Em Busca de Vingança (Aftermath, 2017)

Não espere no Em Busca de Vingança um Arnold Schwarzenegger dos anos 80. A proposta não é explorar o lado brucutu do ex-Governador da Califórnia. O filme, baseado em fatos reais, segue a história de dois homens que vivem em polos opostos, ligados por um drama.

O título nacional apela para o “Vingança” como forma de remeter à lembrança que temos, eu mesmo cai nessa… Quando a família de Roman (Arnold Schwarzenegger) morre em um acidente aéreo e o longa corta para o controlador de voo, Jake (Scoot McNairy), esperamos que o Terminator vai invadir o aeroporto e matar até o último radar…

Decepção de lado, já que o filme não tem culpa de como ele foi vendido (ou das expectativas deste autor), dentro da real proposta será que ele é bem realizado? Infelizmente também não. Um roteiro que não engrena, raso e cheio de conveniências permeiam a trama.

Os coadjuvantes pareciam ter muito mais a dizer que a dupla principal. Em Busca de Vingança cresce quando tem outros personagens em tela. Mas a aposta nas repercussões do luto fica na superfície. Ele tenta mostrar como dois homens sofrendo uma depressão pós-traumática (não) reagem.

Para isso se realizar em tela precisaríamos de um texto convincente e que dê camadas aos personagens e boas atuações. Os caracteres dos protagonistas são monotônicos o que faz a gente se importar pouco com o sofrimento deles. As atuações giram em torno de um esforçado, mas limitado, Schwarzenegger e de um expressivo McNairy – a cena do choro é realmente tocante.

O primeiro ato cumpre bem a função de apresentar os personagens. Porém daí em diante é só ladeira abaixo. O segundo ato se torna redundante e arrastado. Os picos de emoção são muito espaçados. Agora o final, por mais que tenha alguma ação, vira uma loucura óbvia e é a parte com mais ingredientes desperdiçados.

A montagem tem elipses estranhas que tornam as passagens de tempo artificiais. Alguns cortes bruscos não acrescentam à percepção da narrativa e conduzem um avanço da trama de modo forçado. Tem uma cena, envolvendo os destroços do avião, que além de piegas e sem sentido ressalta tais problemas nesse quesito.

Os momentos com os advogados ou a relação familiar de Jake poderiam ser melhor exploradas (novamente a montagem, além é claro da direção, atrapalha aqui). Com uma equipe mais tarimbada, o diretor Elliott Lester não dá viço, a história poderia possibilitar lágrimas e um engajamento maior.

Em Busca de Vingança requer uma busca grande do público para achar algo memorável, felizmente a curta duração impede que a coisa se torne intragável… 2018 temos 4 filmes anunciados com o  Schwarzenegger, espero que em produções menos genéricas.

Not rated yet!

Aftermath

20171 h 34 min
Overview

O filme conta a história de um homem que está em busca de vingança depois de ter perdido a esposa e o filho num acidente aéreo causado por negligência. O longa tem como base o acidente aéreo de Überlingen, cuja maioria dos passageiros era formada por crianças. Partindo do ocorrido em julho de 2002, o filme acompanha os eventos que acontecem 478 dias depois do acidente.

Metadata
Director Elliott Lester
Writer Javier Gullón
Author
Runtime 1 h 34 min
Release Date 6 abril 2017

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 1    Média: 2/5]