Estradeiros (2011/2018) – Crítica
Estradeiros

A primeira cena de Estradeiros é emblemática: um plano do horizonte de lado, com a câmera tentando se encontrar e se acerta de fato quando o giro faz um movimento exatamente oposto ao convencional. É que como se o documentário sobre as pessoas que iremos acompanhar nos quisesse dizer: “vamos entrar em um mundo que para você pode parecer de ponta cabeça, mas para eles é simplesmente onde/como ele vivem”.

Estradeiros, dirigido pela dupla Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro, segue um grupo de nômades que querem viver da forma que se julgam livres, por exemplo vendendo a própria arte. O aparente ônus de pegar carona em caminhões de lixo ou nem sempre ter um lugar para dormir é um revés que aqueles personagens enfrentam e o filme dá voz para aquelas pessoas relatarem o dia a dia, além de um trabalho com de dar visibilidade ao simplesmente mostrar aquela rotina.

A trilha sonora, seja a diegética ou não, compõe os cenários e dá mais vida aquela simbiose. A arte como um todo, aliás, é necessária naquela composição. Apreende-se várias belas imagens em ângulos bem pensado, como a descrita no começo. Às vezes a câmera tenta sumir (e acaba até se sobressaindo em um movimento arriscado de desvio de foco) para tentar observar de maneira mais natural.

Estradeiros

Basicamente durante 1h20 temos um road movie intercalado com depoimentos e observações. Os discursos multilinguísticos compreendem várias origens e idiomas (por vezes os registrados falam em português, outras em espanhol e há até trechos em inglês). Além da fala direta para a câmera, por vezes fechada no olhar em closes como na foto acima, temos a relação entre eles e deles com o restante da população. Não se furtando a mostrar as recusas ou momentos de alegria contando causos.

Alguns irão definir o filme como de “Humanas” – basicamente a partir da ideia de vender arte na praia – a proposta passa sim por esse meio, para além dele, temos um filme humano.

Estradeiros que chega aos cinemas apenas em 2018 é de 2011 daí a divisão no título deste texto.

Not rated yet!

Estradeiros

Overview

Road movie que passa por Peru, Buenos Aires, São Tomé das Letras, Recife e São Paulo, mas sem destino definido. Registra o estilo de vida dos que vivem livres no mundo, nômades da América Latina.

Metadata
Director Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro
Writer
Author
Runtime
Country
Release Date 9 agosto 2018
Actors
Starring: —

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]