Maio felizmente foi muito melhor para o cinema que Abril (confira aqui quais foram os 3 melhores de Abril). A briga foi ferrenha para entrar no nosso tradicional ranking. Tanto que este mês volta as menções honrosas e com um filme que muitos não gostaram #treta…. Para além da polêmica, o que vale são as indicações dos longas – alguns deles ainda em cartaz.

Lembrando que a lista é pessoal deste autor, Lucas Albuquerque, e não representa a opinião de todos do Razão de Aspecto. Você, caro leitor, também está convidado a colocar nos comentários quais foram os melhores filmes do mês pra você.

Vamos à lista:

Menção honrosa:

Alien Covenant. Sim, o novo longa da franquia foi rechaçado por parte da crítica e do público, mas o considerei um entretenimento muito digno. O destaque vai para Michael Fassbender. O ator interpreta dois personagens, os dois com os melhores arcos do filme. E os “erros” dos cientistas são mais justificáveis que no antecessor Prometheus. Por todos os méritos vale a lembrança de Alien Covenant.

Confira a crítica completa de Alien Covenant por Aniello Greco 

3) COMEBACK:

Talvez o melhor filme nacional lançado até agora em 2017. Comeback reúne vários elementos que o elevam a este posto. Um fotografia complexa e um design de produção escolhido a dedo, dão o tom interiorano-nostálgico e dúbio que o longa precisava. Atuações formidáveis, especialmente de Nelson Xavier, dão vida a um texto rico. A história do ex-matador que rememora feitos antigos e vive das lembranças é sutil e verborrágico ao mesmo tempo. Uma pérola do nosso cinema – e um achado da direção de estreia de Erico Rassi. Não é um filme fácil e palatável para qualquer público, mas imperdível para aqueles que são afeitos a buscar esse tipo de cinema.

Confira a crítica completa de Comeback – por Lucas Albuquerque 

2) CORRA! (GET OUT!):

Dificilmente você ficará impassível com Corra! O longa te provoca o tempo inteiro e provoca sensações diversas. Medo, tensão, aflição e até riso. Tudo muito bem orquestrado pelo diretor e roteirista, o comediante Jordan Peele. Cada personagem revela um discurso estranho e com atitudes mais suspeitas ainda. Chris (Daniel Kaluuya) é o nosso olhar naquele (nosso) mundo de atitudes racistas e impensáveis. Outro filme que é conduzido por um diretor estreante e que sabe onde quer pisar (e cutucar) em cada momento. Até o uso de certos clichês são conscientes e bem colocados.

Confira a crítica completa de Corra! – por  Maurício Costa

1) O CIDADÃO ILUSTRE (El CIUDADANO ILUSTRE):


Se temos um brasileiro entre os melhores de Maio, os nossos vizinhos argentinos não ia querer ficar pra trás. E Cidadão Ilustre entra como um dos favoritos a lista final em 2017. Uma comédia ácida, questionadora e com tipos fantásticos. A riquíssima história do encontro de um ganhador de prêmio nobel com a população da pequena cidade que ele nasceu rende momentos maravilhosos. Daniel Mantovani (Oscar Martinez) é um dos melhores e mais complexos personagens deste ano. Egoísta e caridoso, arrogante e gentil, amante e comedido… nada maniqueísta. As piadas não são todas óbvias e elas em geral tem uma conclusão sem explicitar a coisa toda. Filme recomendado para vários públicos, mas quem for escritor ou amante de literatura vai se deliciar ainda mais.

Confira a crítica completa de Cidadão Ilustre – por Lucas Albuquerque

O que acharam da lista de Maio? Quais foram os três melhores filmes do mês para você? Deixe aí nos comentários….

Posts relacionados
  • 1 dez 2016
  • 0
Tamo Junto é um filme que tenta agradar o público jovem, mas o subestima com uma história estereotipada, superficial e sem graça. Gênero: Comédia Direção: Matheus Souza...
  • 24 dez 2016
  • 0
Gênero: Aventura, Terror, Ficção Científica, Comédia, Épico, Drama, Suspense, Erótico, Guerra, Sessão da Tarde, Telecine, Tela Quente, Atômico, Genético, do barulho, muito louco, Marciano, Adolescente, Mutante,...
  • 16 dez 2016
  • 3
Rogue One é o filme mais adulto da franquia Star Wars. Gênero: Aventura Direção: Gareth Edwards Roteiro: Chris Weitz, John Knoll Elenco: Alan Tudyk, Anthony Toste, Attila G. Kerekes, Ben...