Curioso o longa libanês (em coprodução com outros países) De Volta, exibido pela primeira vez em festivais pelo mundo em 2015, chegar agora ao Brasil. Mais curioso ainda é estrear praticamente junto como outro filme do mesmo país, o indicado ao Oscar de filme estrangeiro e bem mais pulsante O Insulto.

Confira aqui todas as nossas críticas dos filmes indicados ao Oscar.

De Volta traz uma narrativa de reencontro. Reencontro da protagonista Nada (Golshifteh Farahani) com o país e a casa que vivera na infância. Porém as coisas não estão como ela lembrava. A casa do avô bem deteriorada e mais que isso, vandalizada.

De volta

O filme basicamente é as andanças, pelo vilarejo e pelo interior das lembranças da personagem. O ponto que poderia aprofundar um estudo de personagem com rimas ou alegorias acaba frouxo. Tudo acaba desinteressante por conta de um ciclo vazio, parece que a coisa não anda.

As violências se materializam em diversas formas, mas é uma violência estranha, tal como boa parte do filme. Se isso foi uma metáfora para algo está fora do lugar ou para dialogar com o quanto Nada está deslocada, ficou faltando mais consistência.

Os flashbacks da infância resolvem pouco o quebra-cabeça e tiram o ritmo da história. Dos símbolos apenas um tem um retorno devido e ainda assim sem grande força.

Os personagens entram e saem e fica difícil se apegar a eles. E não me refiro só aos coadjuvantes, os principais sofrem do mesmo mal, incluindo a protagonista. O recorte da diretora Jihane Chouaib foi explícito e entendível, mas foi a troco de muita coisa.

Um exemplo de um certo tom cambaleante fica na opção realista-fantasiosa-artificial. Por um lado temos uma tentativa de intimidade com um hiper realismo, por outro momentos marcados por um tom duro e quase falso do texto do filme.

Talvez o excesso de carinho da direção pelo projeto ocultou alguns problemas. Não tenho dúvidas que estamos diante do filme que ela queria, mas faltou transmiti-lo com igual atenção.

Not rated yet!

De Volta

Overview

Nada (Golshifteh Farahani) voltou para casa, ou pelo menos é o que achava. De volta ao Líbano, ela percebe que é uma estrangeira em seu próprio país, mas ainda há um lugar que ela pode chamar de lar: uma casa abandonada em ruínas e assombrada pela presença de seu avô que desapareceu misteriosamente durante a guerra civil.

Metadata
Director Jihane Chouaib
Writer
Author
Runtime
Country
Release Date
Actors
Starring: —

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]