui. Temos a participação  de diversas lideranças partidárias, comunitárias e autoridades administrativas, tanto de esquerda quanto de direita.

Especialmente chocante são as filmagens de guerrilha durante as operações policiais na década de 90. Um retrato duro e marcante da perplexidade, da truculência e do caos, infelizmente comuns ainda hoje. Estes duros momentos são contrapostos com cenas do cotidiano “tranquilo” atual e com os depoimentos dos envolvidos. O contraste das imagens de baixa resolução do passado e alta no presente contribuem para a narrativa de forma quase incidental. A Estrutural, quando Invasão, era uma verdadeira favela de barracos de madeirite. Um passado pobre de imagens granuladas e pouco visíveis. Hoje, a Estrutural virou Vila, e mostra sua beleza e sua pobreza de alvenaria e asfalto em alta definição.

A medida que nos aproximamos do presente, as imagens ganham resolução, mas a narrativa perde um pouco da transparência. Talvez por que seja mais simples analisar o passado, que já vivenciamos e amadurecemos as consequências, do que entender o presente. Talvez por que finda a dicotomia Roriz x Cristovam o cenário seja mais confuso. Mas se durante boa parte do filme percebemos um discurso claro de denúncia da exploração política do passado, no final as vozes múltiplas geram mais ruído que comunicação. E no final a introdução um tanto repentina do Setor de Chácaras Santa Luzia parece deslocado do filme, e um tanto abrupto. Talvez fosse melhor abordar o tema da “favela dentro da favela” de modo mais gradual, ao longo de todo o documentário.

De qualquer forma, é um poderoso registro de uma das histórias mais conturbadas da política do Distrito Federal. E uma história da qual se fala muito, mas devido ao viés político, se entende pouco. Um documentário para nos fazer questionar se realmente conhecemos o mar de lama da política distrital e nacional. Contado pelos olhos de quem está na linha de frente, vivendo o custo do descaso e do populismo.

Not rated yet!

Estrutural

Overview

Metadata
Director Webson Dias
Writer
Author
Runtime
Country  Brazil
Release Date 24 setembro 2016
Actors
Starring: —

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]