A Freira (The Nun, 2018) – Crítica
A Freira

A Freira integra o universo Invocação do Mal (este é o quinto filme). Não é necessário, contudo, ter visto os longas anteriores. Perde-se uma ou outra referência, principalmente no começo e no final, mas o todo é fácil de compreender de forma isolada. E do que trata A Freira? Após um incidente em uma igreja isolada, dois religiosos são convocados pelo Vaticano para investigar o local e saber se ele ainda é sagrado.

Acompanhamos Padre Burke (Demián Bichir) e a noviça Irene (Taissa Farmiga) naquela empreitada. Junto deles temos o aleatório (e essa me parece ser a função dele) Frenchie (Jonas Bloquet). Logicamente o lugar está mal assombrado, caso contrário seria um filme bem sem graça, então após a atabalhoada apresentação dos personagens, basicamente temos a luta do bem contra o mal.

E digo atabalhoada, pois as cenas têm transições abruptas. Saindo de um lugar para outro sem muito motivo e já cansando o espectador nos primeiros minutos. Neste trecho inicial há também um par de diálogos expositivos e o terror basicamente cai na conta do jumpscare. Felizmente há uma gradual mudança nos atos seguintes.

A Freira

Quando estamos ambientados e quando os personagens já estão no local onde basicamente se passa todo o longa, há variações na escolha do terror. Sim, ainda há uma ou outra cena com jumpscare. Porém, uma boa dose de terror psicológico, exorcismo e monstro dão as caras. Por exemplo, a penumbra é bem utilizada. Compare o uso aqui com o recente Slender Man. Em A Freira a escuridão agrega, enquanto que no colega de gênero é apenas uma forma de esconder um vazio narrativo.

O roteiro não é um primor, mas as personalidades são desenvolvidas e os personagens têm modificações (dentro de um limite) ao longo da história. E são perceptíveis pequenas linhas de diálogos que posteriormente ajudam algumas lacunas a serem costuradas de forma orgânica. Os mistérios, todavia, são facilmente antecipáveis pelos fãs do gênero. Quem conseguir matar algumas charadas pode ter a experiência um pouco prejudicada, mas sem grandes perdas.

Em um ano de Vende-se esta Casa, Motorrad, 50 Tons de Liberdade (posso chamar de terror, né?), Verdade ou Desafio e o próprio Slender Man , até que A Freira se torna bem tragável.

Not rated yet!

The Nun - A Freira Maldita

20181 h 37 min
Overview

Quando uma jovem freira enclausurada numa abadia na Roménia se suicida, um sacerdote com um passado assombrado e uma noviça no limiar dos seus votos finais, são enviados pelo Vaticano para investigar este acontecimento. Juntos descobrem o segredo profano da Ordem, arriscando não só as suas vidas mas também as suas próprias almas e fé.

Metadata
Director Corin Hardy
Writer
Author
Runtime 1 h 37 min
Country
Release Date 5 setembro 2018

Nota do Razão de Aspecto

 

O que você achou?

 
[Total: 4    Média: 2.8/5]