AS 5 MELHORES COMÉDIAS DE 2016

2016 não foi fácil… mas se rir é o melhor remédio, então quais foram as curas para este ano tão complicado? 

Listo os cinco melhores filmes de comédia atendendo dois critérios: lançados originalmente este ano e com estreia no Brasil. E vale o comentário de que mais do que ser engraçado, um longa do gênero tem que funcionar nos outros quesitos: direção, roteiro, montagem…
Essa seleção é pessoal, não representa todos os membros do blog. Antes da lista vale citar algumas menções honrosas:
O nacional O Shaolin do Sertão, dirigido pelo Halder Gomes, longa que tem o melhor primeiro arco do ano no gênero – eu ri tanto que perdia as piadas seguintes. 
O Woody Allen do ano: Café Society – que conta com  Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Steve Carell.
A paródia/homenagem ao cinema Ave, César!, dirigido pelos irmãos Coen e com grande elenco, dentre eles,  Josh Brolin, George Clooney, Alden Ehrenreich (o novo Han Solo).
Confira as nossas críticas completas de O Shaolin do Sertão ,  Café Society e Ave, César!

————————————————————————————————————————–

Atormentado por machistas, Caça Fantasmas honra muito bem o clássico, em alguns pontos o supera. As atuações das 4 atrizes principais estão brilhantes, a química entre elas funciona bastante. Ainda nas interpretações, Chris Hemsworth faz uma bela sátira e as aparições dos Caça Fantasmas antigos é bem pontuda. Efeitos e design são um deleite visual, em um dos melhores 3D do ano.

Para mais: Leia a nossa crítica de Caça Fantasmas

O candidato ao Globo de Ouro, estrelado por  Meryl Streep, Hugh Grant, Simon Helberg, vem como um delicioso conto de fadas real. O longa transita por uma nítida canastrice, vide a primeira cena e passa por singelos instantes de emoção. Há uma cena envolvendo uma aula de canto que é das mais engraçadas do ano. O jeito como aquele momento reverbera em tela até o ponto de quase saturar, mas sem nunca fazê-lo, mostra a habilidade do diretor Stephen Frears. Florence é hilário, delicado e reflexivo no tom certo.

Para mais: Leia a nossa crítica de Florence: Quem é Essa Mulher?

3- Dois Caras Legais

Um humor que mistura Trapalhões com irmãos Coen e uma boa dose de politicamente incorreto. Para saber se essa mistura funciona veja a primeira cena, se ela te fizer rir e causar uma curiosidade/estranhamento pode continuar que esse longa é para você.  Russell Crowe e Ryan Gosling fazem uma das melhores duplas do ano – ou trio se formos considerar a jovem e talentosa Angourie Rice. O design de produção no retrato dos anos 70 é espetacular. As cenas de ação também compõe as melhores do ano. 

O mercenário tagarela deu um novo gás para o gênero já saturado de filmes de heróis. Ele subverte tudo aqui. Como não rir nos créditos inicial ou na cena pós-créditos? E aquele humor físico absurdo na ponte? Não à toa também está concorrendo ao Globo de Ouro, junto com o protagonista Ryan Reynolds – que se redimiu de trabalhos anteriores. A ousadia, malemolência e %#@$& tornaram esse homem-aranha genérico uma das figuras mais queridas em 2016.

Para mais: Leia a nossa crítica de Deadpool

1 – A incrível Jornada de Jacqueline

Um dos melhores filmes do ano foi pouco visto no Brasil. A nobre e humilde história de um homem que quer levar a vaquinha dele para uma competição em outro continente. Você vai se divertir, emocionar, querer ser amigo de Fatah e de Jacqueline em um longa que não se pretende maior do que é – mesmo no fundo ele sendo bastante coisa. A luta para conquistar um sonho. Uma amizade inusitada. O carisma do personagem e do ator. Elementos técnicos que acrescentam à história. Narrativa simples, porém honrada e muito, muito engraçada. Tudo isso faz deste filme uma pedida e tanto para quem quer curtir um peculiar road movie e aprender que tudo é culpa da pera.

————————————————————————————————————————–

E para vocês quais foram as melhores comédias do ano? Deixe aí nos comentários…

Posts relacionados
  • 22 set 2017
  • 1
No 7º dia do Festival de Brasília o Razão de Aspecto acompanhou novamente a Mostra Competitiva e a Mostra Brasília, chegamos, portanto, aos 40 filmes...
  • 15 out 2016
  • 0
Não quer entrar para tomar uma xícara de café? O Razão de Aspecto dá início uma parceria com podcast Café com Cinema do Cine Drive...
  • 15 nov 2016
  • 0
O episódio que os fãs esperavam em Westworld ! ESTA CRÍTICA CONTÉM SPOILERS DO SÉTIMO EPISÓDIO  DE WESTWORLD Leia a fica técnica aqui Nota do Razão de Aspecto: ...