3 Filmes que Surpreenderam em Janeiro de 2018
janeiro

Quadro novo no Razão de Aspecto! Desde o ano passado a gente já elege os 3 melhores e os 3 piores filmes de cada mês, os de Janeiro de 2018 você já pode conferir aqui – Melhores e Piores). Agora vamos relembrar também as surpresas.

Surpresas que podem ser negativas ou positivas e que podem ou não coincidir com as listas anteriores. Vamos tentar não repetir para não ficar chato…

Vale as ressalvas: esta é uma lista pessoal, provavelmente não vai coincidir com a tua e nem com a dos outros autores do site. Coloque nos comentários quais te surpreenderam em Janeiro… Vale para o ranking filmes lançados nos cinemas brasileiros em circuito comercial e também longas  originais Netflix.

Vi 21 filmes no cinema em Janeiro e mais os 4 da Netflix. Sem mais, vamos ao pódio (a ordem reflete apenas o quesito surpresa e não a qualidade em si):

3) TOURO FERDINANDO – Dirigido por Carlos Saldanha

O Touro Ferdinando

Aqui a surpresa vem em vários níveis. Touro Ferdinando é uma animação com foco infantil – então nada de um subtexto adulto como em Viva – pensando nisso, é comum os realizadores menosprezarem as crianças duvidando da inteligência delas. E isso não ocorre aqui. Carlos Saldanha, além de prestar uma bela homenagem ao curta da Disney, trabalha com bem menos exposição que a média dos filme para essa idade. É máxima do cinema: “mostre, não fale”. Além disso, o simpático tourinho arrancou uma indicação ao Oscar deixado de fora LEGO Batman, que vinha com mais presença nos prêmios.

CONFIRA A CRÍTICA COMPLETA DE TOURO FERDINANDO


2) O ESTRANGEIRO – Dirigido por Martin Campbell

O tio (avô, melhor dizendo) Jackie Chan não vinha realizando bons trabalhos. Em especial Fora de Rumo é bem fraco. Aqui não só ele retorna com um longa muito bom como também aparece com uma nova roupagem. O primeiro ato vemos um senhor pacato, triste, humilde… lógico que não tarda para vermos os velhos golpes e artimanhas, mas ainda sem uma expressão cômica propriamente. O elenco de apoio ajuda e o roteiro também. Ou seja, a coisa toda funciona bem.

CONFIRA A CRÍTICA COMPLETA DE O ESTRANGEIRO


1) JUMANJI – BEM-VINDO À SELVA – Dirigido por Jake Kasdan

Jumanji da década de 90 vale mais pela nostalgia do que por ser um filme excelente. Ainda assim, mexer com aquela história em pleno 2018. Muitos torceram o nariz. Bem, depois de ver o filme só resta torcer o nariz de tanto rir. O novo Jumanji estrelado por Jack Black e The Rock sobra carisma. Toda a dinâmica agora transportada para o mundo dos games funciona. As referências não ficam sendo a citação pela citação e tem sentido narrativo. Não à toa está indo bem com a crítica e com o público.

CONFIRA A CRÍTICA COMPLETA DE JUMANJI – BEM-VINDO À SELVA


Algum outro filme de Janeiro te surpreendeu? Diga aí nos comentários.

E antes de ir que tal conferir 3 dicas:

Veja todas as nossas críticas dos filmes indicados ao Oscar

A tua festa favorita é outra? Veja as nossas críticas dos indicados ao Framboesa de Ouro

E se quer saber o que assistir no Net Now, fizemos uma lista com 10 recomendações.

Posts relacionados
  • 25 dez 2016
  • 0
Os Dez Mandamentos rendeu a maior bilheteria de um filme nacional, mas como filme ele se sustenta? Gênero: Drama Direção: Alexandre Avancini Roteiro: Joaquim Assis, Vivian de Oliveira...
  • 2 nov 2016
  • 0
Deixe-me Viver se esforça para ser o pior filme do ano e consegue com louvor. O longa Deixe-me Viver tem um claro objetivo: tratar da...
janeiro
  • 2 out 2015
  • 0
Setembro, felizmente, foi um mês que me permitiu tirar a diferença que o mês de agosto me obrigou a criar na média de filmes diários....