O DEZ MELHORES FILMES DE 2017

Chegamos ao fim de 2017, e agora é hora de divulgar a nossa já tradicional lista dos TOP 10 dos melhores filmes! Este foi um ano em que a indústria cinematográfica nos premiou com grandes produções, alguns excelentes filmes, algumas decepções e um número tão grande de filmes ruins que ficou difícil tentar fazer uma lista dos piores do ano, tamanha a disputa no critério de ruindade!

Confira a nossa lista dos piores filmes de 2017

Confira  também as nossas listas dos melhores de 20162015 e 2014!

Nós, do Razão de Aspecto, assistimos mais de duzentos filmes lançados em 2017 .  A briga pelas dez primeiras posições foi dura, como teria de ser para uma lista elaborada por quatro pessoas! Como em qualquer lista, sempre há um grau relevante de subjetividade. Somos influenciados pelas nossas preferências de gênero, estilo e estética, mas, como críticos, tentamos alcançar o maior nível possível de objetividade. Nossa lista final contempla todas as variáveis envolvidas no debate da nossa equipe. Nenhum dos membros deixou de indicar um filme de sua preferência, e várias outras produções foram escolhidas por mais de um membro da equipe, especialmente nas primeiras posições!! Por isso, não se atenha à nota de cada crítica: a nota atribuída é individual, mas a definição da lista foi coletiva! 

Não podemos deixar de esclarecer os critérios para a elaboração da lista. Achismo? Chute? Memória Curta? Mau gosto? Todos eles somados? Nada disso, nossa lista se fundamentou nos seguintes princípios:

a) consideram-se somente filmes lançados mundialmente em 2017;

b) consideram-se somente filmes lançados comercialmente no Brasil, em 2017;

c) consideraram-se filmes de todas as origens geográficas, línguas, gêneros e temas.

O grande efeito colateral dos nossos critérios de avaliação é a exclusão dos filmes que disputaram o Oscar 2017. Infelizmente, esses filmes são produções de 2016, que foram lançadas comercialmente, no Brasil, apenas no primeiro trimestre deste ano. Mas não fique triste, se você quiser saber nossa opinião sobre os filmes do Oscar 2016, o Razão de Aspecto fez críticas sobre todos eles, que podem ser encontradas aqui!

Confira  as nossas listas dos melhores de 20162015 e 2014!

Confira a nossas Listas mensais:

Os 3 Melhores Filmes de janeiro 
Os 3 Melhores Filmes de fevereiro
Os 3 Melhores Filmes de março
Os 3 Melhores Filmes de abril
Os 3 Melhores Filmes de maio 
Os 3 Melhores Filmes de junho
Os 3 Melhores Filmes de julho
Os 3 Melhores Filmes de agosto 
Os 3 Melhores Filmes de setembro
Os 3 Melhores Filmes de outubro 

O 3 Melhores Filmes de Novembro

Vale conferir também 10 Filmes Excelentes Disponíveis na NET Now que Você Devia Conhecer – Parte 2

Opinem, comentem, discordem, indiquem a sua lista dos melhores filmes de 2016. Depois de publicada, a lista é de vocês, leitores, e esperamos que seja útil!

10- O Estranho que Nós Amamos

Vencedor do prêmio de melhor direção do Festival de Cannes de 2017, O Estranho que Nós Amamos tem uma intensidade rara, atuações memoráveis e um suspense instigante. Sofia Copolla fez mais uma grande trabalho.

9- Deserto

O cinema brasileiro tem crescido em número de produções em qualidade, e não poderia faltar um representante na nossa lista. DesertoDe Guilherme Weber, é uma pérola que recebeu menos atenção do que deveria. Trata-s de um filme extremamente lírico e poético, ao mesmo tempo em que funciona como espelho indesejado de nossa sociedade injusta. É um dos melhores filmes brasileiros em muitos anos e merece ter reconhecimento nacional e internacional. Para quem gosta de Cinema, e não apenas de ver filmes, é obrigatório.

8- Dunkirk

Christopher Nolan, sem dúvida, é um dos melhores cineastas da atualidade, mas tinha ficado um tanto quanto aquém das expectativas com O Cavaleiro das Trevas Ressurge e, principalmente, com Interestelar. Ao tentar ser grandiloquente, filosófico e revolucionário demais, perdeu-se um pouco nestes filmes. Em Dunkirk ele volta a fazer o que faz de melhor: uma narrativa profunda, complexa, e uma conjunção de fotografia, montagem e efeitos sonoros primorosa.

7- Corpo e Alma

Corpo e Alma levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim e está entre os nove finalistas para o Oscar de filme estrangeiro, como representante da Hungria, ao lado de Uma Mulher Fantástica, do Chile (você pode ler a crítica aqui).  Se tivesse justiça no Oscar o nome da Alexandra Borbély poderia estar sendo cogitada para melhor atriz. Um filme denso e intenso, uma joia para os amantes do cinema.

6- Terra Selvagem

Terra Selvagem é um thriller policial complexo e emocionalmente intenso.  Poucos cineastas são capazes de produzir histórias desse tipo, e Taylor Sheridan entrou nesta restrita lista.  Já havíamos antecipado a qualidade desta obra na cobertura do Festival de Sundance 2017, em janeiro!

5- Lucky

Último filme de Harry Dean Stanton,  Lucky tem profunda sensibilidade na abordagem do fim da vida e da consciência da mortalidade, com um ritmo compassado e uma atuação memorável do protagonista. Um filme capaz de tocar fundo na alma e ficar na memória afetiva por muito tempo.

4- Corra!

Corra! é, ao mesmo tempo, um filme de terror, uma comédia ácida e um drama de crítica social inteligente e indecifrável até o momento em que o diretor escolheu para que o mistério fosse revelado. E… não, nem eu, nem você, nem ninguém, conseguiríamos antecipar os acontecimentos. Mesmo quando achamos que isso aconteceu, somos surpreendidos por uma mudança de rumos inesperada, mas precisa e coerente com a proposta narrativa. Atualmente, é um dos favoritos à indicação aos Oscar 2018!

3- Em Ritmo de Fuga

Em Ritmo de Fuga tem uma única coisa ruim: esse famigerado título em português…. Detalhes idiossincráticos BR à parte, Em Ritmo de Fuga (Baby Driver) é muito cinema. Esta afirmação pode parecer redundante, mas o longa é daqueles que transcendem o “gostei ou não gostei”.  Um dos consensos da equipe do Razão de Aspecto!

2- Mãe!

Mãe! é um filme polêmico que cai na categoria do “ame-o ou odeie-o”. No Razão de Aspecto, prevaleceu a paixão por esta obra ousada, rica em alegorias e em críticas ao desenvolvimento de nossa sociedade.  Além disso, Mãe! tornou-se o texto mais acessado da história do Razão de Aspectos, com várias dezenas de milhares de leitores em busca de debate e interpretação sobre esta obra-prima. Um filme que faz pensar merece estar entre os melhores do ano.

1- Blade Runner 2049

Denis Villeneuve já se tornou garantia qualidade. Blade Runner 2049 mostra cinema em altíssimo nível, narrativa e tecnicamente.  Um deslumbre visual, em um filme para marcar época.

Talvez o filme mais difícil de dar certo. Mexer em um clássico normalmente não é uma boa ideia. O resultado é exuberante. Uma expansão do universo e uma reverência aos elementos do filme anterior. Um roteiro engajante e filosófico. Elementos tecnológicos, religiosos e éticos. E aquela que será lembrada como a melhor fotografia do ano, com possível (finalmente) Oscar do mito Roger Deakins. Denis Vilenueve acerta mais uma vez com uma direção precisa e ousada.

Blade Runner 2049 – e 2049 poderia ser a nota do filme – é tão grandioso (e grande também, tem quase 3 horas) que seria ridículo resumi-lo. Não à toa, produzimos três materiais diferentes sobre o filme para vocês. O melhor filme do ano!

Crítica SEM spoiler de Blade Runner 2049
Explicação do universo Blade Runner COM spoiler
Mesa quadrada com mais de uma hora de papo COM spoiler sobre o filme.  

 

Concorda com a lista? Discorda?! Qual a sua lista? Publique nos comentários!

Posts relacionados
  • 25 jan 2017
  • 0
A franquia Resident Evil no cinema se mantém coerente: ruim do começo ao fim… Gênero: Ação Direção: Paul W.S. Anderson Roteiro: Paul W.S. Anderson Elenco:...
  • 10 maio 2017
  • 4
Você se interessaria por histórias passadas em um ambiente medieval, cheio de magia, batalhas violentas, personagens carismáticos e misteriosos, traições e rivalidades familiares, inclusive incesto?  ...
  • 27 maio 2016
  • 0
Gênero: Drama Direção: Marya Cohn Roteiro: Marya Cohn Elenco: Emily VanCamp, Michael Nyqvist, Ana Mulvoy-Ten, Talia Balsam, Ali Ahn,  Mason Yam, Andrew Hunt Gordon, Bianca Bauer, Christa Beth Campbell, Courtney Daniels, David...