David Lynch: A Vida de um Artista (2016) – Crítica

David Lynch é um diretor bastante cultuado. Diretor de Twin Peaks, Veludo Azul, O Homem Elefante e do aclamadíssimo (e pra muitos incompreensível) Cidade dos Sonhos, entre outros. O comentário inicial de David Lynch: A Vida de um Artista é primordial: o longa não vai falar sobre nada disso.

Quem espera uma abordagem sobre o cinema de Lynch irá se decepcionar. Então não vale tirar pontos da produção pelo recorte. A opção está clara e é justa: aqui temos apenas as outras facetas do artista, principalmente a verve das artes plásticas.

Narrado pelo próprio biografado, o que se segue naquela 1h30 é uma retrospectiva desde a infância até o início da carreira cinematográfica. Com alternância de momentos atuais, onde Lynch pinta os quadros e interage com a filha – algumas cenas até singelas nesse sentido.

Infelizmente o filme acaba sendo um monotônico e aborrecido monólogo que vai interessar a um público muito restrito. Com muita boa vontade podemos inferir ligações entre as pinturas como modo de inspiração para a criação cinematográfica do diretor. Algo que ficou além da minha percepção, confesso.

É muito complicado quando uma figura tão rica, e um filme com um viés artístico tão forte, afasta o público em uma abordagem fria. Soa quase como uma entrevista cujo norte é a própria mente do entrevistado, mas sem o coração presente.

Talvez a pouca (ou nenhuma) experiência dos novatos diretores ante a um provável ídolo, tenha causado uma intimidação (perdoável?). O trio Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm compila boas imagens – no sentido de curiosas – mas não dá a consistência, sequer lírica, que o filme pedia.

Ainda assim, contudo, não estamos diante de um desastre completo. A curiosidade, singularidade e até o contato mais íntimo com um ser tão marcante quanto David Lynch podem render uma experiência parcialmente válida. Mas haja paciência…

Not rated yet!

David Lynch: The Art Life

Overview

Em uma íntima jornada, o documentário narra sobre os anos que formaram a vida do cineasta David Lynch. Desde sua criação idílica em uma pequena cidade até as ruas escuras de Filadélfia, acompanhamos Lynch à medida que ele traça os eventos principais para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.

Metadata
Director Olivia Neergaard-Holm, Jon Nguyen, Rick Barnes
Writer
Author
Runtime
Country
Release Date 15 fevereiro 2017
Actors
Starring: David Lynch

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]