AS DEZ MELHORES SÉRIES DE 2017

Prosseguindo nossa jornada das listas de melhores do ano, chegou a hora de discutir quais foram as dez melhores séries de 2017!

Esta lista foi difícil de compor, afinal de contas, não é possível assistir todas as séries lançadas no Brasil e no mundo. Além disso, pessoalmente, não me interesso por seriados da Marvel ou da DC, o que os elimina, automaticamente, da minha lista.  Apesar das limitações, vi um grande número de séries em 2017 e acredito que consegui chegar a uma lista que reflete a qualidade das produções e, claro, o meu gosto.

A grande surpresa, para mim mesmo, é a sétima temporada de Game Of Thrones não estar entre as minhas dez favoritas em 2017. Não apenas a nova temporada de GoT teve seus problemas, mas também tivemos o lançamento de excelentes séries e temporadas de séries consagradas, todas capazes de deixar no esquecimento algumas das melhores produções dos últimos anos, como House Of Cards, Narcos, Ray Donavam e Homeland.

Como resultado, a lista final, incluindo as menções honrosas, tem nove produções da Netflix, três da HBO, uma do Hulu e uma do FX.

 

Começamos pelas menções honrosas:

Game Of Thrones – Sétima Temporada

13 Reasons Why

Alias Grace

Glow

Top Of The Lake- Segunda Temporada

 

E agora vamos a nossa lista final das dez melhores séries de 2016!

 

10 – The Keepers

The Keepers estreou sem muito alarde na Netflix, no último mês de maio. Trata-se uma série documental sobre o assassinato da freira Cathy Cesnick, em Baltimore, em 1969- crime ainda sem solução. Quase meio século depois, duas de suas ex-alunas decidem dedicar-se a descobrir quem assassinou sua professora no High School.  Se, à primeira vista, o tema de The Keepers indica um seriado investigativo típico da TV aberta, com as “maravilhosas” dramatizações, consultas a especialistas e todos os recursos investigativos clássicos, os primeiros minutos do piloto desfazem essa falsa impressão. Com uma linguagem narrativa e visual bastante cinematográfica, The Keepers causa o mesmo impacto que Making a Murderer. 

Confira a nossa crítica completa de The Keepers

9- Big Little Lies

Se você gosta de um bom suspense, personagens complexos e perguntas sem respostas fáceis, os sete episódios de Se você gosta de um bom suspense, personagens complexos e perguntas sem respostas fáceis, os sete episódios de Big Little Lies são altamente recomendados. A série proporciona uma experiência diferente daquela que esperamos de uma trama semelhante. Felizmente, somos surpreendidos para melhor. 

Confira a nossa crítica completa de Big Little Lies

8- Master Of None – Segunda Temporada

Na primeira temporada de Master of None, precisei sobreviver aos primeiros três episódios antes de entender o tom da série e de me engajar na narrativa. Depois disso, Master of None tornou-se uma experiência agradável com todo o seu sarcasmo, sua inteligência e suas críticas a modo de vida e aos dilemas da geração Y. Na segunda temporada, a série sobe muito de nível e alcança a excelência tanto no visual quanto na narrativa. Alguns fãs a definem como o Seinfield do século XXI, e tendo a concordar, embora Azis Ansari tenha menos talento para a atuação. Os episódios sobre o dia-a-dia no protagonista chegam a ser comoventes, especialmente na segunda temporada. Algumas cenas são, simplesmente, “épicas” e provocam empatia imediata. Tolices e seriedades, amores e desamores, sucesso e fracasso, desejo e indecisão são os elementos da vida que Master of None espelha com uma sensibilidade ímpar.

7- Stranger Things -Segunda Temporada

A segunda temporada de Stranger Things preencheu e superou as expectativas, depois do sucesso da primeira temporada, em 2016. Tudo na produção cresceu (para além do crescimento literal dos adolescentes): a trama, os desafios, as personalidades e qualidade da produção.

6- Mindhunter

A série produzida e dirigida, em muitos episódios, por David Fincher chegou sem muito alarde e conquistou os fãs do suspense e dos filmes noir.

Confira a nossa crítica completa de Mindhunter

5- Ozark

Ozark é uma série de suspense policial inteligente e muito surpreendente. Ninguém espera Jason Bateman em um papel dramático denso, meanos ainda como o responsável por lavar dinheiro dos cartéis de drogas mexicanos. Uma das grandes surpresas do ano.

4-  The Handmaid’s Tale

Grande vencedora do Emmy, The Handmaid’s Tale nos leva a uma distopia não tão distópica, em uma futuro não tão distante. Baseada no romance homônimo de Margaret Atwood, The Handmaid’s Tale é um verdadeiro soco no meio do nariz, ao tratar de machismo, fanatismo religioso, hipocrisia e intolerância.

3- The Leftovers – Terceira Temporada

Injustamente subestimada e esnobada nas premiações, The Leftovers é uma série dramática que nos causa um gosto amargo na boca e um nó no estômago a cada episódio. Sem respostas fáceis para questionamentos complexos, trata-se de um grande acerto da HBO, embora se tenha encerrado na terceira temporada. Para os fãs de drama, temas religiosos e científicos,  vale a maratona.

2- Dark

Este produção alemã original Netflix chegou no fim de 2017, para explodir milhões de cabeças ao redor do mundo com sua complexa trama a respeito de paradoxos temporais. Há tempos não se lançava uma série de ficção científica tão consistente no desenvolvimento dos conceitos. Uma daquelas séria para ver duas ou três vezes e entender todos os elementos da trama.

1- Fargo

No topo da lista, a terceira temporada de Fargo, inspirada no filme homônimo dos irmãos Coen – que são produtores executivos da série. A comédia de erros da escalada de violência continua incomparável, com atuações genais de Ewan McGregor e Carrie Coon. Em termos de originalidade, esquisitice e capacidade de surpreender, Fargo é incomparável. Não há reparos a se fazer nesta temporada, que se iguala em genialidade à segunda!

E aí, concorda com a lista? Publique a sua lista nos comentários, curta e compartilhe com os seus amigos!

Posts relacionados
  • 26 jul 2016
  • 0
Gênero: Animação Direção: Sam Liu Elenco: Kevin Conroy, Mark Hamill, Ray Wise, Tara Strong Produção: Bruce W. Timm, Sam Register Montador: Christopher D. Lozinski Trilha Sonora: Kristopher Carter, Lolita Ritmanis, Michael McCuistion...
  • 3 set 2015
  • 0
  Gênero: Drama Direção: Anna Muylaert Roteiro: Anna Muylaert Elenco: Antonio Abujamra, Camila Márdila, Helena Albergaria, Karine Teles, Lourenço Mutarelli, Luis Miranda, Michel Joelsas, Regina Casé, Theo Werneck Produção: Anna...
  • 5 out 2016
  • 0
Netflix mais uma vez acertando em suas produções, desta vez com um excelente suspense de ficção científica. Gênero: Ficção Científica, Suspense. Direção: Tony Elliot Produção:...