Ranking dos 10 Melhores Filmes do Oscar 2019 (de todas as categorias)
Homem-Aranha no Aranhaverso

Oscar não é exatamente sinônimo de qualidade. Muito fatores para além dos aspectos técnicos são levados em conta, leia-se principalmente a campanha dos estúdios ou até se algum envolvido não fez parte de polêmicas. Ainda assim, muitos filmes excelentes são indicados, porém alguns fora da categoria principal.  52 Filmes foram indicados nas mais diversas categorias. E quais os 10 melhores? Quantos estão entre os 8 da categoria principal?

Este ano resolvemos reunir um time de notáveis de 5 veículos diferentes para fazer o nosso Oscar. Cada um elegeu 10 filmes, dentre os 52 selecionados pela academia, e valia escolher qualquer um: curtas, documentários, animações, blockbuster, filme estrangeiro…

Confira todas as nossas críticas dos filmes indicados.

Os 5 votantes foram:

Daniel Cury  – Site Cinem(ação)

João Rafael Ferreira – Sites Noset e Louco por Filmes

Leonardo Miotti – Portal Refil

Lucas Albuquerque – Site Razão de Aspecto

Thiago de Mello – Site O Sete

O sistema é bem simples: cada um elegeu 10 filmes. O primeiro do ranking individual levou 10 pontos; o segundo, 9; o terceiro, 8… até o décimo ganhar apenas 1 ponto. Somamos as notas e fizemos um ranking geral. Ao final do post tem o ranking de cada um para quem tiver curiosidade e também para fins da lisura do processo.

Algumas curiosidades:
I – 22 filmes foram citados pelo menos uma vez.
II – Apenas 3 filmes estão em todas as 5 listas: Infiltrado na Klan, Homem Aranha no Aranhaverso e Roma
III – Por outro lado 9 filmes apareceram em apenas uma lista: A Balada de Buster Scruggs, A Esposa, Cafarnaum, Green Book – O Guia, Jogador Nº 1
No Coração das Trevas, O Primeiro Homem, Of Fathers and Sons, Vingadores: Guerra Infinita.
IV – Dos oito indicados para melhor filme, dois não foram lembrados nas listas: Bohemian Rhapsody e Vice

Veja agora o nosso Ranking dos 10 Melhores filmes do Oscar 2019:

10º Lugar – JOGADOR Nº 1 – 9 Pontos. 

Ranking Oscar

Steven Spielberg dirige um dos grandes crossovers da história. Dezenas de referências neste filme que foi indicado para Melhor Efeitos Visuais. O Leonardo Miotti falou no vídeo do Portal Refil:  “eu não poderia imaginar que o Spielberg  faria o melhor filme sobre vídeo game”
Miotti destaca ainda a cena que faz referência a um filme clássico, ressaltando o uso do 3D e o sangue na tela no momento.

Confira o vídeo do Portal Refilo podcast deles Sobre o filme

9º Lugar – PERIOD. END OF SENTENCE (ABSORVENDO O TABU) – 10 Pontos.

Ranking dos 10 Melhores Filmes do Oscar 2019

Filme que está concorrendo como curta de documentário. O curta, disponível na Netflix, narra a saga de um grupo de mulheres na região rural da Índia ao vencerem o preconceito sobre o tema menstruação e se engajarem na fabricação de um absorvente de baixo custo.  Comentário do Daniel Cury  do Cinem(ação): “A história de mulheres fortes que desejam quebrar o histórico de subjugação é inspiradora. Ao mesmo tempo, o documentário é leve e esperançoso, e merece pontos por isso. Ah, e tem uma edição com cortes incríveis! ”

Confira o texto completo no Cinem(ação)

7º Lugar – ILHA DOS CACHORROS – 12 Pontos (empate)

Ilha dos Cachorros

Indicado para Trilha e Animação, Ilha dos Cachorros, dirigido por Wes Anderson, em meio a um visual acachapante, com cenários riquíssimos em detalhes, há uma sensação de estarmos contemplando algo belo mesmo em meio a uma imundice. Na nossa crítica aqui no Razão de Aspecto eu, Lucas Albuquerque, defini o filme como “A Ilha dos Cachorros pretende abraçar o mundo, um mundo cheio de espinhos, e o faz de forma quase perfeita”

Confira a crítica completa aqui no Razão de Aspecto

7º Lugar – ASSUNTO DE FAMÍLIA – 12 Pontos (empate)

O indicado japonês ao Oscar chegou na lista final de Melhor Filme Estrangeiro. O longa traz um outro lado da população local que nós não estamos muito acostumados. Daniel Cury do Cinem(ação) escreveu: ” ‘Assunto de Família’ se demora nas cenas do cotidiano de uma família pobre para nos tornar parte dela. Demonstra carinho ao nos permitir compreender o que move cada um dos personagens, para somente no final tornar a situação mais tensa.”

Confira a crítica completa no Cinem(ação)

6º Lugar – UM LUGAR SILENCIOSO – 15 Pontos

Um Lugar Silencioso

John Krasinski dirige e estrela um dos longas mais tensos da temporada. Indicado na categoria de Edição de som (e estranhamente esnobado em outras), Leonardo Miotti do Portal Refil destaca o suspense e exatamente a parte sonora, já que mesmo em um filme cuja premissa é silenciosa, há sons ambientes presentes.

Confira o vídeo no Portal Refil sobre Um Lugar Silencioso

5º Lugar – GUERRA FRIA – 17 Pontos

Guerra Fria

Indicado em três categorias, o filme polonês concorre em fotografia, direção e filme estrangeiro. O que torna mais surpreendente é que a história contada é uma relação de idas e vindas de um casal (baseado nas vidas dos pais do diretor), atravessando muitos anos e diversos países. Conseguir condensar tudo isso em pouco tempo é um feito. O sucesso se dá também pelas elipses, que coadunam com a não exposição. Guerra Fria é daquelas obras que ficam e tal qual os personagens, merece ser revisitada de tempos em tempos.

 

4º Lugar – ROMA – 19 Pontos:

Um dos filmes mais aclamados do ano, Roma (disponível na Netflix) foi indicado em 10 categorias! O primor técnico de Alfonso Cuarón tem causado um furor entre os críticos. João Rafael Ferreira no Noset escreveu: “Logo no plano que abre o longa, o cineasta deixa claro que compreende muito bem os fundamentos do cinema como linguagem, especialmente no poder simbólico das imagens e nas poderosas metáforas de suas combinações. ” e ele ainda complementa: “Roma é um cinema poderoso em sua força imagética e temática. Embora sua trama seja despida de grandes revelações e reviravoltas, é parte de um certo tipo de obra que transcende o discurso direto e alcança um poder intimista que correria o sério risco de aborrecer caso estivesse nas mãos de outro cineasta. Felizmente, o resultado impressiona em sua forma e emociona em seu conteúdo.”

Confira a crítica completa de Roma no Noset

3º Lugar – A FAVORITA – 36 Pontos

A Favorita Janeiro

Também com 10 indicações, A Favorita, dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos, tem encantado muita gente (ficou no topo de 3 das nossas listas). João Rafael no site Louco por Filmes disse: “E o que torna A Favorita realmente intrigante é a condução de Yórgos Lánthimos e como ele basicamente subverte o que se esperaria dessa história à primeira vista.”, ele ressalta ainda: “O embate entre as aparências e verdadeiras motivações também acompanha a tom da narrativa à medida que ela se torna mais perigosa e ácida”.

Confira a crítica completa no Loucos por Filmes

 

2º Lugar – HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO – 38 Pontos

Homem-Aranha no Aranhaverso

O grande favorito ao Oscar de Melhor Animação, já vinha com boas expectativas e ainda assim surpreendeu muita gente. Uma das nossas unanimidades, o longa foi definido pelo Thiago de Mello do site O Sete como: “UAU!” e logo ele justifica a curiosa interjeição: “Homem-Aranha no Aranhaverso impressiona em todas as suas camadas, e não são poucas. Combinadas, essas camadas resultam naquela que é, dentro do gênero “filmes de super-herói”, uma das melhores obras até o momento. Quiçá a melhor dos últimos anos.”

Confira o texto completo dele no O Sete

1º Lugar –  INFILTRADO NA KLAN – 42 Pontos

Infiltrado na Klan

E o nosso Oscar vai para… La La Lan… ops Infiltrado na Klan, obra monumental dirigida por Spike Lee. Com seis indicações ao Oscar, mereceu os seguintes comentários do Thiago de Mello no O Sete: “Infiltrado no Klan é uma comédia, realmente. Provavelmente te fará rir, mesmo que de desconforto, até o minuto final quando o universo ficcional se encerra abruptamente ao deferir um doloroso soco de realidade, sem parcimônia, em toda sua monstruosidade. Toda a comédia antecedente parece ter sido desenvolvida unicamente para amplificar ainda mais a potência indigesta da última sequência. Trata-se do Spike Lee em sarcasmo magistral.”

Confira a crítica completa no site O Sete


ESTE FOI O NOSSO RANKING DOS 10 MELHORES FILMES DO OSCAR 2019. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA BRINCADEIRA E PARABÉNS AO INFILTRADO NA KLAN QUE LEVOU UM PRÊMIO DE MAIS PRESTIGIO QUE O OSCAR. VAMOS TORCER PELOS NOSSO PREFERIDOS NA CERIMÔNIA DE DOMINGO E NÃO ESQUEÇAM DE VISITAR OS SITES PARCEIROS DESSA JORNADA:

CINEM(AÇÃO) – DANIEL CURY
LOUCO POR FILMES E NOSET – JOÃO RAFAEL
O SETE – THIAGO DE MELLO
PORTAL REFIL – LEONARDO MIOTTI

E vejam a nossa Mesa Quadrada onde comentamos categoria por categoria:

Mesa Quadrada Oscar 2019

Posted by Razão de Aspecto on Wednesday, February 20, 2019


LISTAS INDIVIDUAIS – posição/filme/ pontos

Daniel Cury  – Site Cinem(ação)

1º Infiltrado na Klan 10
2º Assunto de Família 9
3º Homem-Aranha no Aranhaverso 8
4º Cafarnaum 7
5º A Favorita 6
6º Roma 5
7º Um Lugar Silencioso 4
8º Pantera Negra 3
9º Se a Rua Beale Falasse 2
10º Period. End of Sentence. 1

João Rafael Ferreira – Sites Noset e Louco por Filmes

1º A Favorita 10
2º Infiltrado na Klan 9
3º Guerra Fria 8
4º Homem-Aranha no Aranhaverso 7
5º Of Fathers and Sons 6
6º Roma 5
7º Period. End of Sentence. 4
8º No Coração das Trevas 3
9ºNasce Uma Estrela 2
10º Se a Rua Beale Falasse 1

Leonardo Miotti – Portal Refil

1º Um Lugar Silencioso 10
2º Jogador Nº 1 9
3º Infiltrado na Klan 8
4º Homem-Aranha no Aranhaverso 7
5º Roma 6
6º Ilha dos Cachorros 5
7º Pantera Negra 4
8ºGreen Book – O Guia 3
9ºNasce Uma Estrela 2
10º Os Incríveis 2 1

Lucas Albuquerque – Site Razão de Aspecto e Cinem(ação)

1ºA Favorita 10
2º Guerra Fria 9
3º Homem Aranha no Aranhaverso 8
4º Os Incríveis 2 7
5º Infiltrado na Klan 6
6º Period. End of Sentence. 5
7º  A Esposa 4
8º Ilha dos Cachorros 3
9º Nasce uma Estrela 2
10º Roma 1

Thiago de Mello – Site O Sete

1º A Favorita 10
2º Infiltrado na Klan 9
3º Homem-Aranha no Aranhaverso 8
4º O Primeiro Homem 7
5º A Balada de Buster Scruggs 6
6º Vingadores: Guerra Infinita 5
7º Ilha de Cachorros 4
8º Assunto de Família 3
9º Roma 2
10º Um Lugar Silencioso 1

Posts relacionados
  • 6 abr 2016
  • 2
Gênero: Suspense, Ficção Científica Direção: Dan Trachtenberg Roteiro: Damien Chazelle, Josh Campbell, Matthew Stuecken Elenco: Mary Elizabeth Winstead, John Goodman, John Gallagher Jr., Bradley Cooper, Cindy Hogan, Jamie Clay,...
  • 16 jan 2017
  • 2
Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood (2017) é uma belíssima homenagem ao clássico de 1981. Gênero: Comédia Direção: João Daniel Tikhomiroff Roteiro: Mauro Lima Elenco: Alinne Moraes, Dedé Santana, Emilio...
  • 11 out 2016
  • 0
Gênero: Ação/Suspense Direção: Ron Howard Roteiro: David Koepp, baseado no livro de Dan Brown Elenco: Tom Hanks, Felicity Jones, Sidse Babett Knudsen, Ben Foster, Irrfan Khan, Omar Sy, Ana Ularu,...