Duda e os Gnomos (Gnome Alone, 2017) – Crítica
Gnomos

O filme em si não tem tanta culpa, mas que pena que o título em português ficou sem o trocadilho Gnome Alone (Home Alone/Esqueceram de Mim – vale ressaltar que a dublagem também está bem fraca com ). E o lamento é ainda maior, pois tal referência é uma das poucas coisas boas em Duda e os Gnomos. A animação, de foco bem infantil, acaba se perdendo e tendo problemas em diversas frentes.

A história segue Duda, uma jovem que se muda para uma nova cidade com a mãe. A casa que elas vão morar tem um visual meio macabro – algo que é pouco ou nada explorado – e está infestada de gnomos e de criaturas de outra dimensão. A nossa protagonista acaba recolhendo um artefato mágico (sim, típico MacGuffin) que acaba com o equilíbrio local e pode colocar o mundo em risco. No meio disso, ela vai tentar fazer novas amigas e sobreviver aos esteriótipos do novo colégio – mais um item que é subaproveitado na trama.

Sim, a coisa é bem genérica, talvez até para uma criança. Mas não só: há furos e conveniências que infringem a lógica interna daquele universo. Determinadas ações dos bichos aparecem e desaparecem conforme convém. O tempo também é bem relativo. Coisas que podem passar despercebidas pelos pequenos, mas que como avaliação não podemos nos furtar de apontar.

E por ser genérico, a consequência é a total previsibilidade dos movimentos da trama. Você não demora para antever todos os conflitos e soluções – a desculpa que é uma obra infantil não é válida. Veja o arco da mãe (aí cabe bem a referência ao Esqueceram de Mim) ou mesmo a do amigo nerd ou da “amiga” popular.

Visualmente, o longa não comete grandes erros, mas também não tem nenhum destaque. E isto serve de metonímia para Duda e os Gnomos: um filme esquecível e sem grandes méritos.

Not rated yet!

Gnome Alone

Overview

Duda e sua mãe, Catherine, estão de mudança novamente. Desta vez elas irão morar em uma imensa casa, com fama de mal-assombrada, que possui vários gnomos de jardim. Após encontrar uma sala secreta e de lá retirar um cristal inusitado, Duda é surpreendida com o fato de que os gnomos têm vida e precisam sempre combater os trogs, seres de outra dimensão que devoram tudo o que vêem pela frente.

Metadata
Director Peter Lepeniotis
Writer
Author
Runtime
Country  Canada
Release Date 2 novembro 2017

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]