A Morte Te Dá Parabéns 2 (Happy Death Day 2U, 2019) – Crítica
A Morte Te Dá Parabéns 2

Há dois anos, o primeiro filme da agora franquia, A Morte te dá Parabéns, surpreendeu com uma mistura divertida entre Pânico e Feitiço do Tempo (veja a nossa crítica clicando aqui). A história parecia fechada e uma continuação poderia vir apenas como caça-níquel. Felizmente não é o que acontece e temos novamente outra surpresa com uma expansão criativa do universo apresentado – e já há um indicativo para um terceiro.

Tree Gelbman (Jessica Rothe) viveu no dia do aniversário um looping temporal que fazia com que ela acordasse todo dia no mesmo lugar, com o adendo de que ela era assassinada por um serial killer. É altamente recomendável ter assistido o primeiro filme, já que este segundo é uma continuação direta daquele. Inclusive a cena inicial é a final do longa de 2017, mas visto por outros ângulos, sob o prisma de outros personagens, inclusive com uma explicação para o ocorrido. Mas sabiamente há uma pequena recapitulação que serve para os desavisados e ela entra de maneira orgânica sem afetar a fluidez deste.

A Morte Te Dá Parabéns 2

E essa mudança de foco por si só já seria um bom respiro, contudo A Morte Te Dá Parabéns 2 vai além e acrescenta novos elementos e o faz de modo totalmente coerente com a proposta, tanto na narrativa, quanto do gênero pretendido, umas espécie de paródia de terror com elementos de ficção científica. Apesar de ter algum sangue, os mais sensíveis podem ficar tranquilo que não será algo tão marcado. Já que as “mortes” dos personagens acabam ganhando uma roupagem cômica.

A atuação de Jessica Rothe continua muito boa. A atriz tem que passar por diversas facetas em especial ao retornar para o fatídico dia. Então ela vai de super confiante, para frágil, de se divertir com a situação, para sentir raiva de tudo e todos. E como os personagens ao redor reagem a tudo não são exemplos para Oscar, mas cumprem com louvor o objetivo – a sacada de filmar os filmes juntos ajuda bem nessa consistência.

O arco familiar, que eu tinha reclamado no primeiro filme, aqui ganha mais viço e me fez gostar mais daquilo que eu apontara como um problema. Apesar da personagem aqui ir para um caminho um tanto estranho, mas aí é uma escolha “errada” dela e não do filme exatamente, mesmo este se contaminando um pouco.

Os personagens estereotipados e monotônicos aqui funcionam já que a brincadeira está na mudança do universo ao redor. E os pequenos detalhes que afrontam a suspensão da descrença também entram nessa conta. Ou seja, possíveis erros em outras obras são aqui contornados com sagacidade. As referências explícitas (ou nem tanto) a outros filmes tornam a coisa ainda mais autoconsciente.

Uma das surpresas do ano, ao lado de Minha Fama de Mau, A Morte Te Dá Parabéns 2 sabe o que quer ser e entrega de forma fluida cada delicioso momento.

Not rated yet!

Happy Death Day 2U

20191 h 40 min
Overview

Depois de morrer diversas vezes para quebrar o feitiço temporal que a mantinha presa no dia de seu aniversário, Tree Gelbman (Jessica Rothe) olha para o futuro, tentando escrever uma nova história ao lado de Carter (Israel Broussard). No entanto, quando um experimento científico dá errado, a jovem é forçada a retornar ao fluxo de repetição e, desta vez, morrer não será o bastante para escapar.

Metadata
Writer Christopher Landon
Author
Runtime 1 h 40 min
Release Date 13 fevereiro 2019

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 4    Média: 2.5/5]