A Voz do Silêncio (2018) – Crítica
A Voz do Silêncio

A Voz do Silêncio, dirigido por André Ristum, faz um mosaico de quase 10 personagens circulando por uma barulhenta São Paulo vivendo em microcosmos. As tramas circulam entre diversas mazelas: doenças, vícios, solidão, etc. As várias gerações, sexos e até origens dão um ar quase universal, bem ambientado na cidade. Apesar de um tanto repetitivo (a vida assim o é) temos um sentimento de progressão e há um pequeno clímax que não soa forçado. O resultado é uma crônica bem ajeitada com grau moderado de engajamento.

Em produções desta natureza é até comum umas histórias serem mais consistentes que outras e a identificação secundária de cada um pode ajudar a sentir simpatia/antipatia por aquelas figuras. Narrativamente certos arcos são mais complexo e tem mais tempo em tela. Tal opção passa longe de ser erro, mas deixa um gosto amargo. O ritmo mais vagaroso também pode pesar para alguns, tal qual o estranhamento inicial.

Honrando o título, um dos méritos de A Voz do Silêncio é justamente o som. Logo na abertura sentimos a imersão necessária a partir deste elemento. Marca que vai se repetir ao longo de toda a obra e de maneiras diferentes. Uma espécie de raccord é aplicada em muitos momentos. Essa brincadeira sonora se dá em uma música tocar em um ambiente e ela se perpetuar, com outro sentido, na história de outro personagem.

A Voz do Silêncio

Das interpretações o destaque em nome e em mérito aqui vai para Marieta Severo. A consagrada atriz também é ajudada por ser a que mais tem material para trabalhar e sabe bem fazer uso desse fator. O filme cresce bastante quando ela está em tela, seja delirando, olhando um cartão postal ou em um telefonema chave.

No entanto falta uma certa força, um dedo de Woody Allen por exemplo, para tornar o longa mais memorável. Sem cometer grandes erros, o filme também não tem nenhum acerto monumental. Vale o comentário que, aparentemente, não há relação com o livro homônimo escrito por Tamires Barcellos.

 

Not rated yet!

A Voz do Silêncio

Overview

Metadata
Director André Ristum
Writer André Ristum, Marco Dutra
Author
Runtime
Country  Brazil
Release Date 20 abril 2018

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 0    Média: 0/5]