Os 3 Melhores Filmes de Outubro de 2017

Outubro marca o décimo mês do ano. Isso não é nenhuma novidade. Mês de começar, para os atrasados mais adiantados, o projeto verão. Outubro é o mês do Dia das Crianças, mês do Dia das Bruxas (dia do saci?) e mês de celebrarmos o provável melhor filme de 2017.

E como ficou a nossa tradicional lista com as coisas lindas do mês? Você não conhece a nossa coluna? Confira então as listas dos meses anteriores:

10 Filmes Excelentes Disponíveis na NET Now que Você Devia Conhecer – Parte 2

Os 3 Melhores Filmes de janeiro 
Os 3 Melhores Filmes de fevereiro
Os 3 Melhores Filmes de março
Os 3 Melhores Filmes de abril
Os 3 Melhores Filmes de maio 
Os 3 Melhores Filmes de junho
Os 3 Melhores Filmes de julho
Os 3 Melhores Filmes de agosto 
Os 3 Melhores Filmes de setembro

Vamos agora para a inédita, a lista de outubro:

Neste mês valem duas menções honrosas: Detroit em Rebelião – um soco no estômago. Denso, com ótimas atuações e possível candidato a algo no Oscar. A outra menção fica com O Formidável, uma paródia/homenagem a um dos maiores diretores de todos os tempos: Jean-luc Godard.

Chegando de fato ao top 3, temos uma lista muito heterogênea. Uma animação, um drama e uma ficção científica:

3) AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA – O FILME:

2017 está fraco para as animações, o que lamento, pois é um tipo de filme que possibilita muita criatividade. E criatividade é exatamente o que vemos aqui em As Aventuras do Capitão Cueca. O longa trata de dois garotos que desenham super-heróis. Por conta de uma trapalhada acabam transformando o rígido diretor do colégio em um super-herói atrapalhado.

Vemos aqui referências a Star Wars, Super Homem, musicais da Disney, Curtindo a Vida Adoidado… há inclusive quebras da quarta parede feitas de uma forma muito inteligente. A mensagem, que possui uma lição de moral, não trata a criança como idiota ao ensinar valores sobre amizade de uma forma inteligente. Vai agradar crianças e adultos.

2) BOM COMPORTAMENTO: 

Com uma intensa carga dramática, Bom Comportamento traz uma pegada urbana, suja e bruta, revelando um lado podre do ser humano. Ao mesmo tempo, traz à tona exatamente uma humanidade delicada. A trama acompanha dois irmão um autista Nick (Benny Safdie, que também é o diretor do filme) e Connie Nikas (Robert Pattinson, o ex-vampirinho).

Os méritos aqui são vários: arcos poderosos (inclusive dos coadjuvantes), um humor bem pensado e belas atuações – não duvide se Pattinson vier para alguma premiação grande. Intenso, emocionante e até reflexivo, Bom Comportamento é uma experiência forte.

Veja a nossa crítica completa de Bom Comportamento.

1) BLADE RUNNER 2049

Talvez o filme mais difícil de dar certo. Mexer em um clássico normalmente não é uma boa ideia. Aqui, contudo, o resultado é exuberante. Uma expansão do universo e uma reverência aos elementos do filme anterior. Um roteiro engajante e filosófico. Elementos tecnológicos, religiosos e éticos. E aquela que será lembrada como a melhor fotografia do ano e possível (finalmente) Oscar do mito Roger Deakins. Denis Vilenueve acerta mais uma vez com uma direção precisa e ousada, outro com cheirinho de Oscar.

Blade Runner 2049 – e 2049 poderia ser a nota do filme – é tão grandioso (e grande também, tem quase 3horas) que seria ridículo eu resumir aqui. Não à toa produzimos três materiais diferentes sobre o filme para vocês. Com certeza ele será um dos melhores filmes não só de Outubro, como do ano!

Crítica SEM spoiler de Blade Runner 2049
Explicação do universo Blade Runner COM spoiler
Mesa quadrada com mais de uma hora de papo COM spoiler sobre o filme.  



E para vocês: quais os melhores filmes de Outubro? Deixem aí nos comentários e não se esqueçam de curtir a nossa fan page no Facebook!

Posts relacionados
Venom
  • 2 nov 2018
  • 0
Outubro de 2018 foi um mês com poucos lançamentos. Mas tivemos as nossas tradicionais bombas. Antes de conferir o pódio do mês de Outubro, confira...
  • 24 jun 2017
  • 0
Aqui no Razão de Aspecto a gente não precisa esperar até o final do ano para fazer uma retrospectiva. Afinal, metade de 2017 já passou,...
  • 23 dez 2015
  • 3
O crítico Tiago Belotti lançou em seu canal, o Meus 2 Centavos, seu segundo longa-metragem, A Capital dos Mortos 2: Mundo Morto. Com baixo orçamento –...