11 Referências aos filmes anteriores em Missão Impossível: Efeito Fallout

Como o Razão de Aspecto apontou na crítica de Missão Impossível: Efeito Fallout , o roteiro do filme não tem a inovação como maior característica. Além disso, propositalmente, ele faz referências diretas a cenas ou situações de todos os outros filmes. Em muitos casos, são clichês mais do que batidos para filmes de ação e espionagem. Mas um uso inteligente de clichê pode resultar em coisa boa…

Reunimos aqui onze exemplos de referências de Efeito Fallout ao passado da série. E você, identificou mais algum?

 

*** A partir daqui, há spoilers sobre Missão Impossível: Efeito Fallout***

(e dos filmes anteriores também!)

1) “Max”

Durante o discurso da Viúva Branca em Paris, ela menciona sua mãe, Max. Trata-se de referência à personagem de Vanessa Redgrave no primeiríssimo Missão Impossível (1996), uma negociante de armas para quem Cruise promete roubar uma lista com os nomes dos agentes secretos, guardada na sede da CIA, em Langley.

2) Ethan se passa pelo vilão

Em Efeito Fallout, Ethan Hunt finge ser Lark durante o encontro com a Viúva Branca (Vanessa Kirby). Essa mesma estratégia foi utilizada por ele no primeiro filme da série, em que finge ser Job, o contato de Max (Vanessa Redgrade).

3) Contato nunca visto

Ainda no quesito “se passar por outros personagens”, pela terceira vez na franquia, Ethan Hunt confia no fato de que dois contatos nunca se encontraram pessoalmente, nem conhecem a aparência um do outro, para poder se intrometer em negociações. A primeira vez foi em Missão Impossível (1996), em que torce para Job e Max nunca terem se visto; em Protocolo Fantasma, Hunt arma todo um esquema para se passar por Kurt Hendricks, um estrategista nuclear, em um encontro com a assassina Sabine Moreau (Léa Seydoux) – novamente, confiando no fato de que ambos nunca se viram pessoalmente. Agora, em Efeito Fallout, o mesmo risco é corrido por ele no encontro com a Viúva Branca (Vanessa Kirby), enquanto ele finge ser Lark.

4) Enganar o informante

Na primeira cena de Missão Impossível  (1996), a IMF arma um cenário falso, em Kiev, para extrair informações importantes para o seguimento da missão. Em Fallout, o mesmo estratagema é utilizado para conseguir o código do celular do Dr. Nils Debruuk (será que e a gente perdoa o roteiro pelo fato da equipe ser capaz de hackear qualquer coisa mas não um simples celular?).

5) Duelo

Perto de seu final, Efeito Fallout traz uma luta entre Ethan Hunt e Lark/Walker, principal antagonista do filme. A cena ocorre em um cenário afastado, após uma longa cena de perseguição entre helicópteros. A mesma estrutura foi utilizada em Missão Impossível 2 (2000): Ethan Hunt e Sean Ambrose (Dougray Scott) resolvem suas diferenças numa praia, após Hunt tentar alcançar o vilão em uma moto.

6) Escalada

Após derrotar Lark/Walker, Hunt tem de utilizar suas habilidades de escalada para chegar ao topo da falésia. Após alcançar o objetivo, é resgatado por um helicóptero. A cena espelha a abertura de Missão Impossível 2, em que a capacidade do agente de ser quase um Homem-Aranha é apresentada.

7) A esposa ameaçada

Boa parte da trama de Missão Impossível 3 (2006) envolve o esforço de Ethan Hunt de resgatar e proteger sua noiva/recém-esposa, Julia, interpretada por Michelle Monaghan. Além disso, ela ajuda na resolução da trama. No filme seguinte, Protocolo Fantasma (2011), vemos que Hunt se mantém afastado de Julia para que ela não volte a correr riscos. Em Fallout o afeto entre os dois retorna à história. Como no filme de 2006, Julia volta a ser a ser instrumento de ameaças por parte do vilão (desta vez Solomon Lane) e também auxilia os agentes a vencerem os inimigos.

8) Destruição de local famoso

Em Protocolo Fantasma (2011), os vilões armam a destruição do Kremlin, em Moscou, para incriminar Ethan Hunt e a IMF. Foi a primeira vez em que a série incluiu um atentado do tipo, bem sucedido e com impacto midiático e global, em sua história. Em Fallout, vemos as cidades do Vaticano, de Jerusalém e de Meca destruídos, vítimas dos artefatos de plutônio roubados no início do filme. Desta vez, entretanto, as cenas não passavam de armação para enganar um informante sendo interrogado.

9) Morte do Secretário

Em Protocolo Fantasma, Tom Wilkinson faz uma ponta, não-creditada, interpretando o Secretário, espécie de comandante geral de operações da IMF e parte do governo estadunidense. Poucos minutos depois, ele é assassinado em uma emboscada da qual escapam Hunt e Brandt (Jeremy Renner). Durante o filme seguinte, o posto de Secretário continua vago, até que O Diretor da CIA, Alan Hunley (Alec Baldwin) o assume, na última cena. Em Efeito Fallout, Hunley está de volta, mas é assassinado por Lark/Walker. Se eu fosse Erica Sloan (Angela Basset) não aceitaria sair da CIA…

10) O perigo nuclear

Em Protocolo Fantasma, a grande ameaça do filme é o uso de códigos de lançamentos de mísseis nucelares, roubados pela assassina Sabine Moreau a mando do misterioso “Cobalto”.  Em Efeito Fallout, o poderio nuclear volta a ameaçar o planeta, desta vez por causa de três esferas de plutônio roubadas pelos Apóstolos do Sindicato.

11) Agente que trai – No mundo de Missão Impossível, aparentemente o recrutamento de agentes secretos é muito mal feito. No primeiro filme, o próprio líder da IMF, Jim Phelps (Jon Voight), revela-se traidor do grupo e vilão da história; no filme seguinte, é Sean Ambrose (Dougray Scott), membro do próprio IMF, que decide fazer fortuna com uma arma biológica; no terceiro filme, John Musgrave (Billy Crudup), contato de confiança de Hunt dentro do IMF, quem trai a tudo e a todos; em Nação Secreta, descobrimos que Solomon Lane, ex-agente do MI-6, lidera o Sindicato, grupo de agentes desertores interessados no caos mundial e na destruição da equipe de Hunt – aliás, a má ideia de criar originalmente o Sindicato foi de Atlee (Simon McBurney), também agente do MI-6 britânico. Eis que em Efeito Fallout mais um agente, Walker (Henry Cavill), desta vez da CIA, revela-se o grande traidor e vilão do filme. Algo de pobre no reino dos roteiristas…

 

por D.G.Ducci

Posts relacionados
  • 23 mar 2017
  • 0
Paterson alcançou duas indicações no Gotham Awards 2016: melhor filme e melhor ator para Adam Driver “Paterson está entre os 10 melhores filmes de 2016: um...
  • 21 set 2016
  • 0
Quem esteve presente à noite de abertura do 49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, ocorrida ontem, terça-feira, 20 de setembro, assistiu a diálogo fotográfico...
  • 4 mar 2017
  • 0
Tom Hardy e Mark Rylance integram o elenco do longa com estreia prevista para julho de 2017 no Brasil              A Warner Bros. Pictures divulga...